Powered By Blogger

sexta-feira, 1 de maio de 2015

Anjos de Libras, é assim que deveria ser chamado a jovem Professora de Libra do CAS, a linda Lais Oliveira. Professora nota 10!

Dona de um sorriso encantador e de uma sapiência inigualável, a jovem  Lais Oliveira é querida por todos que a cercam. Ela se destaca pela competência e compromisso com a causa que abraçou que é: "Ser professora de LIBRAS". 
Ela está no CAS (Centro de Apoio aos Surdos de Sergipe) a quase 04 anos, e com muita competência leva a frente seus sonhos profissionais, é amante da vida, amada e admirada pelos pais, Julio Rodrigues e Maria do Carmo, e sua irmã, Lívia Oliveira  e seu namorado Cleberson Souza. Ela encanta a todos que tem o prazer conhecê-la. 
Lais acabou de ministrar o Módulo I - 2015/1, do curso de Libras do CAS, e encantou a todos os alunos, com seu jeitinho meigo se ser. Reconhecida como uma excelente professora, está fazendo jus a sua profissão, ela estuda Letras/Libras na UFS, é uma aluna dedicada e tem muitos planos para o futuro. 
A TV PSI, não poderia deixar de registrar, a linda história de vida de: Lais Helena Oliveira a profesora nota 10! 
Vale a pena conferir! 
Reportagem e registro fotográfico: Marcia Meirellys


Lais Oliveira: Professora de Libras do CAS


Leia a entrevista:

TV PSI:  Qual a sua idade?                                                  
Lais:  28 anos

TV PSI: Onde você nasceu?
Lais: Aracaju-Sergipe

TV PSI: Quem são seus pais?
Lais: Julio Rodrigues e Maria do Carmo.
Lívia Oliveira, irmã de Lais Oliveira

TV PSI: Voce é surda de nascença? Se não, quando ficou surda?

Lais:  Não. Nasci ouvinte e perdi a audição aos 13/14 anos de idade.

TV PSI: Tem mais alguém na família que é surdo?                                                                 
     
Lais: Minha irmã Lívia, também nasceu ouvinte, perdeu a audição aos 7 anos de idade.

TV PSI: seus pais são primos? Tem mais pessoas com surdez na sua familia?
Lais: Não. Meu avô e avó materna são primos. Agora minha mãe descobriu que minha tia está perdendo também.

TV PSI: Pelo jeito foi muito difícil lidar com essa situação né? E quanto a adaptação?
Lais: Foi difícil aceitar, mas depois acostumei. A adaptação foi bem devagar.

TV PSI: E quanto ao preconceito, o que você me diz?
Lais: Só na escola com a professora, ela parecia que zombava de mim, eu já percebia o preconceito dela desde o primeiro dia de aula.

TV PSI: Nossa! A professora? E quanto aos colegas e no dia a dia?
Lais: Na escola nenhum, mas quando eu entrei na UFS no curso de Pedagogia sofri e pensava em desistir, chegou o momento que não queria mais estudar com aquela turma.

TV PSI: Quem foram seus principais incentivadores para o estudo?
Lais: Meu pai.

TV PSI: O que você queria ser antes de ser surda? E hoje?  Pelo jeito foi muito dificil lidar com essa situação né? E quanto a adaptação?
Lais: Eu antes de ficar surda, queria cursar na área de saúde, vi que eu iria sofrer o mesmo do curso de Pedagogia, preferi um curso que tem a ver comigo. Mas depois que me formar, vou tentar na UNIT.

TV PSI: Humm muito bem. Parabéns pela escolha.
TV PSI: Como você esta enfrentando a UFS
Lais: Na UFS temos muitas dificuldades, sofremos muito, eu e os alunos também são surdos, a UFS só nos deu intérpretes. Letras Libras é um curso que precisa de muitos recursos didáticos e está demorando os nossos materiais.

TV PSI: Pelo jeito a UFS ainda não esta adaptada para receber alunos surdos nos cursos?
Lais:  Antes não, agora sim. Só que está demorando muito nossos materiais, como câmera, datashow, computadores e livros. A dificuldade é por ser um curso novo ainda.

TV PSI: Agora queremos saber um pouco mais de você. Quando sai o casamento?
Lais:  (sorriu), casamento de quem?
TV PSI: Conhecemos seu noivo curso não?
Lais:  Ainda não ficamos noivos. É anel de compromisso, (sorriu). Noivos talvez ficaremos esse ano ainda. Mas o casamento, só Deus sabe.

Lais Oliveira e seu namorado Cleberson Souza.
TV PSI: Ele é surdo também? Qual o nome dele?
Lais: Ele também é surdo.  O nome dele é Cleberson Souza.

TV PSI: Entao... quais as qualidades que seu namorado mais admira em você?
Lais:  As qualidades que ele admira em mim: Inteligência, carinho e respeito.
TV PSI:  E o que você admira mais nele?
Lais:  Eu admiro nele: Paciência que ele tem comigo, porque eu sou impaciente. (risos).

TV PSI:  Última pergunta...  Como você se sentiu ser professora de LIBRAS, ministrando este modulo?
Lais: Eu amo ensinar Libras, principalmente para crianças surdas. É um prazer satisfatório que os alunos ouvintes conheçam e entre na comunidade surda.

TV PSI: Deixe dê de presente pra gente, uma frase ou palavra que você mais gosta.
Lais:  Vou lembrar a Frase que eu gosto muito e sempre observo, serve pra todas e todos.
Frase: “Não corra atrás da felicidade dos outros, corra atrás da sua!”. Eu tenho outra frase que amo, mas é longa, prefiro essa aí.

TV PSI: Professora Lais, vamos as considerações finais? Algo mais a dizer?
Lais: Amei ministrar para vocês, prazer enorme e que nós nos encontremos no próximo módulo nas sextas(risos).

TV PSI: Professora Lais, muito obrigado pela entrevista. Pela atenção.
Lais:  Disponha e obrigada você.




Nenhum comentário: