Fabiana Maranhão, Do UOL, em São Paulo
Ele afirma que a legislação trouxe avanços para a população idosa. Delton cita a criação de centros de acolhida e das ILPs (Instituições de Longa Permanência), tanto públicas como privadas. "Essa é uma forma de proteger o idoso que não tem condições de viver na sua casa ou sozinho", explica o promotor.
O presidente da Afai (Associação dos Familiares e Amigos dos Idosos), Edelmar Urrich, critica as ILPs. "Essas instituições se tornaram depósitos de idoso. O grande problema é que se coloca o idoso lá, ele fica o dia inteiro, sem assistência adequada, sem fazer atividades, como terapia ocupacional. Isso é um erro grave", declara. A associação sem fins lucrativos atende há oito anos pessoas carentes com mais de 60 anos na zona sul de São Paulo. "Não adianta dar comida e abrigo. É preciso dar lazer e dignidade", diz.
"O problema maior é que o governo dá muita prioridade à criança, ao jovem e ao adulto", fala Edelmar Urrich. O promotor de Justiça concorda. Para ele, o idoso é negligenciado, inclusive pela própria família. "Elas não sabem o que fazer com as pessoas idosas. A sociedade precisa aprender a lidar com a pessoa com mais de 60 anos", afirma.
Ampliar
8.ago.2013
- O ex-bombeiro Ulisses Viana Morais, de 73 anos, levanta o troféu de
idoso mais bonito de São Paulo, nesta quinta-feira (8). Ele disputou o
posto com outros 24 concorrentes, com idades entre 60 e 92 anos, em
concurso realizado pela Secretaria de Estado da Saúde. Os participantes
tiveram de desfilar para os jurados na tarde desta quinta, levando as
mulheres que compareceram a um auditório no bairro de São Miguel
Paulista "à loucura" Leia mais Junior Lago/UOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário