Powered By Blogger

domingo, 23 de junho de 2013

O QUE É A MARCHA DAS VADIAS? COMO SURGIU?

                                                Histórico

FOLHA PRESS 
O nome da marcha é tradução do inglês "Slut Walk", como foi nomeada a primeira manifestação, no Canadá, em 2011.
O termo 'slut', ou vadia, foi utilizado numa palestra feita por um policial na universidade de Toronto, no início de 2011, em que ele sugeriu às mulheres que deixassem de se vestir como vadias para que não fossem estupradas.
As canadenses então organizaram um protesto que reuniu cerca de 3.000 pessoas e se espalhou por cidades como Los Angeles e Chicago (EUA), Buenos Aires (Argentina), Amsterdã (Holanda) e outras pelo mundo.
Segundo as brasileiras, as Marchas das Vadias são independentes.
 

MARCHA DAS VADIAS EM BRASÍLIA REÚNE 3.000, DIZ POLÍCIA MILITAR

Participantes levam cartazes coloridos com dizeres feministas, como 'se ser cachorra é ser livre, late que eu tô passando'

UOL 22 Jun de 2013 - 16:34

Foto: Divulgação


Em clima de tranquilidade e descontração, a Marcha das Vadias reúne na tarde deste sábado (22), em Brasília, cerca de 3.000 pessoas, segundo cálculos da Polícia Militar.
Os participantes estão concentrados em frente ao Conjunto Nacional, no centro de Brasília.
Diferentemente das últimas passeatas na capital, desta vez o clima é menos tenso -- não há cordões de isolamento, por exemplo.
As participantes levam cartazes coloridos com dizeres feministas, como "se ser cachorra é ser livre, late que eu tô passando"; "mexeu com uma, mexeu com todas", "pelada ou vestida não é motivo de estupro", "sem pátria, sem partido, sem marido", "meu corpo pertence a mim" e "bolsa estupro, não" -- este último em referência ao Estatuto do Nascituro.
Lourdes de Sá Celestino, 61 anos, dona de casa, disse estar "amando" participar da marcha. Ela contou que está protestando por direitos iguais para as mulheres. "As mulheres nao podem ganhar menos trabalhando igual ou até mais que os homens"
Segurava um cartaz que dizia "50% mulher obirgatorio nos cargos politicos eleitorais"
Lourdes veio acompanhada da filha Bernardete Celestino, 40 anos, que é uma das organizadoras da marcha. Ela disse que a expectativa era reunir 6.000 pessoas e que o número ficou abaixo por conta do jogo de futebol do Brasil na Copa das Confederações, marcado para às 16h de hoje, e das outras marchas que têm acontecido na cidade, o que acabou dissipando o público. "Eu mesma estou cansada, participei de outras passeatas".
Marcelo Mafacchina, 28 anos, diz que é simpatizante da causa. Foi para a marcha para apoiar a causa dizendo que não concorda com a intervenção do Estado no corpo da mulher. "Nao cabe à sociedade opinar sobre como elas devem se vestir e o que elas devem fazer."

Nenhum comentário: