A concentração foi na cidade de Aparecida com uma Missa Solene na Praça
da Matriz
Romaria de Nossa Senhora Aparecida-SE: a caminhada dos 100 mil
Festa | 13/10/2015 07:20h - Atualizada às 13/10/2015 11:46h
Evento católico foi incluso no Calendário festivo de Sergipe.
A cidade sergipana de Nossa Senhora Aparecida recebe todos os anos milhares de devotos para a Festa e Romaria em homenagem à Padroeira do Brasil e do município. Neste ano, como esperados mais de 100 mil fiéis peregrinaram na Rota do Sertão com destino à sede do município.
Itnet.com.br
Na 11ª edição, a Festa teve como tema “Mãe Aparecida, das redes ao coração dos humildes”, e os festejos iniciaram no dia 1º de outubro e seguiram até a solenidade de Nossa Senhora Aparecida.
A Romaria é iniciada ao raiar do dia, onde fiéis de municípios vizinhos caminham de suas cidades até Nossa Senhora Aparecida fazendo uma maratona de fé. No Povoado Queimadas em Ribeirópolis, acontece a Missa de Envio dos Romeiros, às 7 horas, ao final dessa celebração, os fiéis cumprem o percurso de aproximadamente sete quilômetros até a cidade de Nossa Senhora Aparecida conduzidos por três trios elétricos. Na sede do município aconteceu a Missa Solene. Neste ano, foi celebrada por Dom João José Costa, Arcebispo Coadjuntor.
A programação festiva se estendeu até o período da tarde, com adoração e bênção do Santíssimo na Igreja Matriz, seguida de procissão pelas ruas da cidade e às 17h o encerramento com Dom José Palmeira Lessa, Arcebispo de Aracaju.
A Romaria ganhou uma motivação especial nesta edição, pois a peregrinação em homenagem a Nossa Senhora Aparecida se tornou neste ano Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado e foi inclusa no Calendário Festivo de Sergipe. O Decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado no dia 1º de outubro de 2015.
Para padre Erisson, essa é uma conquista dos devotos de Nossa Senhora. "Como atual pároco, sinto uma alegria que me faz voltar a coragem que teve o padre Jadilson de criar esta Romaria e acreditar que aqui poderia levar muitas pessoas ao encontro com Deus na festa da Mãe Aparecida", comenta.
Durante a Romaria o Consórcio Público do Agreste Central Sergipano (CPAC) em parceria com a Prefeitura Municipal e a Paróquia fizeram uma ação sustentável onde foram formalizados pontos de entrega voluntária de resíduos sólidos no percurso, distribuição de panfletos educativos aos peregrinos, para conscientização ambiental e destinação adequada aos resíduos gerados, e como resultado ao final da Romaria a rodovia estava totalmente limpa.
A primeira Romaria de N. Senhora Aparecida Sergipe foi criada e organizada pelo Padre Jadilson Andrade, em 12 de outubro de 2004, ano em que o Papa João Paulo II decretou indulgência plenária a todas as paróquias e santuário dedicados a Nossa Senhora Aparecida. Devido a esse decreto aproximadamente 6 mil pessoas procuraram a cidade de N. Sra. Aparecida-SE, como centro de indulgência.
Celebrante: Padre Eliomar Ribeiro, JS. (Diretor
Nacional do Apostolado da Oração).
Noiteiros: Apostolado da Oração, RCC, Movimento Mãe
Rainha, Terço dos Homens, e SETOR 3. Comunidades: N. Sra das Graças (Cruz das
Graças), Sagrada Família (Pau Ferro, São Judas Tadeu (Saco Alegre) e São José
(Lages). Animação:Nininho e Amigos.
Celebração Eucarística presidida pelo Padre Roberto
Silva, CSsR, e co-celebrada pelo Padre Anderlan Fernandes
Nenhum comentário:
Postar um comentário