Powered By Blogger

sábado, 9 de maio de 2015

Dica TV PSI: Veja na Rede HumanizaSUS opinião do Médico, Doutor e Virologista Clyton Houly sobre virose misteriosa que se espalha por Sergipe

VIROSE MISTERIOSA/"VIRMIS" SE ESPALHA POR SERGIPE- ETIOLOGIA AINDA É DESCONHECIDA- DERMATITE E ARTRALGIAS SÃO PREDOMINANTES

Pelo menos três Arbovirus, vírus transmitidos por artrópodes, são candidatos a vilão do surto da VIRMIS.
1. Virus da Dengue
2. Virus da Chikungunya
3. Virus Zyca
Todos estes três virus são transmitidos pelos mosquitos do gênero Aedes.
A Dengue já está no Brasil desde os anos oitenta, os virus  são quatro sorotipos diferentes, e tem a nomenclatura de DengueV.
A Febre Chikungunya entrou no Brasil recentemente, com surtos notificados e confirmados pelo Ministério da Saúde a partir de 2013/2014, se não me falha a memória. A nomenclatura oficial é ChikV.
Pesquisadores da Universidade Federal da Bahia/UFBA, que encontraram material genético do virus Zika/nomenclatura oficial ZikaV , em sôro de pacientes da cidade de Camaçari na Bahia, admitem que o ZikaV veio para o Brasil com os turistas da Copa de 2014.
Em Aparecida, município do Agreste/Sertão de Sergipe, a doença está espalhada pela zona urbana, e nos povoados onde trabalho, encontrei casos da VIRMIS em Cruz das Graças, Lages e Pau Ferro.
Fizemos algumas fotos da Dermatite Pruriginosa, que pode coçar muito e cede com a velha Dexclorfeniramina. As Algias são tratadas com  o clássico Paracetamol e as Artrites com a famosa Nimesulida.
Temos também uns poucos videos artesanais.
********************************************
VIDEOMAKER: MARCIA MEIRELLYS

Por enquanto vou postar apenas um video nosso  e uma imagem ilustrativa do DengueV, mais tarde postarei fotos próprias  da VIRMIS de Aparecida-Sergipe.
[Por ClytonHouli, Médico Reumatologista e da Atenção Básica, trabalhando no estado de Sergipe - CREMESE 2545 - Colaboração da Radialista e Ativista do SUS que dá certo, Marcia Meirellys]
*************************************************
denguevirus.jpg

Insira o nome do usuário no campo abaixo e clique em enviar

Comentários [5]

Nenhum comentário: