Powered By Blogger

terça-feira, 8 de março de 2016

Homenagem da FITERT a todas as Mulheres radialistas: "8 de março: Dia internacional de luta das mulheres"

8 de março: Dia internacional de luta das mulheres

A diretoria executiva da Fitert parabeniza todas as mulheres, em especial as radialistas brasileiras, pelo Dia Internacional da Mulher, 8 de março. Apesar dos avanços já conquistados ao longo da história, as lutas femininas pela igualdade no mercado de trabalho continuam e devem pautar toda a sociedade brasileira. Nós, radialistas, continuaremos na luta por justiça social e por uma sociedade igualitária.

E essa luta no Brasil ainda tem muitos desafios. O país ocupa o sétimo lugar no ranking de assassinatos de mulheres e, de acordo com dados do SUS, cerca de 70% das agressões que motivaram mais de 70 mil atendimentos em decorrência de violência aconteceram dentro de casa. A maioria absoluta dos agressores são parceiros das vítimas (maridos, namorados, companheiros ou ex). Entre os jovens brasileiros que nem trabalham nem estudam, 70% também são mulheres. Apesar da Presidência da República ser ocupada por uma mulher, a vida das brasileiras continua muito dura.

Na categoria radialista, segundo relatório divulgado pela ONU neste ano, quando se comemorou pela primeira vez o Dia Mundial do Rádio (em 13 de fevereiro), a participação das mulheres é de apenas 30% em todo o mundo. Garantir salários dignos e condições de trabalho decentes, fim do assédio sexual e moral, respeito aos direitos da maternidade e ascensão profissional também são tarefas da luta diária.

Um dia de luta da mulher trabalhadora - A criação de um Dia Internacional de Luta da Mulher se deu a partir da proposição feita pela feminista alemã Clara Zetkin, durante a 2ª Conferência de Mulheres Comunistas realizada em 1910 na Dinamarca, em homenagem às lutas travadas por mulheres em vários países do mundo.
Em 1914, pela primeira vez no dia 8 de março, aconteceram mobilizações na Suécia, Alemanha e Rússia. Em 1917, as mulheres russas entraram em greve e inauguraram o período revolucionário no país. E a partir de 1920, o 8 de março passou a ser a data oficial de luta das mulheres trabalhadoras no mundo todo. Conhecer essa história é importante para que todos saibam que até mesmo a data de homenagem às mulheres no calendário foi conquistada na luta.

Nenhum comentário: