Campanha de Carnaval da SES destaca a prevenção contra as ISTs e o combate ao Aedes
Por Luiza Sampaio
“No carnaval tem de tudo. Tem namoro, beijo, abadá, axé, sol, praia e família. Mas tem também pessoas que não usam camisinha, bêbado dirigindo carro e pilotando moto, e até o mosquito Aedes aegypti querendo participar. Por isso, não dá para descuidar. O folião esperto entra no bloco da prevenção e garante uma festa segura”.
A mensagem faz parte da nova campanha da Secretaria de Estado da Saúde (SES), através do Programa de DST/Aids, lançada nesta terça-feira, 02. Como em todos os anos, o Governo do Estado aproveita o período festivo para alertar a população sobre a importância da prevenção e do uso da camisinha para que a população se proteja do HIV e de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).
“O carnaval é um período que transforma as pessoas, as deixam mais soltas e com atitudes que normalmente elas não teriam. Aliado a isso temos o aumento no consumo de bebidas alcoólicas e outras drogas e a possibilidade de novos relacionamentos amorosos, nem sempre com o uso do preservativo. Ou seja, um momento muito propício para intensificarmos ações de alerta”, frisou o gerente do programa, o médico Almir Santana.
Os dados mostram que, desde 1987, Sergipe já notificou 4.693 casos de Aids, sendo que 4.451 foram em pessoas residentes no estado. Os óbitos devido à doença somam 1.284 casos, 22 deles atingindo crianças.
Ainda segundo os registros, Aracaju é a cidade com mais casos notificados: são 2.068. Depois aparecem: Nossa Senhora do Socorro, com 427; Itabaiana, com 222; Estância, com 179 e São Cristóvão, com 151 casos.
Programação
Durante o feriado, a equipe do programa Estadual de DST/Aids dará apoio presencial às ações de alguns municípios, a exemplo de Neópolis e Itaporanga D’Ajuda; participará de blocos de ruas e festas em organizações sociais; manterá parcerias com instituições públicas e privadas, como o IpesSaúde, o Hospital São Lucas, a Universidade Federal de Sergipe e o Hospital Universitário, o Núcleo de Apoio ao Trabalhador e a Emsetur; e promoverá ações de intervenção informativa, inclusive no terminal rodoviário.
“Vamos distribuir o material educativo da campanha, além, é claro, de lubrificante e preservativo feminino e masculino. O Camisildo estará presente em algumas atividades também, chamando ainda mais atenção da sociedade”, informou o gestor.
No domingo de carnaval, dia 7, haverá o tradicional Bloco da Prevenção, no Rasgadinho.
“Até sexta-feira, 05, os abadás podem ser trocados na SES por uma lata de leite em pó, mantendo o cunho social do evento. O que for arrecadado será doado para casas de apoio a pessoas com Aids”, ressalta Almir Santana, lembrando que a concentração do bloco será no Clube do Rasgadinho, às 14h.
De olho no Aedes
Aproveitando a visibilidade, a campanha deste ano tem um diferencial. Além das Infecções Sexualmente Transmissíveis, a Secretaria de Estado da Saúde chama atenção, também, para o combate do mosquito Aedes aegypti.
“Não poderíamos perder a oportunidade de mobilizar a população neste sentido, especialmente por causa do aumento no número de crianças nascidas com Microcefalia, o que vem sendo relacionado com o Zika Vírus, transmitido pelo mesmo vetor”, esclareceu.
Almir Santana alertou sobre a importância de fazer uma vistoria nas casas e apartamentos antes da tão esperada viagem de carnaval.
“São cinco dias de festa, e eu garanto que todos vão curtir com mais tranquilidade se deixarem a residência livre do mosquito”, declarou.
O cuidado com imóveis alugados também deve acontecer, com uma inspeção em todos os possíveis criadouros do Aedes aegypti. “Vamos aproveitar esse período em que todos festejam o carnaval juntos para ficarmos de olho num problema que é de todos nós”, pediu Almir Santana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário