Powered By Blogger

domingo, 12 de julho de 2015

AS AÇÕES DA NOSSA UBS DONA SINHAZINHA, É DESTAQUE, NA CAPA DO SITE DA REDE HUMANIZASUS! MAIS UMA VEZ, MUITO OBRIGADO REDE HUMANIZASUS! OBRIGADO BRASIL!! É O SUS QUE DÁ CERTO EM ARACAJU-SE

Por:  Marcia Meirellys - Conselheira de Saúde da UBS Dona Sinhazinha e Ativista do SUS

A TV SI RECOMENDA: 

Visite a Rede Humanizasus, você 

vai amar a cada dia!



O que é a Rede HumanizaSUS?

Rede HumanizaSUS é a rede social das pessoas interessadas e/ou já envolvidas em processos de humanização da gestão e do cuidado no SUS.
Nosso objetivo é criar uma rede de colaboração, que permita o encontro, a troca, a afetação recíproca, o afeto, o conhecimento, o aprendizado, a expressão livre, a escuta sensível, a polifonia, a arte da composição, o acolhimento, a multiplicidade de visões, a arte da conversa, a participação de qualquer um.

Trata-se de uma arena aberta pela Política Nacional de Humanização para ampliar o diálogo em torno de seus princípios, métodos, diretrizes e dispositivos.
Uma aposta no coletivo. Uma aposta na inteligência coletiva. Uma aposta na constituição de coletivos inteligentes.
Aposta no Coletivo HumanizaSUS. Coletivo que se constitui em torno desse imenso acervo deconhecimento comum, que se produz sem cessar nas interações desta Rede.

A grande aposta é que essa experiência colaborativa aumente nossa potência coletiva para o enfrentamento dos grandes e complexos desafios da humanização no SUS.

Política Nacional de Humanização - HumanizaSUS

Em 2001, a humanização pela primeira vez aparece no nome de um Programa: Programa Nacional de Humanização do Atendimento Hospitalar (PNHAH). O PNHAH visava melhorar a qualidade do atendimento hospitalar , através de ações que davam ênfase à melhora da assistência, focando principalmente as relações entre usuários e profissionais da área da saúde.
Desde então, a humanização avançou também em outras instâncias do SUS, e o que era um programa se transforma, em 2003, em uma Política: a Política Nacional de Humanização (PNH).

Com a PNH, as ações de humanização voltam-se também para as demais  instâncias da saúde, pois a Política objetiva a garantia e efetivação do SUS, através da mudança dos modos de fazer, dos modelos de atenção e gestão da saúde.

PNH entende humanização como a valorização dos diferentes sujeitos - usuários, trabalhadores e gestores - implicados no processo de produção de saúde. Valorizar os sujeitos é oportunizar uma maior autonomia, a ampliação da sua capacidade de transformar a realidade em que vivem, através da responsabilidade compartilhada, da criação de vínculos solidários, da participação coletiva nos processos de gestão e de produção de saúde.
Porque o SUS que queremos só é possível em uma construção coletiva, em Rede.

Para saber mais sobre a PNH, visite a Área da PNH.
 



Nenhum comentário: