Powered By Blogger

sábado, 7 de setembro de 2013

Militares e estudantes participam do desfile de 7 de Setembro em Aracaju

07/09/2013 09h45 - Atualizado em 07/09/2013 10h28

Evento acontece na Av. Barão de Maruim até o meio-dia deste sábado (7).
Com o tema ‘Pátria Amada, Brasil’, estudantes homenageiam índios.



Marina Fontenele e Flávio Antunes Do G1 SE



Comente agora
Povos indígenas são homenageados em desfile em Aracaju (Foto: Flávio Antunes/G1)Povos indígenas são homenageados em desfile em Aracaju (Foto: Flávio Antunes/G1)
O desfile cívico-militar em comemoração ao Dia da Independência do Brasil teve início às 8h deste sábado (7) na Avenida Barão de Maruim em Aracaju, Sergipe. Representantes das forças armadas e estudantes participam do evento que este ano tem como tema ‘Pátria Amada, Brasil’ e homenageia os povos indígenas.
Componentes dos destacamentos da Marinha, Exército, Aeronáutica, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Municipal e Colégio Militar foram os primeiros a entrar na avenida. Sincronizados, eles marcham, exibem armamentos e representaram a soberania do país.
“O desfile, a cada ano, busca moralizar e trazer para a população do estado a consciência de uma independência social conjunta com os militares e as escolas da rede pública de Sergipe”, afirma o governador em exercício, Jackson Barreto.
Jackson Barreto destaca a consciência da independência social (Foto: Flávio Antunes/G1)Jackson Barreto destaca a consciência da
independência social (Foto: Flávio Antunes/G1)
Em seguida, por volta das 10h, é a vez dos estudantes de 28 escolas públicas e privadas fazerem apresentações com suas bandas marciais. Depois deles, seis comunidades de Aracaju e cidades da área metropolitana exibirão elementos culturais como as danças típicas.
Dois carros temáticos e oito alegorias vão ser utilizados no desfile temático que este ano comemora os 191 anos da Independência do Brasil. Eles vão ilustrar os índios em suas moradias tradicionais e a evolução desse povo até a inserção na vida moderna através do estudo e do trabalho.
Policiais militares marcham na Avenida Barão de Maruim no início da manhã deste sábado (7) (Foto: Flávio Antunes/G1)Policiais militares marcham na Avenida Barão de Maruim no início da manhã deste sábado (7)
(Foto: Flávio Antunes/G1)
“Já valorizamos vários temas em conjunto, mas este ano focamos nos índios desde o descobrimento, império, república e suas vidas na atualidade. O tema foi escolhido por uma comissão de professores e o assunto foi trabalhado em sala de aula em atividades diversas”, afirma Almir Garcez, coordenador do desfile cívico.
Estudantes marcham no desfile cívico em Aracaju (Foto: Flávio Antunes/G1)Banda marcial de escola se apresenta no desfile cívico em Aracaju (Foto: Flávio Antunes/G1)

Nenhum comentário: