Powered By Blogger

sábado, 12 de outubro de 2013

A TV PSI faz entrevista exclusiva com a Filósofa Marilena Chauí, e ela dedica mensagem uma mensagem especial para os telespectadores da TV PSI e para os acadêmicos da Estácio FASE - SE


O blog TV PSI esteve presente no Fórum Pensamento Crítico, com Marilena Chauí, uma das intelectuais mais destacadas do país, é filósofa, professora da Universidade de São Paulo, respeitada pela obra acadêmica e pelo papel atuante nos meios intelectuais e políticos, foi a grande atração ontem, no Teatro Castro Alves em Salvador - BA.
Com uma intelectualidade aguçada, e uma simpatia inconfundível, Marilena Chauí é uma mulher que deixa qualquer pessoa encantada, com o seu jeito simples, sincero e elegante, além de ser uma mulher formidável e que tem um humor impressionante em desempenhar atividades intelectuais!
Nós do blog TV PSI, só temos a agradecer a Marilena Chauí, pela atenção e gentileza de nos conceder entrevista exclusiva, onde ela manda aquele recadinho especial para os telespectadores da TV PSI e também para os alunos da Estácio FASE - SE.
O tema da conferência de Marilena Chauí foi "Cultura e Transformação da Sociedade Brasileira Hoje" e foi mediada pelo diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA, João Carlos Salles.
O evento contou com o apoio da Fundação Perseu Abramo e da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA, que incorporou as conferências como atividade de extensão. O próximo palestrante será o antropólogo argentino Néstor García Canclini, no dia 25 de outubro, no Teatro ISBA, em Ondina.
Queremos também estender nossos parabéns a Fundação Pedro Calmon por ter promovido "O Fórum Pensamento Crítico", nossos agradecimentos a Fátima Frós diretora da Fundação Pedro Calmon (www.fpc.ba.gov.br) pela atenção e simpatia, assim como estender os nossos agradecimentos a Camilla França e equipe por todo o apoio. Um destaque especial também ao pessoal do site http://novo.fpabramo.org.br/ de São Paulo. Obrigado pelo apoio.
O próximo palestrante do Fórum Pensamento Crítico será o antropólogo argentino Néstor García Canclini, no dia 25 de outubro, no Teatro ISBA, em Ondina.

Saiba um pouco mais sobre Marilena Chauí

Além de conhecer a interpretação do mundo contemporâneo na visão da palestrante, o público teve a oportunidade de conhecer algumas vertentes de sua trajetória: Ela foi Secretária Municipal de Cultura de São Paulo, e sua produção acadêmica e literária é de ampla repercussão .
Um exemplo é o livro de sua autoria, "O que é ideologia" (Ed. Brasiliense), Coleção Primeiros Passos, com mais de cem mil exemplares vendidos. Já sua tese "A nervura do real" recebeu Prêmio Jabuti de melhor livro brasileiro de Humanidades (2000) e Prêmio Sérgio Buarque de Holanda da Biblioteca Nacional de melhor livro de ensaios (1999). Recebeu ainda títulos de Doutor Honoris Causa na França e Argentina.
Trajetória brilhante | Marilena Chauí é graduada em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1965), especialização em Licenciatura pela Universidade de São Paulo (1965), mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1967) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1971), onde leciona. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia. Atuando principalmente nos seguintes temas: imanência, liberdade, necessidade, servidão, beatitude e paixão.

Nenhum comentário: