Powered By Blogger

domingo, 2 de junho de 2013

Noticias Congresso Nacional de Psicologia

01/06/2013 - 20:14, atualizado em 01/06/2013 - 21:46

Plenária inicia aprovação das propostas

Trabalhos continuam neste domingo


A votação das diretrizes que orientarão as políticas do Sistema Conselhos de Psicologia nos próximos três anos foi o foco deste sábado (1/6), terceiro dia do VIII Congresso Nacional da Psicologia (CNP), realizado em Brasília. Durante a discussão dos grupos, realizada na sexta-feira (31), houve uma qualificação das propostas trazidas hoje para votação da plenária.
A mesa diretora foi presidida pela delegada do CRP-SP (06) Carla Biancha Angelucci, com secretaria da delegada do CRP-BA (03) Monalisa Barros e do delegado do CRP-PB (13) Vinícius Suares. A relatoria ficou por conta das delegadas Palônia Andrade CRP-PI (21) e Jaira Rodrigues CRP-SC (12). No final da tarde, a delegada Palônia Andrade foi substituída pelo delegado José Carlos De Souza CRP-MG (04). A transmissão online da plenária atingiu 1.300 pontos conectados em todo Brasil.
Entre os temas aprovados estão: redução do valor na primeira anuidade de todos os graduados que fazem a primeira inscrição nos Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs), respeitando a autonomia de cada Regional na definição do percentual de desconto; inserção de nome social na Carteira de Identidade Profissional (CIP); e ênfase na questão da laicidade dentro da Psicologia.
“Quanto mais o tema da laicidade estiver presente nas discussões da Psicologia, mais se afirma o conjunto de princípios que garantem um Estado laico e o direito de expressão religiosa, ou não, de cada pessoa, assegurado pela Constituição Federal”, disse a delegada do CRP – AP/PA (10) Flávia Lemos.
Outro tema debatido durante este sábado diz respeito às políticas étnico-raciais. Foi votada a visibilidade destas políticas, com intuito de despertar nas psicólogas (os) o envolvimento político com a temática no enfrentamento contra o racismo. Além disso, a plenária propôs a ampliação dos seminários e debates online com objetivo de fomentar a discussão teórica sobre os eixos da profissão definidos no VIII CNP. Também foram aprovadas melhorias no site do CFP, como a necessidade de que a página seja dinâmica, interativa e com ferramentas de buscas mais eficazes e acessíveis.
Maior participação
A ampliação da representatividade dos estudantes e entidades estudantis em fóruns e comissões do Sistema Conselhos também foi aprovada durante o evento. Ainda no campo do ensino, os (as) delegados (as) presentes defenderam que o Sistema Conselhos, em parceria com a Associação Brasileira de Ensino da Psicologia (Abep), inicie um debate com os gestores da Educação, para implantação de assuntos tranversais na matriz curricular das instituições de ensino superior. Os temas incluem diversidade sexual, medicalização, saúde mental, álcool e outras drogas, direitos da criança e do adolescente, relações raciais, laicidade, entre outros.
Fonte: Site oficial do CFP
Fonte: https://www.facebook.com/conselhofederaldepsicologia























Nenhum comentário: