Powered By Blogger

sexta-feira, 1 de abril de 2016

S.O.S ZIKA E MICROCEFALIA: "Libéria deve se ausentar da Rio-2016 por zika vírus e problemas financeiros"

Libéria deve se ausentar da Rio-2016 por zika vírus e problemas financeiros

Do UOL, em São Paulo
01/04/201616h05
 Ouvir texto
   Alex Livesey/Getty Images

Delegação da Libéria na cerimônia de abertura dos Jogos de Londres

Vivendo uma crise de saúde pública desde a epidemia de ebola que teve início há dois anos, a Libéria pode não enviar atletas para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Segundo uma carta trocada entre ministros do país obtida pela agência de notícia Reuters nesta sexta-feira (1º), problemas financeiros do país africano e o medo do contágio do zika vírus nos enviados à capital carioca seriam os motes da decisão.
O plano da Libéria era enviar 20 pessoas à Olimpíada, das quais metade eram atletas. No entanto, a verba para o envio da delegação ao Brasil não foi liberada. "Dada a atual posição fiscal do governo, estamos impossibilitados de realizar esse pedido no momento", diz a carta enviada ao ministro do Esporte liberiano e autenticada pela Reuters via uma autoridade do órgão.
O documento, datado do último dia 21 de março, incluía um pedido de aprovação de US$ 151 mil (R$ 538 mil) para custear a ida dos atletas ao Rio de Janeiro. No continuação da carta, é citada a questão da epidemia que o Brasil luta contra.
"É importante notar que o Brasil está batalhando com uma epidemia de zika e, dada nossa experiência recente com o ebola, seria um risco de saúde pública enviar (nossos atletas) para aquela parte do mundo", completou, destacando a outra grande preocupação do país.
O presidente do Comitê Olímpico da Libéria, Philipbert Brown, disse à Reuters não ter visto o documento em questão e lamentou a possível ausência da delegação no evento. "Será frustrante se nós não formos à Olimpíada. Nosso povo tem treinado por quatro anos e você vem dizer que não vai bancá-lo?", questionou Brown, falando do suposto veto do governo.
A Libéria nunca conquistou uma medalha olímpica e está se posicionando como primeiro país a não viajar ao Brasil por causa do zika vírus. Atletas americanos e de países europeus já demonstraram preocupação com a epidemia transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
Nos Jogos Olímpicos de Londres, o país foi representado por quatro atletas.

Receba notícias de Olimpíadas pelo Whatsapp

Quer receber notícias olímpicas no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: +55 (11) 98856-7322 (não esqueça do "+55"); 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, escrevendo só: rio2016


Nenhum comentário: