Powered By Blogger

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

ESTUDE NA TV PSI: ESTUDO DIRIGIDO - TEORIA E SISTEMAS PSICOLÓGICOS I - PROVA HOJE

Estude na TV PSI para a Matéria Sistemas Psicológico I- Veja filme sobre Teoria do Behaviorismo - John Watson    e 

Professor João Paulo-Prova Quarta-feira 27 de novembro

Questionário  Estudo Dirigido     

1- Quais os princípios que fundamenta o Behaviorismo Clássico?
O Behaviorismo Clássico adota os princípios do realismo, que postula que a ciêcia devedescobrir a verdade das coisas.

2- O que é Determinismo?
É a noção que o comportamento é determinado unicamente pela hereditariedade e do ambiente.

3- Qual a diferença entre determinismo e livre arbítrio?
O livre arbítrio é a capacidade de escolha, além da hereditariedade e do ambiente.

4- O que é Reflexo?
É a relação de estímulo (mudança de ambiente), resposta (mudança no organismo).

5- O que é Estímulo?
É a mudança de uma parte do ambiente.

6- O que é Estímulo Incondicionado?
É um estímulo que elicia uma resposta incondicionada.

7- O que é Estímulo Neutro?
Estímulo que ainda não elicia  a resposta que será condicionada.
Ex.:  Som do motor da broca do dentista antes do tratamento.     

8- O que é Estímulo Condicionado?
Estímulo que elicia a resposta por uma história de condicionamento. É o estímulo neutro após o emparelhamento.
Ex.:O som do rotor após o tratamento doloroso.

9- O que é Resposta?
Qualquer alteração do organismo produzido por uma alteração no ambiente (estímulo).
Ex.: Saliva produzida pela colocação de comida na boca.

10- O que é Resposta Incondicionada?
É a resposta reflexa eliciada pelo estímulo incondicionado. Essa eliciação por esse estímulonão dependem de uma história de aprendizagem.
Ex.: É a sensação produzida pelo atrito da broca com o dente, assim como reações fisiológicas decorrente desse atrito.

11- O que é resposta Condicionada?
É praticamente a mesma resposta produzida no Reflexo incondicionado, entretanto é eliciada pelo estímulo condicionado.
Ex.: São as mesmas sensações e alterações fisiológicas, agora produzida pelo barulho do rotor.

12-O que é Condicionamento Clássico?
É uma forma de aprendizagem em que um estímulo previamente neutro passa, após o emparelhamento com um estímulo incondicionado, eliciar uma reposta reflexa. 

13- Explique a experiência de Pavlov.
Pavlov estudou o reflexo salivar para isso utilizou como cobaia um cão. A princípio ele apresentava comida e percebia que esta provocava a resposta salivar, no cão. Após um tempo ele passou a apresentar a comida junto com um som  de uma sineta. Depois ele retirou a comida deixando apenas o som da sineta percebendo que este era suficiente para provocar salivação no animal.

14- O que é ensaio e erro e tentativa de erro?
As tentativas levam a consequente acerto.

15- O que é Lei do Efeito?
Resultado do ato. Todo ato pode ser evitado a depender da consequencia: Efeito é a resposta do ato.

16- O que é Comportamento Operante? Dê exemplo.
Comportamento Operante é toda ação voluntária ( que está  sob o domínio de que o executa). 
Ex.: É 100% aprendido.

17- O que é Reforço Positivo e Negativo?
Reforço Positivo é  toda consequência específica que aumenta a probabilidades futura da ação que a percebeu.

18-  O que é Punição Positiva e Negativa?
Punição Positiva- É uma contingência em que um comportamento produz a apresentação de um estímulo que produz sua probabilidade de ocorrência futura. 
Ex.: Uma pessoa  alérgica a camarão passa mal ao comê-lo. A partir desse dia, não come mais camarão. Comportamento positivamente punido.
Punição Negativa- A consequência de um comportamento é a retirada de reforçadores (de outros comportamento). essa consequência tornará o comportamento menos provável no futuro.
Ex.: Uma pessoa que acessa sites não confiáveis pela internet pode ter seu computador infectado por vírus, de forma que ele deixa de funcionar. Houve uma diminuição  da frequência do comportamento, concluindo que houve uma punição negativa.

19- O que é modelagem?
Os comportamentos novos que aprendemos surgem a partir de comportamentos que já existem em nosso repertório comportamental.
Ex.: De quando começamos a aprender a falar.

20-  O que é generalização?  
 É agir da mesma maneira para comportamento semelhante.

21- O que é Discriminação? 
Teoria Comportamental. 
É agir de maneiras diferentes para estímulos diferentes.

22- O que é comportamento Verbal?
É um tipo de comportamento operante que  que pertence a categoria mais ampla chamada de comunicação.

23- O que é verbalização ou fala?

24- O que é linguagem para a teoria comportamental?           Linguagem é todo comportamento operante que estabelece uma comunicação entre pessoas, não apenas verbalização mais também com gestos ou simbolos.

25- O que é Controle de Estímulo? 
Se refere a influencia dos estímulos antecedentes sobre o que  o organismo faz, ou seja, o efeito que um determinado contexto  tem sobre um comportamento.

26- Qual o objetivo de Watson no Behaviorismo?

   Os principais objetos de estudo da teoria behaviorista de Watson eram os elementos do comportamento, ou seja, os movimentos musculares do corpo e as secreções musculares. Sendo uma ciência do comportamento, a psicologia tratava exclusivamente dos atos passíveis de descrição objetiva, sem o emprego de terminologia subjetiva ou mentalista.

27- O que é Comportamnto verbal?

Na visão de Skinner, os sons emitidos durante a fala são uma espécie de comportamento. Essas respostas de comportamento verbal podem ser reforçadas pela emissão de outros sons ou por gestos, do mesmo modo que o comportamento de pressionar a barra pode ser reforçado pelo alimento. O comportamento verbal requer a interação entre duas pessoas, um falante e um ouvinte. O falante emite uma resposta (um som) e o ouvinte o reforça, e não o reforça ou pune pelo que ele falou. Desse modo, o ouvinte controla o comportamento subsequente do falante. Por exemplo: se a cada vez que o falante pronunciar determinada palavra o ouvinte sorrir, sua atitude aumentará a probabilidade de o falante usar novamente essa palavra. Se o ouvinte franzir a testa, fizer um gesto hostil com a mão ou um comentário maldoso, aumentará a chance de o falante evitar o uso dessa palavra.

28- Qual a relação de Comportamento Verbal e Linguagem?

O fenômeno da linguagem con
stitui-se como um objeto de estudo científico interdisciplinar. Skinner, em 1957, ao publicar o livro Verbal Behavior, aparentemente estava ciente dessa configuração, uma vez que aponta que o tratamento dado ao comportamento verbal já era um campo de estudos preenchido por outras teorias da linguagem extremamente sofisticadas. No decorrer dessa mesma obra, salienta que seu intuito não era o de suprimir os demais estudos existentes, mas fornecer outros instrumentos de análise ao campo de estudos lingüísticos.



3


Nenhum comentário: