Powered By Blogger

terça-feira, 1 de setembro de 2015

3- Foi um sucesso a "SEMANA DE PSICOLOGIA DA ESTÁCIO FASE 2015". Confiram os palestrantes do no 2° dia : Dra. Tereza Cristina Rolemberg (Psicanálise), Prof. André Viana (Psicodrama), Priscila Mendonça ( Cognitivo-Comportamental). Veja na TV PSI o registro de fotos e vídeos

TV PSI, registrou o evento promovido pela Estácio FASE: "SEMANA DE PSICOLOGIA DA ESTÁCIO FASE 2015", nesta terceira parte, você pode ver as fotos e assistir a apresentação dos Palestrantes, que abrilhantaram esta apresentação, foram eles: A mediadora,Psicóloga e professora Ana Manoela Eurico Santana e os palestrantes, Dra. Tereza Cristina Rolemberg (Psicanálise), Prof. André Viana (Psicodrama), Priscila Mendonça ( Cognitivo-Comportamental), eles participaram de um Painel, com o tema: Múltiplos Olhares Sobre um Caso Clínico de Violência. 
Comprovadamente, foi um sucesso o evento que a Estácio FASE promoveu, nos dias  27 a 29 de agosto a SEMANA DE PSICOLOGIA DA ESTÁCIO FASE 2015, com uma programação espetacular, especialmente para os acadêmicos de Psicologia. 
Foram 03 dias muito proveitosos. O evento teve a participação de excelentes palestrantes, que discutiram temas relevantes, que agradaram a todos que participaram, que i interagiram ativamente, durante todo o evento com os acadêmicos, tirando muitas dúvidas e  participaram de todas as discussões. 
No dia 28 pela manhã, tiveram excelentes apresentações, onde aconteceu uma Mesa Redonda com o Tema: Violência, Saúde e Sociedade, com o Sociólogo, Marcos Santana e o Bacharel em Direito, Helder Morais Penha. E dando sequência a programação da manhã, duas Acadêmicas de Psicologia do 9° período, apresentaram,"Banners Eletrônicos", com o tema: Grupo de Reflexão de Autores de Violência Contra a Mulher, sempre acompanhadas do seu orientador, o coordenador do curso de psicologia João Paulo Feitoza.
E no sábado dia 29, pela manhã,  aconteceram oficinas, com excelentes professores  da Estácio FASE, foram elas: 1- Psicologia de Reabilitação, com Ana Paula Chaves.
2- Reflexões sobre Gênero com Carla Rezende.
Como podemos perceber, foi uma excelente programação, nós da TV PSI, fizemos parcialmente a cobertura do evento, e vocês podem conferir aqui,  registro de momentos inesquecíveis desta programação. 
Segundo a Coordenadora de Eventos da Estácio FASE profa. Luciene Ribeiro,  "a programação foi pensada com muito carinho, e os palestrantes, são espetaculares. É uma ótima oportunidade para os acadêmicos de psicologia", conclui, demostrando um grau e satisfação muito grande com os resultados do evento.
o nosso Coordenador do Curso de Psicologia Prof. João Paulo, participou também de todo o evento, e acompanhou de perto toda a programação juntamente.
Vários professores tiveram presentes durante todo o evento a exemplo dos professores: José Paulo, Ana Manoela Eurico, Ana Luiza, dentre outros...
Nós da TV PSI, parabenizamos a iniciativa e convidamos a todos vocês para ver, fotos e vídeos da: SEMANA DE PSICOLOGIA DA ESTÁCIO FASE 2015, Violência, Saúde e Sociedade.
Parabéns a todos os Psicólogos e futuros Psicólogos!

O VÍDEO QUE FALTAVA: Debate exclusivo com os três palestrantes. São mais de 17 minutos de perguntas e respostas, entre palestrantes e acadêmico! Imperdível!


TV PSI registrou. Confira logo abaixo, vídeos e fotos:






A professora Priscila Mendonça (Cognitivo- Comportamental), colaborou com a TV PSI e fez um resumo relativo a sua apresentação no evento: 


Por: Priscila Mendonça

"A terapia cognitivo-comportamental mostrou através do estudo de caso relatado, como o modelo cognitivo atuaria no suposto paciente, enfatizando o foco do trabalho na busca por compreender as crenças centrais que permearam o comportamento da personagem em questão, assim como as crenças que a mantém no sofrimento intenso. 
Partindo do pressuposto básico de que não é a situação que determina o que sentimos e sim o que interpretamos da situação, é de extrema importância a compreensão do padrão interpretativo que levou à vivência da situação traumática do modo patológico como supostamente foi para compreender o desenvolvimento de uma psicopatologia, como a apresentada pelo estudo. 
Assim, conhecendo a interpretação dada, é possível começar a trabalhar em busca de questionar ideias preestabelecidas que possam ta mantendo a paciente presa à uma vivencia traumática, comprometendo todo o seu funcionamento normal. Alem disso, a TCC também trabalha por meio de intervenções comportamentais como técnicas de relaxamento, a fim de baixar o nível de excitabilidade fisiológica que vem proporcionando sintomas típicos de um transtorno de ansiedade na paciente. Desse modo, questionando todo o funcionamento comportamental e cognitivo da mesma, objetiva-se chegar à redução da emoção negativa recorrente que a mesma vem sentindo e consequentemente produzir comportamento mais positivos e funcionais."

Nós da TV PSI, agradecemos a colaboração. Abraço, professora Priscila Mendonça !



O professor André Viana, colaborou com a TV PSI e fez um resumo relativo a sua apresentação no evento: 

Por: André Viana
CASO VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E PSICODRAMA
"Como abordar na clínica um caso de violência doméstica utilizando o psicodrama? Esta foi a questão que tive que responder no evento que tratava de um caso de violência contra mulher diante das abordagens psicanálise, psicodrama e TCC. Segue uma ideia de como a palestra se deu.
A partir da citação da música mulher de Erasmo Carlos foi feita uma provocação reflexiva sobre o papel da mulher na sociedade na história da humanidade em que esta sempre é vista como frágil e submissa ao homem. A reflexão foi necessária para iniciar a descrição do método psicodramático que trabalha com as relações, os papeis desempenhados pelas pessoas, o meio e a construção da cultura que dá base a construção dos papeis. O psicodrama é de base fenomenológica, existencial e humanista e busca a construção da consciência a partir da retomada de processos espontâneos e criativos.
Com isto, o psicodrama parte da ideia de que um ato de violência contra a mulher é um problema de todos, das mulheres e dos homens e não de uma única pessoa agredida.
O trabalho na clínica se daria da seguinte forma:
1 - o acolhimento da pessoa em sua dor e construção de vínculo de confiança.
2 - investigação dos papeis de mulher e o de mãe por serem, no que parece, os mais atingidos. Em seguida a investigação se daria nas relações dela com a família (construída por ela) para compreendermos o funcionamento e os vínculos que permitiram um contexto agressivo na família. Para tanto, é indicada a utilização de técnicas que possibilitam o despertar de uma consciência deste funcionamento (átomo familiar, tomada de papel, inversão de papeis, onirodrama...).
3) investigação da família de origem para a compreensão da construção dos seus papeis. Cruzar os dados para melhor entendimento do seu funcionamento.
4) Trabalhar o axiodrama do feminino. O axiodrama é uma forma de trabalho do psicodrama em que o foco é o questionamento e reflexão das forças instituídas e ideologias alienantes. No caso, a mulher como ser inferior que não tem voz.
5) promover a partir desta compreensão de funcionamento o desenvolvimento ou reconstrução dos papeis que permitem combater o estado de agressão em sua vida tanto no campo pessoal como no social.
6) Trabalhar a retomada dos demais papeis atingidos (mãe, trabalhadora, mulher, etc).
7) caso ela aceite poderá ser encaminhada para um grupo."


Nós, da TV PSI, agradecemos a colaboração. Abraço, professor André Viana.

TV PSI: Registro fotográfico do evento, especialmente para os visitantes da TV PSI
 


 




















































Nenhum comentário: