Coren/SE divulga suas principais ações nos primeiros
180 dias
Uma coletiva de imprensa foi realizada na manhã do dia
Uma coletiva de imprensa foi realizada na manhã do dia 28 com o objetivo de divulgar as principais atividades do Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe – Coren/SE nestes 180 dias de Gestão. Ações ligadas à fiscalização, por ser atividade fim de um conselho de classe, foram as mais questionadas pela imprensa sergipana. A população precisa ter conhecimento de que o Coren/SE objetiva a melhoria na assistência do serviço da enfermagem, bem como garantir ao seu profissional condições de trabalho para que chegue à sociedade um atendimento de qualidade.
A presidente do Coren/SE, enfermeira doutora Maria Cláudia Tavares de Mattos, apresentou um resumo dessas atividades, explicando sobre ações judiciais e o trâmite que é feito após cada fiscalização. Falou sobre interdição ética e o por quê de sua necessidade em alguns casos, alertando a todos que esse é o último recursos que o Conselho promove, tendo em vista que há um limite no atendimento para a população. “Consideramos casos de interdição a última necessidade, a exemplo do que ocorreu na cidade de Aquidabã, e em seguida o mesmo hospital conseguiu rever o quadro de enfermeiros e recebeu equipamentos, enfim, só trouxe benefício para todos. Ou seja, a população daquele município ganhou mais segurança no atendimento”, afirmou a Presidente.
As unidade básicas de Aracaju teve 100% de fiscalização em suas UBS. Assim, o Ministério Público Estadual foi convidado para receber os relatórios das fiscalizações de Aracaju, e o promotor de Justiça Antônio Fortes ficou responsável em entregá-los para a pasta da Saúde do órgão, afirmando que servirão de base para uma avaliação sobre as condições de assistência no serviço de enfermagem de todas as unidades básicas de Saúde da capital.
A ação contou com a presença dos conselheiros doutores Geison Valença, Maria Aparecida Vieira Souza, Luciano Viana, Daniele Ramos Coutinho, José Flávio Pereira, e ainda os conselheiros Ademir Andrade, Izabelita Araújo, Cícero Marcondes e Alneide Leite. Bem como a presneça da promotora de Justiça do Ministério Público Estadual Euza Missano.
LISTA DE PRINCIPAIS AÇÕES NOS 180 DIAS
1 – FISCALIZAÇÕES – Durante os 180 dias, o Coren/SE iniciou uma vasta ação fiscalizatória em todas as unidades de Saúde no município de Aracaju. Foram inspecionadas as 43 unidades básicas de saúde municipais, totalizando 100% de vistoria na capital sergipana. Os relatórios dessas fiscalizações já foram entregues ao Gestor de Saúde. O objetivo do Coren/SE é ir em todos os municípios do interior do Estado.
2 – AÇÕES JUDICIAIS E INTERDIÇÕES ÉTICAS – O Coren/SE ganhou Ação Civil Pública em janeiro – contra o Hospital São Luiz Gonzaga de Itabaianinha; E duas novas ações contra o Huse (Hospital de Urgência de Sergipe).
Interdição Ética – Interdição Ética no Hospital Santa Cecília, na cidade de Aquidabã. Durante três anos não houve progresso nas condições de trabalho dos profissionais no hospital e maternidade Santa Cecília, e após a interdição diversas instituições colaboraram para a melhoria do nosocômio, a exemplo da Secretaria Estadual de Saúde de Sergipe e da Prefeitura de Aquidabã. Além da ajuda do próprio Ministério Público que intermediou esse progresso. O serviço de enfermagem do hospital retornou às atividades com sala de estabilização, ampliação no quadro funcional e um Termo Extra Judicial foi assinado para ajustar os demais pontos indicados.
TAC – Hospital São Luiz Gonzaga, no município de Itabaianinha. Na iminência de ser interditado, a direção do Hospital, a Secretaria Municipal de Saúde vieram até o Coren/SE solicitar um prazo e ajustar um (Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para que sejam solucionados os pontos críticos apontados pelo Coren/SE. Isso evitou a Interdição Ética no serviço de enfermagem do hospital.
3 – PARCERIA COM O MINISTÉRIO PÚBLICO
MPSE – Ministério Público foi intermediário em assuntos ligados ao Huse, (como as UTI, enfermagem e Segurança), à maternidade Nossa Senhora de Lourdes (como a superlotação do centro cirúrgico), ao transporte dos profissionais para atuarem no SAMU Estadual, às demais maternidades do Estado.
4- PARTICIPAÇÃO EM CONFERÊNCIAS DE SAÚDE
Conselheiros do Coren/SE foram escolhidos como Delegados para Conferências Estadual de Saúde e Conferência de Saúde da Mulher.
5– EVENTOS REALIZADOS E PROGRAMAS DO COREN/SE – Eventos de capacitação profissional. Mais de 700 profissionais capacitados nos Programas Capacita Coren e Encontro com RT.
Programa Capacita Coren – Evento que, como o nome já diz, atualiza todos os profissionais sobre diversos temas. Iniciado em fevereiro, este ano com um formato diferenciado, sendo oferecido certificados e aberto a todos os profissionais adimplentes junto ao Coren/SE.
Programa Capacita Interior – Mesmo formato para capacitação que é realizada em Aracaju, com parceria de prefeituras do interior do Estado. Este semestre foi iniciado em Pirambu.
Programa Encontro com RT – São reuniões mensais realizadas com o intuito de passar informações aos Responsáveis Técnicos e torná-los multiplicadores. Hoje em Sergipe são mais de 240 profissionais RT cadastrados no Coren/SE.
(RT – São profissionais enfermeiros Responsáveis Técnicos que coordenam enfermagem e são cadastrados com esse título no Conselho).
(RT – São profissionais enfermeiros Responsáveis Técnicos que coordenam enfermagem e são cadastrados com esse título no Conselho).
Semana Sergipana de Enfermagem 2015 – Evento comemorativo em alusão às três categorias, já que é realizado durante os dias do Enfermeiro (12/05) e encerrando no dia dos Técnicos e Auxiliares (20/05). Com programação cultural e científica. Este ano atingimos um público de mais de 1300 profissionais e estudantes.
Perfil da Enfermagem – Lançamento da Pesquisa Perfil da Enfermagem. Sergipe foi o primeiro Estado a apresentar os dados oficiais sobre os profissionais da enfermagem e suas atividades. A Pesquisa foi coordenada pelo Cofen e operacionalizada pela Fundação Osvaldo Cruz.
6 – REUNIÕES EM GERAL
Encontro de representantes e presidente de conselhos de Classe. Na pauta:
1 – Ações em comum aos conselhos regionais de Sergipe – Entre os conselhos presentes estiveram Conselho de Corretores de Imóveis (Creci), o de Engenharia e Agronomia (Crea), de Arquitetura (CAU), Odontologia (CRO), Psicologia (CRP), Administração (CRA), a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Sergipe (OAB/SE), Química (CRQ) e o de Enfermagem.
2 – Reunião com Secretários de Saúde – Entre os principais temas abordados durante a reunião com os secretários, a implantação das 30 horas. Além das condições de trabalho para os profissionais da enfermagem e as fiscalizações.
7 – VISITAS AO COREN – Estiveram no Coren/SE alguns secretários da Saúde, como o de Aracaju Luciano Paz, o de São Cristóvão, Fernando Rodrigues, Itabaianinha, Robson Hora e de Tomar do Geru, Augusto Soares Diniz.
8 – REUNIÕES E BENEFÍCIOS PARA SERVIDORES
CUT, Sindicose e Coren conversam sobre ações sindicais
Melhoria para a atividade profissional do servidor do Coren, Comemorações alusivas aos aniversariantes e às efemérides e datas festivas com descansos obrigatórios e outros ajustes, desde que não interfira no serviço e atendimento ao inscrito.
Aquisição do parque tecnológico para ampliar a qualidade no atendimento e serviço prestado aos profissionais inscritos.
9 – IMPLANTAÇÃO DO ACESSO À TRANSPARÊNCIA PÚBLICA
Respeitando à legislação vigente, implementação no Portal do Conselho, as informações sobre os valores e aplicações das verbas do Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe.
10 – CAMPANHA DE VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Atividade que contou com a participação de diversos profissionais da enfermagem em valorizar o Dia do Trabalho, Dia do Enfermeiro, Dia do Técnico e do Auxiliar;
Campanha do Dia da Mulher, que ofereceu um serviço às mulheres que vieram ao Conselho em seu dia;
Incentivo ao Conhecimento com implantação em Redes Sociais de termos da Enfermagem através da Palavra do Dia;
Valorização dos profissionais aniversariantes do mês
Campanha do Dia da Mulher, que ofereceu um serviço às mulheres que vieram ao Conselho em seu dia;
Incentivo ao Conhecimento com implantação em Redes Sociais de termos da Enfermagem através da Palavra do Dia;
Valorização dos profissionais aniversariantes do mês
11- AQUISIÇÃO DE NOVOS VEÍCULOS, REFORMA, AMBIENTAÇÃO E ESTRUTURA BÁSICA
Aquisição junto ao Conselho Federal de Enfermagem de dois novos veículos para serem direcionados à ampliação do serviço de fiscalização; Realização de pintura do prédio, melhoria nos móveis e placas externas de sinalização do Conselho. Bem como qualificação no serviço de atendimento.
12 – PRESENÇA DO COREN/SE EM SOLENIDADES – Conselheiros prestigiaram as posses do Secretário Estadual de Saúde, da nova diretoria do Conselho Federal de Enfermagem – Cofen; Participaram de solenidades de formatura de graduação e da posse da diretoria do Conselho Regional de Odontologia (CRO).
13 – FORMAÇÃO DE DIRETORIAS – O Coren/SE foi dividido em diretoria para oferecer maior assistência por parte dos Conselheiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário