Confira o sucesso do evento em fotos! O evento foi um sucesso!
Parabéns especial a Professora Monica Soares, idealizadora do evento. Ela também foi cerimonialista.
Agradecimento especial a Laura Colares, Coordenadora Geral das Pós Graduação da FANESE, Prof. Ionaldo e toda equipe pelo sucesso da FANESE-SE.
CONFIRA FOTOS E VÍDEOS DO EVENTO
EXPOSIÇÃO DE PÔSTERES
8h - CAFÉ DA MANHÃ E CREDENCIAMENTO
O evento começou ás 8h15min, a cerimonialista, Professora MÔNICA SOARES, idealizadora do evento junto a FANESE em nome de Laura Colares, coordenadora geral das Pós Graduação da FANESE, deu boas vindas a todos os participantes ao I ENCONTRO DE VARIEDADE
LINGUÍSTICA E ENSINO: O PORTUGUÊS EM SALA DE AULA.
Mônica deu continuidade, demonstrando a imensa satisfação que convidar a professora Dra. Patrícia Carvalhinhos, para abrir nosso evento, com a conferência Ciências do Léxico e Interculturalidade: A PERSPECTIVA DA ONOMÁSTICA.
PALESTRANTE: PROFA. PATRÍCIA CARVALHINHOS
TEMA: Ciências do Léxico e Interculturalidade: A PERSPECTIVA DA ONOMÁSTICA.
Patrícia Carvalhinhos possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (1994), mestrado em Lingüística pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Lingüística pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente, é professora doutor II da Universidade de São Paulo. Sua produção e experiência, ainda que fortemente pautada nas ciências da linguagem, é marcadamente interdisciplinar pela própria essência de sua área de atuação: Onomástica. A ciência dos nomes, desdobrada entre o estudo de nomes de lugares e nomes de pessoas (além de nomes em geral), só pode ser estudada sob a perspectiva da interdisciplinaridade. Sua produção dialoga com várias disciplinas: linguística, história, geografia, cartografia, urbanismo, antropologia, psicologia, religião.
EXPOSIÇÃO DE PÔSTERES
1. Polidez linguística: Preservação de faces. (Adalúcia de Aragão);
2. Variação, mudança e ensino: o caso dos clíticos pronominais no português brasileiro. (Ariosvaldo Leal);
3. Análise do recurso linguístico, intensidade em textos retirados de blog da Internet. (Carla Correia de Almeida);
4. A oralidade: perspectivas e desafios na sala de aula. (Luana Régia Costa);
5. Ler e aprender a ler. (Nayanne Almeida Reis);
6. O fracasso dos alunos no ensino de Língua Portuguesa. (Anne Carolyne Lopes Santos);
7. Os contatos linguísticos e a formação do português popular do Brasil: A teoria da transmissão linguística irregular. (Nívia Félix dos Santos);
8. A leitura e o uso do livro didático na aula de Língua Portuguesa no 8º B do Colégio Estadual Tobias Barreto. (Samla Cristiane Soares Rodrigues).
Prof. Me. Adan Phelipe Cunha - A Diversidade da Linguística: um campo, múltiplos olhares. (UFS/USP)
Mestre em Linguística, pelo Departamento de Linguística da Universidade de São Paulo (USP), trabalhou na área de Historiografia Linguística. Graduado em Linguística (Letras) por esta mesma Universidade. Interessa-se por Epistemologia da Linguística, Historiografia da Linguística, Filologia, Linguística Românica, e Ensino de Línguas Vernáculas e Estrangeiras. Tem atuado profissionalmente nas áreas de Linguística Geral, Linguística do Português, Ensino de Línguas Estrangeiras, Linguística Textual, Estudos Discursivos, Culturais e Tradutológicos.
Prof. Me. Cezar Alexandre Néri – Sobre Sergipe del Rey, Jabutiana e Presidente Médici: Tópicos de Toponímia Sergipana (UFAL)
Professor Assistente 2 da Universidade Federal de Alagoas, lotado no Curso de Letras do Campus do Sertão. Doutorado em Andamento junto ao PPG em Língua e Cultura da UFBA. Mestre em Letras pela Universidade Federal de Sergipe (2012); graduado em Letras Português/Inglês - Universidade Federal de Sergipe (2005); especialista em Magistério Superior - Universidade Tiradentes (2007); possui Curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas - CEFET/SE (2003). Suas principais áreas de Interesse: Toponímia, Dialetologia, Língua Latina, Filologia, Terminologia, Metodologias de Ensino-aprendizagem de Línguas Portuguesa, Latina e Inglesa.
Profa. Dra. Maria Emília de Rodat de Aguiar Barreto Barros – O Ensino de Língua Portuguesa nas malhas do discurso. (UFS)
Graduada em Letras, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/1981), especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa (1992 - PUC / MG), mestra (2001) e doutora (2009) em Letras e Linguística, Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente, é professora adjunto nível 4 da Universidade Federal de Sergipe (UFS), atuando na graduação e pós-graduação (DLEV / PPGL / PPGCOM). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso de linha francesa, na Análise Arqueológica do Discurso. Pesquisa temas, tais como: ensino de Língua Portuguesa (LP), sujeitos partícipes do ensino Língua Portuguesa, ethos discursivo, argumentação, texto, sentido, discurso, mídia cinematográfica, relações poder/saber. Além da experiência com o ensino universitário, atuou como professora de Língua Portuguesa, nas redes de ensino público (Recife - PE) e particular (Recife / PE; Aracaju / SE). No presente, desenvolve pesquisas acerca do ensino de LP, observando as relações de poder institucionalmente determinadas entre os sujeitos desse mesmo ensino; acerca da mídia cinematográfica, analisando a reatualização de discursos ditos e esquecidos. 11h10min
CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO: Norma, Uso e Variedade Linguística - Prof. Dr. Antônio Ponciano Bezerra (UFS)
Possui graduação em Letras Vernáculas pela Universidade Federal de Sergipe (1973), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (1979), doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo (1985) e Pós Doutorado pela Universidade de Lisboa (1986). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Sergipe, Diretor do Centro de Educação a Distância (CESAD) e membro do Conselho Estadual de Educação de Sergipe. Tem experiência na área de Linguística e Educação, com ênfase em Sociolinguística, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua portuguesa, norma linguística, cultura e identidade linguística.
PROFESSORA MONICA SOARES ENTREGA DE CERTIFICADOS PARA PALESTRANTES
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