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terça-feira, 11 de junho de 2013

TEORIA DE GESTALT E AS LEIS DA PERCEPÇÃO


As leis de organização da Gestalt têm guiado os estudos sobre a forma como as pessoas percebem componentes visuais como padrões organizados ou conjuntos, ao invés de suas partes componentes. Gestalt é uma palavra alemã que significa "configuração" ou "padrão". De acordo com essa teoria, há seis factores principais que determinam como nós agrupamos coisas de acordo com a percepção visual.

 

 

Proximidade

Os objectos mais próximos entre si são percebidos como grupos independentes dos mais distantes. Na figura abaixo há quatro grupos, sendo que os três grupos da direita ainda podem ser agrupados entre si, distinguido-se do grupo da esquerda.

 

Fechamento

Os nossos cérebros adicionam componentes que faltam para interpretar uma figura parcial como um todo.





Simetria

Elementos simétricos são mais facilmente agrupados em conjuntos que os não simétricos. Na figura abaixo as duas figuras da esquerda, simétricas são mais facilmente percebidas como um grupo, que o par da direita, em que uma das figuras não é simétrica.





Similaridade ou semelhança

Objectos similares em forma ou tamanho ou cor são mais facilmente interpretados como um grupo. No desenho abaixo, os círculos brancos e pretos parecem agrupar-se, mesmo que a distância entre as filas sejam iguais.




Destino comum

Elementos movendo-se no mesmo sentido são mais facilmente agrupados entre si.

Consulta o link para ver o efeito – clica aqui.

 


Continuidade

Uma vez que um padrão é formado, é mais provável que ele se mantenha, mesmo que seus componentes sejam redistribuídos.
Também já foi demonstrado que certas diferenças individuais, como a acuidade visual ou habilidades espaciais também podem afectar a percepção visual. Há também outros factores que podem influenciar a interpretação das coisas vistas, como a personalidade, estilos cognitivos, sexo, ocupação, idade, valores, atitudes, motivação, crenças, etc.
É o complemento de uma ideia sugerida pelo autor da propaganda despertando em quem vê, o desejo de possuir objecto. É o estímulo que o cérebro recebe para imaginar como o comercial seria completado se bem elaborado cria a necessidade do consumidor.
Os consumidores tendem a perceber os objectos como o todo e o cérebro da continuidade ao que está incompleto. A percepção é a imagem mental que se forma com a ajuda das experiências e das necessidades. E o resultado de um processo de selecção é interpretação das sensações.

Ex: Quando lemos algumas frases, logo completamos com o que vem em seguida:
Água mole em pedra dura........... (tanto bate até que fura)
Quem nasce torto .................... (tarde ou nunca se endireita)
Em casa de ferreiro............................ (espeto de pau)


Outro exemplo: nas imagens percebemos melhor uma boa linha de contorno contínuo

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