Powered By Blogger

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Estude na TV PSI: Estudo Dirigido da Matéria de Teoria e Sistema Psicológico I para AV3 . Lembrando de passar pelo Sia e revisar o questionário da AVI. Veja também: Estudio Dirigido de Desenvolvimento Humano I - AV 3 - Professora Luciene

 Estudo Dirigido da Matéria de Teoria e Sistema Psicológico I 

Professor João Paulo- AVIII -  Quarta-feira 11 de Dezembro

Observação: Está faltando a resposta da pergunta n° 23.

Quem respondeu publiquem no nosso grupo.
Quem tiver mais algumas perguntas respondidas do questionário da AVI, por gentileza compartilhe com a gente ok ?.
 Obrigadooo. 
Questionário

1- Quais os princípios que fundamenta o Behaviorismo Clássico?

O Behaviorismo Clássico adota os princípios do realismo, que postula que a ciêcia deve descobrir a verdade das coisas.
2- O que é Determinismo?
É a noção que o comportamento é determinado unicamente pela hereditariedade e do ambiente.
3- Qual a diferença entre determinismo e livre arbítrio?
O livre arbítrio é a capacidade de escolha, além da hereditariedade e do ambiente.
4- O que é Reflexo?
É a relação de estímulo (mudança de ambiente), resposta (mudança no organismo).
5- O que é Estímulo?
É a mudança de uma parte do ambiente.
6- O que é Estímulo Incondicionado?
É um estímulo que elicia uma resposta incondicionada.
7- O que é Estímulo Neutro?
Estímulo que ainda não elicia  a resposta que será condicionada.
Ex.:  Som do motor da broca do dentista antes do tratamento.     
8- O que é Estímulo Condicionado?
Estímulo que elicia a resposta por uma história de condicionamento. É o estímulo neutro após o emparelhamento.
Ex.:O som do rotor após o tratamento doloroso.
9- O que é Resposta?
Qualquer alteração do organismo produzido por uma alteração no ambiente (estímulo).
Ex.: Saliva produzida pela colocação de comida na boca.
10- O que é Resposta Incondicionada?
É a resposta reflexa eliciada pelo estímulo incondicionado. Essa eliciação por esse estímulonão dependem de uma história de aprendizagem.
Ex.: É a sensação produzida pelo atrito da broca com o dente, assim como reações fisiológicas decorrente desse atrito.
11- O que é resposta Condicionada?
É praticamente a mesma resposta produzida no Reflexo incondicionado, entretanto é eliciada pelo estímulo condicionado.
Ex.: São as mesmas sensações e alterações fisiológicas, agora produzida pelo barulho do rotor.
12-O que é Condicionamento Clássico?
É uma forma de aprendizagem em que um estímulo previamente neutro passa, após o emparelhamento com um estímulo incondicionado, eliciar uma reposta reflexa. 
13- Explique a experiência de Pavlov.
Pavlov estudou o reflexo salivar para isso utilizou como cobaia um cão. A princípio ele apresentava comida e percebia que esta provocava a resposta salivar, no cão. Após um tempo ele passou a apresentar a comida junto com um som  de uma sineta. Depois ele retirou a comida deixando apenas o som da sineta percebendo que este era suficiente para provocar salivação no animal.
14- O que é ensaio e erro e tentativa de erro?
As tentativas levam a consequente acerto.
15- O que é Lei do Efeito?
Resultado do ato. Todo ato pode ser evitado a depender da consequencia: Efeito é a resposta do ato.
16- O que é Comportamento Operante? Dê exemplo.
Comportamento Operante é toda ação voluntária ( que está  sob o domínio de que o executa). 
Ex.: É 100% aprendido.
17- O que é Reforço Positivo e Negativo?
Reforço Positivo é  toda consequência específica que aumenta a probabilidades futura da ação que a percebeu.
18-  O que é Punição Positiva e Negativa?
Punição Positiva- É uma contingência em que um comportamento produz a apresentação de um estímulo que produz sua probabilidade de ocorrência futura. 
Ex.: Uma pessoa  alérgica a camarão passa mal ao comê-lo. A partir desse dia, não come mais camarão. Comportamento positivamente punido.
Punição Negativa- A consequência de um comportamento é a retirada de reforçadores (de outros comportamento). essa consequência tornará o comportamento menos provável no futuro.
Ex.: Uma pessoa que acessa sites não confiáveis pela internet pode ter seu computador infectado por vírus, de forma que ele deixa de funcionar. Houve uma diminuição  da frequência do comportamento, concluindo que houve uma punição negativa.
19- O que é modelagem?
Os comportamentos novos que aprendemos surgem a partir de comportamentos que já existem em nosso repertório comportamental.
Ex.: De quando começamos a aprender a falar.
20-  O que é generalização?  
 É agir da mesma maneira para comportamento semelhante.

21- O que é Discriminação? Teoria Comportamental. 

É agir de maneiras diferentes para estímulos diferentes.
22- O que é comportamento Verbal?
É um tipo de comportamento operante que  que pertence a categoria mais ampla chamada de comunicação.
23- O que é verbalização ou fala?
24- O que é linguagem para a teoria comportamental?           Linguagem é todo comportamento operante que estabelece uma comunicação entre pessoas, não apenas verbalização mais também com gestos ou simbolos.
25- O que é Controle de Estímulo? 
Se refere a influencia dos estímulos antecedentes sobre o que  o organismo faz, ou seja, o efeito que um determinado contexto  tem sobre um comportamento.

 

ESTUDO DIRIGIDO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO I - AV 3 - PROFA. LUCIENE - Sujeito a alteração como complementação, quem quiser colaborar produzindo mais perguntas a gente publica



1-Defina o que é hereditariedade, ambiente e mutação.
R -Hereditariedade são influências inatas sobre o desenvolvimento, transmitidas pelos genes herdados dos pais biológicos.
Ambiente é uma totalidade de influências não-genéticas sobre o desenvolvimento, externas à pessoa.
Maturação é o desdobramento de uma sequência geneticamente influenciada e, muitas vezes, relacionada à idade, de mudanças físicas e padrões de comportamentos, incluindo a prontidão para adquirir novas habilidades.

2-Algumas influencias  sobre o desenvolvimento originam-se com a hereditariedade. Quais são?

R- As influências podem ser a *Família- Pode ter um significado diferente em épocas e lugares diferentes, suas características mudaram muito durante os últimos 150 anos, podem ser Famílias Nuclear ou Extensa.
*Condição Socioeconômico e Bairro(CS) - Mescla de fatores econômicos e sociais que descrevem um indivíduo ou uma família, incluindo renda, educação e profissão.

4- Fale sobre desenvolvimento através da cultura.


R- A cultura refere-se ao modo de vida total de uma sociedade ou de um grupo, incluindo costumes, tradições, crenças, valores, idioma e produtos materiais, desde ferramentas a obras de arte- todo o comportamento adquirido transmitido dos pais para as crianças. A cultura não é estática, ela está sempre mudando, muitas vezes, por meio do contato com outras culturas.


5- Fale sobre desenvolvimento através da cultura. E quais os grupos étnicos? 

R- Algumas culturas apresentam variações ou subculturas associadas com certos grupos, geralmente grupos étnicos, dentro de uma sociedade.Um grupo étnico consiste pessoas unidas por descendêcia, raça, religião, língua e/ou nacionalidade, o que contribui para um sentido de identidade comum e atitudes, crenças e valores compartilhados.

6- Comente sobre estrutura familiar.

R- Estrutura familiar é a configuração especifica das pessoas que vivem juntos em uma unidade familiar. As estruturas podem ser: * Famílias Monoparentais- As crianças que crescem com apenas um dos pais biológicos.
* Famílias com Padastros- Quando se acrescenta um Padastro ao sistema familiar.

7-Como a estrutura familiar está ligada com o desenvolvimento humano? Estrutura da família, ligação Padastro e madastra, adoção segundo Bronfenbrenner.

R- Os filhos de famílias Monoparentais femininas correm um risco duas vezes maior de abandonar a escola no ensino médio e de ter um bebê antes de 20 anos, e é menos provável que tenham em emprego estável no final da adolescência ou no início da idade adulta. Nas famílias com Padastros, especialmente pai/madastra, é mais provável que os filhos apresentem algum tipo de problemas de comportamento do que nas famílias intactas.

8- Conceito de Bronfenbrenner- eco sistema influencia no desenvolvimento humano.

R- Bronfenbrenner propõe que pensemos sobre o sistema ecológico em que a criança se desenvolve como tendo uma série de camadas ou círculos concêntricos.* O Microssistemas-é o círculo mais central, inclui todos aqueles ambientes em que a criança vive experiências pessoais diretas, como a família, a escola, a creche ou o ambiente em que um adolescente trabalha. *O exossistemas- é a camada seguinte, inclui toda uma gama de elementos do sistema que a criança não experiência diretamente, mas que a influenciam porque afetam um dos Microssistemas, sobretudo a família, os elementos são o trabalho dos pais e o local de trabalho, a rede de amigos. * O Macrossistemas- é a última camada, inclui o ambiente cultural ou subcultural mais amplo em que tanto o Microssistemas como o Exossistemas estão inseridos, a pobreza ou a riqueza da família, o bairro onde ela mora, sua identidade étnica e a cultura mais ampla.

9- O que os cientista do desenvolvimento estudam?                
R- Mudança quantitativa - Mudança de número ou de quantidade, como de altura, peso ou tamanho do vocabulário.  Mudança qualitativa- Mudança no tipo, na estrutura ou na organização, como mudança da comunicação não- verbal para verbal.

Questionário sobre as etapas de Piaget 


10- Quais são as etapas da construção de inteligência, chamada por Piaget de construtivismo sequencial?

R- *Sensório-Motor( do nascimento aos 2 anos); * Simbólico( dos 2 aos 4 anos); *Intuitivo( dos 4 aos 7 anos); *Operatório- Concreto( dos 7 aos 11 anos);  e a * Operatório Abstrato( após os 11 anos).

11-- Descreva o que ocorre na etapa Sensório- Motor.

R-  Nessa fase a inteligência trabalha por meio das percepcões ( simbólico) e das ações(motor) através do deslocamento do próprio corpo. A linguagem está sendo formada e vai da repetição de sílabas à formação de palavras, já que a criança não representa mentalmente o objeto e as ações.

12- Descreva o que ocorre na etapa Simbólico.

R- Surge a função semiótica, fase em que a criança pode criar imagens mentais na ausência do objeto ou da ação, é o período da fantasia, do faz de conta e do jogo de símbolos.

13- Que tipo de diferença uma pessoa difere da outra?                        

R-Diferenças individuais Variações na característica ou nos resultados de desenvolvimento entre uma criança e outra.

14- Descreva o que ocorre na etapa Intuitivo.

R-  Instala-se o desejo de explicação dos fenômenos, a fase dos porquês. A criança começa a distinguir a fantasia do real, e o pensamento continua centrado no próprio ponto de vista.

15- Descreva o que ocorre na etapa Operatório- Concreto.

R - O indivíduo já é capaz de ordenar o mundo de forma lógica ou operatório. Sua organização social é feita em grupos e ele já pode compreender regras.

16- Descreva o  que ocorre na etapa Operatório Abstrato.

R-  Corresponde ao nível de pensamento hipotético-dedutivo ou lógico- matemático. Nessa fase o indivíduo está se liberando do concreto em proveito de interesses orientados para o futuro.

17- Descreva algumas influencias sobre o desenvolvimento humano.                      
R-Hereditariedade- Influencia s inatas sobre o desenvolvimento, transmitidas pelos genes herdados dos pais biológicos.                                                
Ambiente- Tonalidade de influencia não-genéticas sobre o desenvolvimento, externas a pessoa.                        
Maturação- Desdobramento de uma sequencia geneticamente influenciada e, muitas vezes, relacionadas a idade, de mudanças físicas e padrões de comportamentos incluindo a prontidão para adquirir novas habilidades

18- O que é família nuclear?

R- Unidade domestica econômica e de parentesco entre duas gerações, composta pelos pais e seus filhos biológicos ou adotivos. Na familia nuclear de hoje, diferentemente da familia norte americana típica de 150 anos atrás, pai e mãe  tendem a trabalhar fora de casa. As familias são menores do que eram antigamente, e as crianças passam mais tempo na escola.               
19- O que é Resiliência?  
Ajuda  a capacidade do homem, de se organizar depois da adversidade.              Ex.: Perda de um namorado (relacionamento a dois). Tira dos momentos difíceis situações que possam ensinar a superar dificuldades recomposição através das adversidades. Resiliência- perda não como destruição e sim como recomposição.

21-De onde vem o termo Resiliência?
R-  O termo vem da física e significa a propriedade de um corpo que foi deformado voltar ao estado original, quando cessam as fontes de tensão.

22- Como o conceito de resiliência  é aplicado na psicologia? 

R-  É aplicado para estudar a capacidade humana de reorganização depois das adversidades. É definida como a capacidade humana de recomposição, de renascer das adversidades e vir fortalecido, com mais recursos e seguir em um curso de vida saudável.

23- Ao que a  resiliência está associada? 

R-  A resiliência está associada a fatores de risco. Não existe resiliência sem o risco.

24- Quais são os principais fatores de risco?

R-  Pobreza extrema, Consumo de drogas e outras substâncias, Eventos de vida estressantes, Ausência de apoio de rede social e Baixo nível socioeconômico, etc.

Obs.:

Questionário  produzido carinhosamente em parceria com a nossa querida futura psicóloga Viviane Karoline.
Muito obrigado Vivi pela grande colaboração, o blog TV PSI e os acadêmicos de Psicologia agradecem.

* Caso voces tenham alguma pergunta pronta a gente acrescenta no TV PSI.

BOA SORTE!!! 







Nenhum comentário: