Powered By Blogger

domingo, 6 de outubro de 2013

Goretti Reis promove Outubro Rosa na Saúde de Aracaju

clique para ampliar
Secretária da Saúde de Aracaju, Goretti Reis (Fotos: Ascom/SMS)
clique para ampliar
Reportagem exibida em: 01/10/2013 - 15h57clique para ampliar
Para lembrar a importância de detectar precocemente o câncer de mama e diminuir os ricos à saúde da mulher, a secretária da Saúde de Aracaju, Goretti Reis, soma forças nesta luta e promove mais um Outubro Rosa, colocando em prática o Projeto de Lei nº 267/2011, de sua autoria, na Assembleia Legislativa de Sergipe, que dispõe sobre a instituição do Movimento denominado Outubro Rosa como evento oficial em todo o estado.
O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação anormal das células da mama, que forma um tumor maligno, por meio da realização de alguns exames, principalmente do exame clinico das mamas e da mamografia, é possível detectar a doença mais cedo aumentando as chances de cura.  Toda mulher com 40 anos ou mais deve procurar anualmente a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima da sua casa para ter as mamas examinadas por um profissional da saúde.
"Como enfermeira e mulher não posso ficar de braços cruzados diante de uma situação que, infelizmente, ainda é a terceira maior causa de morte entre as mulheres, que é a neoplasia mamária  mais conhecido como Câncer de Mama. No ano de 2012 foram internadas 337 mulheres e 66 morreram. É importante fazer com que Sergipe e Aracaju tenham o maior número possível de prédios iluminados na cor rosa, cor que simboliza a luta pela causa. Aproveito para convocar toda a população para aderir à campanha e reduzir estes números" enfatiza Goretti Reis.
Durante todo mês de Outubro as 43 USF's estarão desenvolvendo ações de prevenção e detecção precoce do câncer de mama e colo de útero.
Programação
O lançamento da campanha será no dia 08 de outubro, para Imprensa, servidores e parceiros da Saúde de Aracaju às 7:30h no NEPS (Núcleo de Educação Permanente em Saúde), na Rua Carlos Prestes no Ponto Novo. No dia 11, às 15h a programação será no Parque da Sementeira, onde a população está convidada a participar da Tarde Rosa, que contará com atividades da Academia da Cidade e atividades desenvolvidas por parceiros como Senac, Unit, UFS, AMO, AACASE e Climedi. Já no dia 14, as ONG´s, em parceria com a Secretaria, promoverão uma caminhada com concentração na Praça da Bandeira às 16h, e no dia 24, Goretti Reis vai participar de uma Sessão Especial na Alese.
Parceiros
UFS, Universidade Tiradentes, Climedi, Gráfica J. Andrade, Senac, AMO, AACASE, Legião Feminina de Combate as Câncer (LFECC), Grace Franco (Madrinha do Outubro Rosa), Tv Sergipe e Museu da Gente Sergipana.

Nenhum comentário: