29/03/2016 às 16:05
Veja as diferenças entre sintomas da dengue, zika e chikungunya
Apesar de terem suas semelhanças, as doenças causadas pelo Aedes aegypti têm diferentes gravidades
Dengue
Faça o teste: Você está bem informado sobre dengue, zika e chikungunya?
Chikungunya
Em dialeto da Tanzânia, chikungunya significa "dobrar-se de dor". Pelo nome já é possível imaginar o tamanho da dor articular que o vírus provoca nas pessoas infectadas. Apesar de ser uma doença autolimitada, que dura entre sete e 10 dias, em alguns casos a dor nas juntas permanece por meses.
A febre normalmente mais baixa que a infecção pela dengue e a forte dor articular são alguns dos sintomas desse vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Além disso, o chikungunya pode fazer com que o fígado fique inchado, apareçam ínguas e erupções na pele.
Pela dificuldade de identificar de imediato qual vírus está atacando a pessoa, os médicos também proíbem o uso de AAS, pelo risco de hemorragias.
Zika vírus
À primeira vista os sintomas mais são os leves das três doenças, é o que mais está sendo estudado atualmente, por causa da associação com a microcefalia em bebês.
Raio-X do zika vírus: Perigos, sintomas e consequências graves da doença
Apesar de a febre ser mais baixa, das dores no corpo serem menos intensas e de até 80% das pessoas que contraem o vírus não apresentarem sintomas, levantou-se a possibilidade do zika aumentar a incidência da síndrome de Guillain-Barré, uma doença autoimune que costuma aparecer 15 dias depois da infecção pelo vírus, causa fraqueza muscular e pode até levar à morte.
Um dos sinais que diferenciam o zika vírus das outras doenças é a erupção cutânea. Manchas na pele são sinais relatados por quem teve a doença. Além disso, a conjuntivite parece ser uma consequência desse vírus e está menos presente nas outras doenças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário