Powered By Blogger

terça-feira, 1 de setembro de 2015

1- TV PSI, registrou o evento promovido pela Estácio FASE: "SEMANA DE PSICOLOGIA DA ESTÁCIO FASE 2015", nesta primeira parte, acompanharemos a apresentação da Palestrante, Dra. Maria Stela Menezes Santana, ela é Pediatra e Psicanalista e abordou o tema: Infância, Adolescência e Violência.

Por: Marcia Meirellys

Estácio FASE promoveu nos dias  27 a 29 de agosto a SEMANA DE PSICOLOGIA DA ESTÁCIO FASE 2015, com uma  programação espetacular, especialmente para os acadêmicos de Psicologia. Foram 3 dias muito proveitosos. O evento teve a  participação de excelentes palestrantes, que discutiram temas relevantes, que agradaram a todos que participaram. Os palestrantes interagiram ativamente, durante todo o evento com os acadêmicos, tirando muitas dúvidas dos participantes que participaram de todas as discussões. 
Abertura do evento foi no dia do Psicólogo, 27 de agosto,  e teve a aplausível participação da  Dra. Maria Stela Menezes Santana, ela é Pediatra e Psicanalista e abordou o tema: Infância, Adolescência e Violência.
No dia 28 pela manhã, tiveram excelentes apresentações, onde aconteceu uma Mesa Redonda com o Tema: Violência, Saúde e Sociedade, com o Sociólogo, Marcos Santana e o Bacharel em Direito, Helder Morais Penha. E dando sequência a programação da manhã, duas Acadêmicas de Psicologia do 9° período, apresentaram,"Banners Eletrônicos", com o tema: Grupo de Reflexão de Autores de Violência Contra a Mulher, sempre acompanhadas do seu orientador, o coordenador do curso de psicologia João Paulo Feitoza.
Á noite, aconteceu um Painel, com o tema: Múltiplos Olhares Sobre um Caso Clínico de Violência. Os palestrantes que abrilhantaram esta apresentação foram: Dra. Tereza Cristina Rolemberg (Psicanálise), Prof. André Viana (Psicodrama), Priscila Mendonça ( Cognitivo-Comportamental). 
E no sábado dia 29, pela manhã,  aconteceram oficinas, com excelentes professores  da Estácio FASE, foram elas: 1- Psicologia de Reabilitação, com Ana Paula Chaves.
2- Reflexões sobre Gênero com Carla Rezende.
Como podemos perceber, foi uma excelente programação, nós da TV PSI, fizemos parcialmente a cobertura do evento, e vocês podem conferir aqui,  registro de momentos inesquecíveis desta programação. 
Segundo a Coordenadora de Eventos da Estácio FASE profa. Luciene Ribeiro,  "a programação foi pensada com muito carinho, e os palestrantes, são espetaculares. É uma ótima oportunidade para os acadêmicos de psicologia", conclui, demostrando um grau e satisfação muito grande com os resultados do evento.
o nosso Coordenador do Curso de Psicologia Prof. João Paulo, participou também de todo o evento, e acompanhou de perto toda a programação juntamente.
Vários professores tiveram presentes durante todo o evento a exemplo dos professores: José Paulo, Ana Manoela Eurico, Ana Luiza, dentre outros...
Nós da TV PSI, parabenizamos a iniciativa e convidamos a todos vocês para ver, fotos e vídeos da: SEMANA DE PSICOLOGIA DA ESTÁCIO FASE 2015, Violência, Saúde e Sociedade.
Parabéns a todos os Psicólogos e futuros Psicólogos!

TV PSI registrou. Confira logo abaixo, vídeo e fotos:

Dra. Maria Stela Menezes Santana, ela é Pediatra e Psicanalista e abordou o tema: Infância, Adolescência e Violência.





A psicanalista Stela iniciou sua fala destacando o vínculo entre a criança e a mãe como essencial para  a constituição do sujeito. A falta de uma mãe acolhedora e presente para dissipar as angústias, conter a agressividade e transformar o objeto sentido como mau em algo bom ou possível de ser significado pode gerar prejuízos ao desenvolvimento da criança e do adolescente. Lembrou que a mãe não é necessariamente a mãe biológica mas aquela ou aquele que exerce a função materna. 
No contexto da violência,  o adolescente apresenta dificuldade ou incapacidade de lidar com as frustrações do mundo real, agindo violentamente e concretamente, em que observamos uma carência de simbolização e ausência da capacidade de elaboração, decorrentes de falhas narcísicas marcadas por prejuízos de constituição de vínculos na fase inicial da vida, tão importante para futuras formas de se relacionar com as pessoas e o mundo em sua volta. 
Segundo a psicanalista, a violência pode ser vista como sinal de esperança, para que a sociedade ou alguém lhe diga quem ele é, pois o adolescente por si só não consegue se ver e precisa de alguém que lhe mostre o caminho. O analista pode construir o caminho junto a ele e se oferecer como mente estruturante na relação transferencial, podendo ser um percurso de escuta, acolhimento e esperança para o adolescente.  


Texto: Colaboração da Profa. Msc. Ana Luiza Sobral



Cobertura Fotográfica da Abertura do evento com a Dra. Maria Stela Menezes Santana, ela é Pediatra e Psicanalista.
TEMA: Infância, Adolescência e Violência.


 









 
 




























  






Nenhum comentário: