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segunda-feira, 10 de junho de 2013

REVISÃO- PROVA DE HISTÓRIA DA PSICOLOGIA-ANDRÉ MANDARINO

REVISÃO - PROVA DE INTRODUÇÃO A PSICOLOGIA - PROFESSORA MANOELA

Nesta teoria destacam-se, fundamentalmente, dois tipos de aprendizagem:


1. O condicionamento clássico: E – R
2. O condicionamento operante: R – C

No condicionamento clássico, é Pavlov (1849-1936), fisiologista russo, que se atribui os primeiros estudos experimentais nesta área, razão pela qual se designa por condicionalismo clássico, iniciando as suas pesquisas com um cão, num laboratório. Para ele o processo de aprendizagem baseava-se na formação de uma associação entre um estímulo e uma resposta aprendida através da contiguidade, envolvendo alguma espécie de conexão no sistema nervoso central entre um estímulo e um reflexo ou resposta. O associacionismo era o princípio básico desta teoria, tendo Pavlov tentado associar numa experiência com animais em laboratório, um estímulo neutro (som) com uma resposta (salivação) que estava associado a outro estímulo (comida).
Na perspectiva do reflexo condicionado, a aprendizagem poderia ser concebida como:
- um processo de desenvolvimento de reflexos condicionados que se obteriam substituindo os estímulos não condicionados por estímulos condicionados.

No condicionamento operante, a tónica é posta agora na resposta e nas suas consequências, desenvolvida por Thorndike:



Ao invés de Thorndike que acreditava que existia apenas um tipo de resposta, Skinner defendia a existência de dois tipos diferentes de resposta para explicar o comportamento humano. Aos dois tipos de resposta chamou-lhes respondentes e operantes.
Os respondentes são respostas que ocorrem com um estímulo específico, por exemplo comemos (resposta) quando temos fome (estímulo). Por outro lado as respostas operantes ocorrem sem razão aparente, espontaneamente e são exclusivamente humanas (ler um livro, jogar, prestar atenção). As respostas operantes formam a base da sua teoria do condicionamento operante. Se estas respostas forem devidamente reforçadas fixam-se no comportamento humano. Encara a aprendizagem como uma associação entre estímulos (E) e respostas (R) ou vice-versa, ao verificar que o condicionamento ocorre quando a resposta é seguida de um estímulo reforçador.
A sua psicologia baseia-se numa perspectiva do comportamento totalmente ligado ao meio. É o meio que causa as respostas, uma vez que as consequências da resposta influenciam a acção futura e porque estas consequências ocorrem no meio exterior. Skinner, da mesma forma que Thorndike, acreditava que a recompensa era o factor mais importante no processo de aprendizagem preferindo chamar-lhe reforço em vez de recompensa.
Skinner, refere o papel do reforço.
O reforço positivo - qualquer estímulo que quando acrescentado à situação aumenta a probabilidade da ocorrência da resposta.
O reforço negativo - qualquer estímulo que quando retirado da situação aumenta a ocorrência da resposta.
Tanto o reforço positivo como o negativo aumentam a possibilidade de ocorrência de uma resposta.
Exemplos:
· Quando um aluno realiza correctamente uma resposta e o professor diz “muito bem” está a reforçar positivamente o aluno.
· Quando um aluno se finge doente sempre que há um teste. Neste caso o aluno está a ser reforçado negativamente.
Para que o condicionamento seja optimizado, o reforço deve seguir imediatamente a resposta. Skinner defende que na sala de aula o aluno deve ser reforçado logo que a resposta apropriada seja emitida.

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