Powered By Blogger

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Psicólogos de Aracaju são elogiados pelo bom atendimento

Matéria publicada em homenagem ao dia do Psicólogo

27/08/2013 - 15h03

clique para ampliarNas Unidades de Saúde, usuários elogiam bom atendimento prestado por psicólogos (Fotos: Ascom/SMS)
clique para ampliarVendedora Selma Magal faz terapia junto a psicóloga da USF Sinhazinha
clique para ampliarPsicóloga Patrícia Helena Melo há 13 anos atua na área
clique para ampliarGreice Kelly também avalia de forma positiva o atendimento
clique para ampliarPsicóloga Dalyane Fonseca
clique para ampliarGerente da USF Sinhazinha, Erilene Franklin também é psicóloga
clique para ampliarUSF é referencia em Saúde Mental para seis bairros da capital (Grageru, Coroa do meio, Médice, Suissa, Luzia, Inácio Barbosa)
Hoje, 27, é celebrado o Dia do Psicólogo e a secretária da Saúde de Aracaju, Goretti Reis, parabeniza às equipes pelos relevantes serviços prestados à população aracajuana. “São profissionais essenciais para cuidar bem da saúde mental e emocional do cidadão. A psicologia executa um trabalho terapêutico e social valioso, seja atuando nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), programas da Saúde, gerência de serviços ou mesmo nas oito Unidades de Saúde da Família (USF) que são referência em saúde mental no município”, enfatiza a secretária. 
Nas Unidades de Saúde, os usuários também manifestam aprovação pelo bom atendimento prestado por psicólogos. A vendedora Selma Magal Freitas conta que há um ano faz terapia junto à psicóloga da Unidade Sinhazinha, situada no bairro Grageru,  que é referência em Saúde Mental para seis bairros da capital (Grageru, Coroa do Meio, Médici, Suíssa, Luzia, Inácio Barbosa). 
“Tem sido um tratamento de qualidade e que vem trazendo progressos para minha vida. Considero que além de profissionais da Saúde ao mesmo tempo são verdadeiros amigos, pois sempre nos orientam para viver melhor e com mais felicidade”, diz Selma Magal. 
Greice Kelly Santos, 25 anos, também avalia de forma positiva o atendimento em psicologia da Dona Sinhazinha. “Faz quatro meses que iniciei os encontros e sempre tenho contado com a facilidade em marcar os horários com a psicóloga. A psicóloga Patrícia é dedicada e atenciosa e cada sessão dá orientações importantes para cuidar da mente e também das emoções”, disse. 
Desafios em Saúde Mental 
Os psicólogos do município contam que atender a comunidade é um desafio cumprido com zelo e satisfação. A psicóloga Patrícia Helena Mela afirma que há 13 anos atua na área.  Patrícia é especialista em psicologia hospitalar e hoje trabalha junto a Unidade de Saúde do bairro Grageru. “Aqui temos em média sete atendimentos por manhã e, além disso, acolhemos cerca de dez usuários por dia para orientar ou levar ao início do tratamento. O fluxo é intenso e, em agosto, atingimos o resultado de 40 pacientes atendidos. Atender tantas pessoas é um desafio, mas também é um trabalho muito reconfortante e prazeroso, pois é bom poder ajudar e cuidar do sofrimento psíquico”, conta a profissional. 
Apoio da Gestão 
Goretti Reis também informa outra novidade. Segundo a secretária, em breve os profissionais terão mais campo de atuação junto a secretaria, “com a implantação os Núcleos de Apoio a Saúde da Família (Nasf) psicólogos poderão compor mais equipes multidisciplinares da Saúde”, diz. 
A Psicóloga Dalyane Fonseca de Oliveira é referencia técnica da Saúde Mental de Aracaju, e enfatiza que o município tem conseguido avançar na qualidade dos serviços graças ao apoio e a cobrança feita pela secretária Goretti Reis.   
“Além do atendimento, promovemos trabalhos em grupo e ações de matriciamento, que é quando reunimos as equipes da Saúde de Aracaju para orientar servidores, sensibilizando sobre distúrbios comuns que podem ser identificados quando usuários procuram as Unidades e os recursos disponíveis para tratá-los na rede pública”, disse a técnica, acrescentando que facilitar o acesso do cidadão aos serviços da psicologia é outro ponto priorizado. 
A gerente da Sinhazinha, Erilene Franklin, também é psicóloga e concorda. “Isso ajuda a manter o foco nas metas da Unidade de Saúde, que são garantir o atendimento e também manter serviços funcionando com a qualidade que a população merece”, conclui.

Nenhum comentário: