1-Defina o que é hereditariedade, ambiente e mutação.
R -Hereditariedade são influências inatas sobre o desenvolvimento, transmitidas pelos genes herdados dos pais biológicos.
Ambiente é uma totalidade de influências não-genéticas sobre o desenvolvimento, externas à pessoa.
Maturação é o desdobramento de uma sequência geneticamente influenciada e, muitas vezes, relacionada à idade, de mudanças físicas e padrões de comportamentos, incluindo a prontidão para adquirir novas habilidades.
2-Algumas influencias sobre o desenvolvimento originam-se com a hereditariedade. Quais são?
R- As influências podem ser a *Família- Pode ter um significado diferente em épocas e lugares diferentes, suas características mudaram muito durante os últimos 150 anos, podem ser Famílias Nuclear ou Extensa.
*Condição Socioeconômico e Bairro(CS) - Mescla de fatores econômicos e sociais que descrevem um indivíduo ou uma família, incluindo renda, educação e profissão.
4- Fale sobre desenvolvimento através da cultura.
R- A cultura refere-se ao modo de vida total de uma sociedade ou de um grupo, incluindo costumes, tradições, crenças, valores, idioma e produtos materiais, desde ferramentas a obras de arte- todo o comportamento adquirido transmitido dos pais para as crianças. A cultura não é estática, ela está sempre mudando, muitas vezes, por meio do contato com outras culturas.
5- Fale sobre desenvolvimento através da cultura. E quais os grupos étnicos?
R- Algumas culturas apresentam variações ou subculturas associadas com certos grupos, geralmente grupos étnicos, dentro de uma sociedade.Um grupo étnico consiste pessoas unidas por descendêcia, raça, religião, língua e/ou nacionalidade, o que contribui para um sentido de identidade comum e atitudes, crenças e valores compartilhados.
6- Comente sobre estrutura familiar.
R- Estrutura familiar é a configuração especifica das pessoas que vivem juntos em uma unidade familiar. As estruturas podem ser: * Famílias Monoparentais- As crianças que crescem com apenas um dos pais biológicos.
* Famílias com Padastros- Quando se acrescenta um Padastro ao sistema familiar.
7-Como a estrutura familiar está ligada com o desenvolvimento humano? Estrutura da família, ligação Padastro e madastra, adoção segundo Bronfenbrenner.
R- Os filhos de famílias Monoparentais femininas correm um risco duas vezes maior de abandonar a escola no ensino médio e de ter um bebê antes de 20 anos, e é menos provável que tenham em emprego estável no final da adolescência ou no início da idade adulta. Nas famílias com Padastros, especialmente pai/madastra, é mais provável que os filhos apresentem algum tipo de problemas de comportamento do que nas famílias intactas.
8- Conceito de Bronfenbrenner- eco sistema influencia no desenvolvimento humano.
R- Bronfenbrenner propõe que pensemos sobre o sistema ecológico em que a criança se desenvolve como tendo uma série de camadas ou círculos concêntricos.* O Microssistemas-é o círculo mais central, inclui todos aqueles ambientes em que a criança vive experiências pessoais diretas, como a família, a escola, a creche ou o ambiente em que um adolescente trabalha. *O exossistemas- é a camada seguinte, inclui toda uma gama de elementos do sistema que a criança não experiência diretamente, mas que a influenciam porque afetam um dos Microssistemas, sobretudo a família, os elementos são o trabalho dos pais e o local de trabalho, a rede de amigos. * O Macrossistemas- é a última camada, inclui o ambiente cultural ou subcultural mais amplo em que tanto o Microssistemas como o Exossistemas estão inseridos, a pobreza ou a riqueza da família, o bairro onde ela mora, sua identidade étnica e a cultura mais ampla.
9- O que os cientista do desenvolvimento estudam? R- Mudança quantitativa - Mudança de número ou de quantidade, como de altura, peso ou tamanho do vocabulário. Mudança qualitativa- Mudança no tipo, na estrutura ou na organização, como mudança da comunicação não- verbal para verbal.
Questionário sobre as etapas de Piaget
10- Quais são as etapas da construção de inteligência, chamada por Piaget de construtivismo sequencial?
R- *Sensório-Motor( do nascimento aos 2 anos); * Simbólico( dos 2 aos 4 anos); *Intuitivo( dos 4 aos 7 anos); *Operatório- Concreto( dos 7 aos 11 anos); e a * Operatório Abstrato( após os 11 anos).
11-- Descreva o que ocorre na etapa Sensório- Motor.
R- Nessa fase a inteligência trabalha por meio das percepcões ( simbólico) e das ações(motor) através do deslocamento do próprio corpo. A linguagem está sendo formada e vai da repetição de sílabas à formação de palavras, já que a criança não representa mentalmente o objeto e as ações.
12- Descreva o que ocorre na etapa Simbólico.
R- Surge a função semiótica, fase em que a criança pode criar imagens mentais na ausência do objeto ou da ação, é o período da fantasia, do faz de conta e do jogo de símbolos.
13- Que tipo de diferença uma pessoa difere da outra?
R-Diferenças individuais Variações na característica ou nos resultados de desenvolvimento entre uma criança e outra.
14- Descreva o que ocorre na etapa Intuitivo.
R- Instala-se o desejo de explicação dos fenômenos, a fase dos porquês. A criança começa a distinguir a fantasia do real, e o pensamento continua centrado no próprio ponto de vista.
15- Descreva o que ocorre na etapa Operatório- Concreto.
R - O indivíduo já é capaz de ordenar o mundo de forma lógica ou operatório. Sua organização social é feita em grupos e ele já pode compreender regras.
16- Descreva o que ocorre na etapa Operatório Abstrato.
R- Corresponde ao nível de pensamento hipotético-dedutivo ou lógico- matemático. Nessa fase o indivíduo está se liberando do concreto em proveito de interesses orientados para o futuro.
17- Descreva algumas influencias sobre o desenvolvimento humano.
R-Hereditariedade- Influencia s inatas sobre o desenvolvimento, transmitidas pelos genes herdados dos pais biológicos.
Ambiente- Tonalidade de influencia não-genéticas sobre o desenvolvimento, externas a pessoa.
Maturação- Desdobramento de uma sequencia geneticamente influenciada e, muitas vezes, relacionadas a idade, de mudanças físicas e padrões de comportamentos incluindo a prontidão para adquirir novas habilidades
18- O que é família nuclear?
R- Unidade domestica econômica e de parentesco entre duas gerações, composta pelos pais e seus filhos biológicos ou adotivos. Na familia nuclear de hoje, diferentemente da familia norte americana típica de 150 anos atrás, pai e mãe tendem a trabalhar fora de casa. As familias são menores do que eram antigamente, e as crianças passam mais tempo na escola.
19- O que é Resiliência?
Ajuda a capacidade do homem, de se organizar depois da adversidade. Ex.: Perda de um namorado (relacionamento a dois). Tira dos momentos difíceis situações que possam ensinar a superar dificuldades recomposição através das adversidades. Resiliência- perda não como destruição e sim como recomposição.
21-De onde vem o termo Resiliência?
R- O termo vem da física e significa a propriedade de um corpo que foi deformado voltar ao estado original, quando cessam as fontes de tensão.
22- Como o conceito de resiliência é aplicado na psicologia?
R- É aplicado para estudar a capacidade humana de reorganização depois das adversidades. É definida como a capacidade humana de recomposição, de renascer das adversidades e vir fortalecido, com mais recursos e seguir em um curso de vida saudável.
23- Ao que a resiliência está associada?
R- A resiliência está associada a fatores de risco. Não existe resiliência sem o risco.
24- Quais são os principais fatores de risco?
R- Pobreza extrema, Consumo de drogas e outras substâncias, Eventos de vida estressantes, Ausência de apoio de rede social e Baixo nível socioeconômico, etc.
Obs.:
Questionário produzido carinhosamente em parceria com a nossa querida futura psicóloga Viviane Karoline.
Muito obrigado Vivi pela grande colaboração, o blog TV PSI e os acadêmicos de Psicologia agradecem.
* Caso voces tenham alguma pergunta pronta a gente acrescenta no TV PSI.
BOA SORTE!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário