Powered By Blogger

terça-feira, 11 de junho de 2013

**SENSAÇÃO E PERCEPÇÃO

                                                        **Sensação e Percepção**



Sensação: impressão produzida nos órgãos dos sentidos pelos objectos exteriores e transmitida ao cérebro pelos nervos; excitação; comoção moral; sensibilidade.


Percepção: ato ou efeito de perceber; combinação dos sentidos no reconhecimento de um objecto; recepção de um estímulo; representação intelectual; ideia; imagem; recebimento;


Podemos dizer então, que sensação é um processo que antecede a percepção. A sensação é o processo de recebimento das informações, como sentimos no primeiro momento as interferencias sejam elas externas ou internas, percepção é a segunda etapa, pois, organiza as informações que recebemos, a percepção depende de quatro operações:
1-detecção
2-transdução
3-transmissão
4-processamento da informação

***Os sistemas sensoriais detectam a informação, convertem-sa em impulsos nervosos, processam a maior parte e enviam para o cerebro.


Tivemos uma aula um tanto inusitada, porém, que facilitou a compreensão do conteúdo, durante a aula, uma goteira surgiu na frente da lousa, a intensidade com a qual os pingos caiam aumentou, até que o teto de gesso desabou.

Como percebemos o que estava acontecendo? detectamos o barulho de algo liquido caindo no chão, então as vias nervosas que ja traduziram a informação recebida, envia-a ao cerebro, que processa a informação, nos permitindo identificar que o que estava acontecendo, era uma goteira.


As informações são recepcionadas pelo nosso corpo através dos aparelhos sensoriais, são eles:

  • Visual - como enchergamos tudo ao nosso redor,
  • Auditivo - como escutamos os sons,
  • Somato-sensorial - como sentimos o mundo ao redor, como calor, frio, macio, etc...
  • Quimico - paladar (sabor) e olfato (cheiros)
  • Proprioceptivo - O mais complexo aparelho sensorial, que nos permite saber a posição de nosso corpo, o controle de nossos movimentos.

A perceção esta muito ligada a memória, pois são as experiências anteriormentes vividas, a lembrança de algo que ja conhecemos ou vivemos que agiliza o processo da percepção, exemplo:

Se uma pessoa tem a sensação visual de um objeto arrendondado, vermelho e com parte de seu corpo enegrecido, somente será percebido como uma maçã podre se a pessoa souber antecipadamente o que é uma maçã, e dentro deste conhecimento, souber ainda que maçãs apodrecem e quando apodrecem, adquirem certas caracteristicas perfeitamente compativeis com o estimulo sentido.

Isto explica o bloqueio, traumas, que determinadas pessoas apresentam, em relação ao toque por exemplo, uma criança que sofreu ou sofre agressão fisica, consequentemente apresentará resistencia ao contato fisico em geral, nós, futuros profissionais da Ed Fisica, temos que estar atentos a estes sinais, entendermos como e porque isso acontece para conseguirmos ajudar estas crianças.

Nenhum comentário: