Powered By Blogger

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Antigo Presidente da África do Sul e timoneiro do fim do apartheid tinha 95 anos. Recorde aqui várias canções dedicadas a Nelson Mandela.

Morreu Nelson Mandela

Morreu Nelson Mandela, antigo Presidente da África do Sul e figura determinante na luta pelo fim do apartheid naquele país. 
O Prémio Nobel da Paz estava internado num hospital de Pretória há alguns dias, com uma infeção pulmonar. 

Nascido em julho de 1918, Nelson Mandela foi o primeiro homem negro a ser eleito Presidente da África do Sul, em 1994. 
Na juventude, Madiba, como era carinhosamente conhecido no seu país, estudou Direito e lutou contra as políticas colonialistas e o apartheid imposto em 1948. Em 1962, Mandela foi acusado de sabotagem e conspiração contra o governo e condenado a uma pena de prisão perpétua. 
Após 27 anos na prisão, o político e ativista foi libertado em 1989, envolvendo-se em negociações com o Presidente F. W. de Klerk com vista ao fim do apartheid e à realização de eleições multirraciais. 
Em 1994, na condição de líder do partido ANC, Nelson Mandela foi eleito Presidente da África do Sul. No seu único mandato, que terminou em 1999, lutou pelo fim da hostilidade entre etnias e da pobreza, defendendo a reforma agrária e o maior acesso da população aos serviços da saúde. 
Além do Prémio Nobel da Paz, em 1993, Nelson Mandela recebeu mais de 250 outros prémios, incluindo a Medalha Presidencial da Liberdade, dos Estados Unidos, e a Ordem de Lenine, da Rússia. 
Casado três vezes, Nelson Mandela teve seis filhos, 17 netos e numerosos bisnetos. No seu 80º aniversário, renovou os votos de casamento com Graça Machel, viúva do antigo Presidente de Moçambique, Samora Machel. 
Na música, a figura de Nelson Mandela foi bastamente celebrada, com canções como "Free Nelson Mandela", dos Aka Special, em 1983, que Elvis Costello havia de regravar com sucesso.


Ler mais: http://blitz.sapo.pt/morreu-nelson-mandela=f89952#ixzz2mevdaFjy

Nenhum comentário: