Powered By Blogger

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

S.O.S ZIKA E MICROCEFALIA: "Mais dúvidas sobre zika vírus e microcefalia"





Mais dúvidas sobre zika vírus e microcefalia


O infectologista Celso Granato responde a mais perguntas sobre o vírus que já atinge pelo menos 33 países e a má-formação em bebês

HELENA FONSECA (EDIÇÃO: LIUCA YONAHA)
11/02/2016 - 19h26 - Atualizado 11/02/2016 19h27

Na estreia de ÉPOCA no Facebook Live, o médico infectologista Celso Granato, do laboratório Fleury,e a editora de saúde Marcela Buscato falaram sobre microcefalia e zika vírus e responderam ao vivo dúvidas dos internautas. A transmissão durou mais de uma hora (assista ao vídeo completo abaixo), mas ainda assim não foi possível responder a todas as perguntas em tempo real na semana passada. Para atender mais leitores, mais questões foram respondidas por escrita pelo médico. Confira abaixo: 
>> Não perca na sexta-feira (12) mais um Facebook Live. O tema será zika vírus e gravidez, com o obstetra Corintio Mariani Neto. Confirme sua presença no evento no Facebook.
 Grávida de seis meses mostra ultrassom em hospital de Pernambuco. Aos 18 anos, ela contraiu zika e mostra exames normais do bebê (Foto: AP Photo/Felipe Dana)
O que é o zika vírus | Sintomas| Diferença entre dengue, chikungunya e zika
Erika Ferreira – O que é realmente o zika? Como se pega?
Celso Granato – É uma doença infecciosa aguda causada pelo vírus zika, que é transmitido a nós pela picada de mosquitos do gênero Aedes. Há alguns poucos relatos de que possa ter ocorridotransmissão sexual e mesmo por transfusão de sangue, mas ainda não se sabe, neste momento, a importância prática dessas vias de transmissão.
Fla Brasília – É verdade que há possibilidade de se contrair o vírus zika sem sentir sintomas?
Granato – Em cada dez pessoas, oito não terão sintoma nenhum e vão se curar da doença sem saber que tiveram contato com ela. Os 20% que terão os sintomas do zika vírus sentirão logo nos primeiros três dias. A lista dos indícios é branda, incluindo: febre baixa ou estado subfebril, dor nas articulações, dor muscular, dor na cabeça e atrás dos olhos, conjuntivite e erupções cutâneas avermelhadas que podem coçar. Há a possibilidade incomum da Síndrome de Guillain-Barré, que ainda não foi exatamente definida na prática.
Sebastian Soarez – Dengue e zika são a mesma coisa?
Celso Granato – Não. São da mesma família e do mesmo gênero, mas são vírus diferentes e que causam doenças diferentes.
Paulo Filho – Qual é a diferença dos sintomas do zika vírus, chikungunya e dengue?
Granato – Do ponto de vista da doença, a dengue é uma doença que provoca sintomas mais intensos (febre, dor muscular, dor de cabeça e mal estar geral) e que pode provocar sangramento e queda de pressão. A zika pode ocorrer sem febre ou apenas com febre baixa, vermelhidão pelo corpo, coceira e olhos avermelhados. A zika não provoca sangramento, nem queda de pressão. Vamos ter que conviver algum tempo, e ao mesmo tempo, com zika, dengue e chikungunya.
Bruna Serra – Como se diferencia uma grávida com dengue, zika ou chikungunya?
Granato – Do ponto de vista clínico, pode ser difícil diferenciar. Apenas vendo detalhes, como os olhos vermelhos (zika) ou a intensidade dos sintomas (dengue). Para se ter certeza, é necessário fazer os exames de laboratório.
O mosquito | Formas de transmissão
Marcinha Lucia – Há alguma forma de pessoas infectadas contaminarem outras? Qualquer mosquito ou pernilongo pode transmitir o zika? 
Granato – Se as pessoas estão convivendo no mesmo ambiente, o mosquito contaminado pode picar mais de uma pessoa e transmitir a doença para outras que estão nesse convívio. Com relação ao contato sexual, há alguns poucos relatos de que possa ter ocorrido transmissão sexual, mas ainda não se sabe a importância prática dessa via de transmissão. O período de eliminação do vírus pela via sexual ainda não foi determinado. Até o momento, só se sabe que mosquitos do gênero Aedes podem transmitir o vírus e não há dados sobre outros tipos de mosquito.
Marcia Carvalho – Não entendo como um mosquito transmite um vírus. Da onde vem esse vírus?
Granato – O mosquito se infecta picando uma pessoa que tem a doença. Em seguida, o vírus se multiplica no mosquito e, quando o mosquito volta a picar outra pessoa, ele transmite o vírus nessa nova picada.
Lili Andrade – O vírus zika pode passar pelo leite materno?
Granato – Já foi isolado o zika vírus em um número muito pequeno de mulheres que estavam amamentando e que tiveram a doença, mas ainda não se sabe se a transmissão é possível por essa via. Mulheres que estão dando de mamar não devem interromper a amamentação.
Imunidade
Ruth Helena da Silva – Quem já pegou dengue está imune ao vírus zika?
Granato – Não, não existe essa relação. São doenças diferentes, causadas por vírus diferentes. Pode-se pegar uma das doenças e depois a outra.
Cristine Kater – A dengue tem quatro tipos de vírus. O zika tem somente um ou há possibilidade de outros?
Granato – O zika vírus já foi descrito há mais de 50 anos e até agora foram descritas apenas pequenas variações entre eles. Baseado no tipo de vírus que ele é, não se espera que ocorram grandes variações e, portanto, pelo que sabe nesse momento, a pessoa só se infecta uma vez.
Gestação | Microcefalia
Karol Nobre – Contraindo o zika vírus antes de engravidar, pode haver a possibilidade de posteriormente o bebê nascer com microcefalia, ou necessariamente a contaminação tem que ser durante a gravidez?
Granato – A infecção tem que ocorrer durante a gestação para que o nenê tenha risco de desenvolver microcefalia.
Renata Diniz – Se a mulher já teve zika, quanto tempo depois é seguro engravidar?
Granato – Temos sugerido um tempo de 1 a 2 meses, muito embora, do ponto de vista científico, essa informação não esteja disponível.
Max Rodrigues – Na barriga da mãe, o bebê corre riscos com a presença do zika vírus até qual período da gestação?
Granato – No caso de gestantes, a primeira medida é conversar com seu médico. Ele é a pessoa indicada para fazer uma avaliação e diagnosticar a doença. Geralmente, O diagnóstico é feito por um tipo de exame chamado de PCR, se a gestante estiver na fase aguda da doença, até o 5º dia de sintomas. Passado esse período, o exame é a pesquisa de anticorpos, que chamamos de sorologia. Se houver suspeita de microcefalia, o diagnóstico é feito por meio de ultrassom. Em alguns casos, o médico poderá achar necessário fazer a pulsão do líquido amniótico para fazer o exame no próprio líquido. Grande parte das mulheres que têm o Zika durante a gestão não vai transmitir o vírus para o feto (mas essa proporção ainda não é conhecida). É importante NÃO realizar nenhuma automedicação para que não haja nenhum outro risco para o feto. Se a criança nascer normal, ela não vai desenvolver microcefalia associada ao vírus zika.
Cris Ramos Sanguetsu – Qual a expectativa de vida para uma criança com essa má-formação?
Granato –
 A expectativa de vida das crianças com microcefalia é semelhante à das outras crianças que não possuem a má-formação, mas depende de vários fatores que incluem a gravidade da situação, se existem outras síndromes associadas e da forma como a criança é acompanhada e tratada.

Confira vídeo da matéria:
http://epoca.globo.com/vida/noticia/2016/02/mais-duvidas-sobre-zika-virus-e-microcefalia.html

Nenhum comentário: