Powered By Blogger

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Repelentes: saiba como escolher o mais adequado e dicas de uso para grávidas

DOUTOR SAÚDE

Repelentes: saiba como escolher o mais adequado e dicas de uso para grávidas

Existem três tipos de produtos aprovados pela Anvisa no Brasil: Icaridina, DEET e IR3535
Atualizado em 21/12/2015 16:58:51
  
Atualmente, uma das maiores preocupações das gestantes é a relação dos casos de microcefalia de bebês com o zika vírus, que é transmitido pelo mosquito da dengue - aedes aegypti. As futuras mamães realmente têm que ter cuidado redobrado e, para isso, é importante o uso do repelente de insetos adequado. A enfermeira Sabrina Alapenha, do Hapvida, explica que existem três tipos de produtos disponíveis no Brasil: Icaridina, DEET e IR3535.

O importante no momento da escolha é levar em consideração se a gestante tem alguma alergia às substâncias contidas no produto e conversar com a obstetra que acompanha a gestação. Depois, vale ficar atento a informações como a durabilidade do repelente. "A Icaridina dura cerca de 10 horas na pele e 72 horas nos tecidos, o DEET adulto 15% necessita de reaplicação a cada 6 horas e o IR3535 a cada 2 horas", revela a enfermeira. Essas informações são baseadas nos produtos permitidos pela ANVISA no Brasil.
Antes de escolher o repelente, a futura mamãe deve conversar com a obstetra que acompanha a gestação
(Foto: Reprodução)
Dicas de uso
O aedes aegypti tem hábitos diurnos, então o uso do repelente deve priorizar este período. É importante também, nos lugares onde ainda há muitos casos de dengue e zika, as gestantes ficarem com o mínimo de pele exposta, usando roupas de manga e calças ou saias compridas. "O efeito dos repelentes se dá pelo 'efeito de nuvem', ou seja, após a aplicação, ele evapora e forma uma 'nuvem' de aproximadamente 4 cm em volta da pele e é isso que repele o inseto", explica Sabrina. Assim, não é recomendado usar o repelente por baixo das roupas, mas por cima dos tecidos e apenas na pele exposta a exemplo de braços, colo, pernas e pés.

Vale ressaltar que o repelente deve ser o último produto a ser aplicado, após o uso de hidratantes, filtros solares ou maquiagem. "Evite aplicar perto de olhos, nariz e boca, pois todos os repelentes podem irritar as mucosas", lembra a enfermeira do Hapvida. Sabrina explica ainda que repelentes naturais como citronela e andiroba têm rápida evaporação e, portanto, um tempo de proteção muito curto, de 10 a 20 minutos. "Eles não são considerados repelentes seguros para gestantes", conclui.

Nenhum comentário: