Powered By Blogger

quinta-feira, 21 de abril de 2016

S.O.S ZIKA E MICROCEFALIA: "Zika vírus e microcefalia: A evolução do surto no Brasil"

Zika vírus e microcefalia: A evolução do surto no Brasil

Com registros na literatura médica desde os anos 1940, foi apenas de seis meses para cá que o zika vírus despertou o interesse do mundo pela associação com o surto de microcefalia no Brasil. Até o último dia 27 de fevereiro, o país registrava 641 casos confirmados, com mais de 5,9 mil notificações para investigação, um número inegavelmente maior que a média de 140 a 170 ao ano desde 2010.
http://exame.abril.com.br/brasil/ferramentas/zika-virus-e-microcefalia-a-evolucao-do-surto-no-brasil/
A razão causa e efeito entre zika e microcefalia, porém, ainda é incerta e alvo de estudo de pesquisadores espalhados por todo o país. Hoje, a principal tese é que o zika “muito provavelmente” é o causador dos casos de microcefalia e seu recente aumento.
Só será possível garantir a relação ao reproduzir a infecção em laboratório, experimentos que já estão sendo realizados por instituições de pesquisa, como a Fiocruz, Instituto Butantan e a Rede Zika. Por enquanto, dos 640 casos confirmados apenas em 82 já foi comprovada a presença do zika vírus nos recém-nascidos. Mesmo nestes bebês, não se pode afirmar que a microcefalia foi obrigatória ou parcialmente causada pelo zika.
Confira nos links nossas principais reportagens sobre o tema e abaixo o noticiário diário sobre o vírus zika, o combate ao mosquito transmissor e sua expansão pelo Brasil e o mundo.

MAIS SOBRE O ZIKA VÍRUS

Nenhum comentário: