Powered By Blogger

terça-feira, 22 de março de 2016

S.O.S Zika e Microcefalia: "Território francês registra suposto caso de microcefalia causada por zika"

France Presse
22/03/2016 07h48 - Atualizado em 22/03/2016 07h48

Território francês registra suposto caso de microcefalia causada por zika

Seria o 1º em território francês, segundo ministra francesa da Saúde.
130 mulheres grávidas nas Antilhas e Guiana pegaram o vírus da zika.

France Presse
As autoridades francesas anunciaram nesta terça-feira (22) que havia "uma suspeita muito séria" do primeiro caso de microcefalia relacionado ao vírus da zika, detectado na ilha francesa de Martinica, no Caribe.
  Aedes aegypti, mosquito transmissor de zika, dengue, chikungunya e febre amarela, é visto sobre pele  humana em laboratório  (Foto: Luis Robayo/AFP)Aedes aegypti, mosquito transmissor de zika, dengue, chikungunya e febre amarela, é visto sobre pele humana em laboratório (Foto: Luis Robayo/AFP)
Este caso de microcefalia - diminuição do perímetro cranial dos bebês - seria o primeiro em território francês.
A ministra francesa da Saúde, Marisol Touraine, indicou que 130 mulheres grávidas nas Antilhas e Guiana, outro departamento francês, estavam contaminadas pelo vírus da zika.
"Para uma delas temos elementos que nos levam a crer que seu bebê tem microcefalia e que esta microcefalia está diretamente relacionada com sua infecção pelo zika vírus", declarou a ministra.
"O vírus foi transmitido a priori pelo mosquito", disse.
O Brasil foi um dos primeiros países a dar o alerta sobre o zika e até agora é o mais afetado, com 745 casos confirmados de microcefalia.
Desde o início da epidemia, em outubro de 2015, 157 bebês morreram por esta malformação, segundo um balanço oficial de 10 de março.

tópicos:
veja também

Nenhum comentário: