Powered By Blogger

sábado, 21 de setembro de 2013

FÓRUM DE PENSAMENTO CRÍTICO MARILENA CHAUÍ SERÁ TRANSMITIDO ONLINE

Notícias do Fórum de Pensamento Crítico

Marilena Chauí faz conferência em Salvador

forum-online_destaque

Uma das intelectuais mais destacadas do país, a filosofá e professora da USP vem participar de evento promovido pela Fundação Pedro Calmon para falar sobre as transformações da sociedade atual
Respeitada pela obra acadêmica e pelo papel atuante nos meios intelectual e político, Marilena Chauí será a atração do Fórum do Pensamento Crítico no dia 11 de outubro, às 19 horas, no Teatro Castro Alves com entrada gratuita. A renomada filosofá e professora da Universidade de São Paulo vem a Salvador para fazer uma conferência cujo tema é “Cultura e Transformação da Sociedade Brasileira Hoje”.
Além de conhecer a interpretação do mundo contemporâneo na visão da palestrante, o público terá a oportunidade de conhecer algumas vertentes de sua trajetória: de secretária municipal de Cultura de São Paulo à sua produção acadêmica e literária de ampla repercussão. Um exemplo é o livro de sua autoria, “O que é ideologia” (Ed. Brasiliense), Coleção Primeiros Passos, com mais de cem mil exemplares vendidos. Já sua tese “A nervura do real” recebeu Prêmio Jabuti de melhor livro brasileiro de Humanidades (2000) e Prêmio Sérgio Buarque de Holanda da Biblioteca Nacional de melhor livro de ensaios (1999). Recebeu ainda títulos de Doutor Honoris Causa na França e Argentina.
Trajetória brilhante | Marilena Chauí é graduada em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1965), especialização em Licenciatura pela Universidade de São Paulo (1965), mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1967) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1971), onde leciona. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia. Atuando principalmente nos seguintes temas: imanência, liberdade, necessidade, servidão, beatitude e paixão.
O Fórum | De agosto a dezembro deste ano, a nova edição do Fórum do Pensamento Crítico vai discutir o tema “Cultura e transformação social”. Aberto à discussão pública e democrática, o evento terá pensadores renomados do país e do exterior, promovendo um amplo espaço de reflexão sobre temas atuais com palestrantes expoentes do meio intelectual brasileiro e de outros países. O evento conta com apoio da Fundação Perseu Abramo e da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA, que incorporou as conferências como atividade de extensão. O próximo palestrante será o antropólogo argentino Néstor García Canclini, no dia 25 de outubro, no Teatro ISBA, em Ondina.
Texto - Tom Correia – ASCOM/FPC
forum-online_destaque

forum-apresentacaoforum-programacaoforum-transmissaoforum-imprensa forum-inscricoes


Nenhum comentário: