TV PSI entrevistou Eduardo Gomes,Vice-Presidente do Conselho Estadual de Saúde e em contato pela primeira vez com Roseane Patrício, Presidente do Conselho Municipal de Saúde, fizemos uma entrevista tendo em vista a 10° Conferência Municipal de Saúde de Aracaju, que acontecerá 09 e 10 de julho.
Assista entrevista:
A TV PSI, participou de uma reunião no Hotel Real Classic, Várias lideranças dos movimentos Sociais, militantes novos e da velha guarda, discutiram a saúde e o SUS em nível local, Estadual e Nacional, nem todos os delegados estavam presentes.
Mais de 100 pessoas participaram do evento.
A blogueira e Conselheira da UBS Dona Sinhazinha e delegada da Conferência, entrevistou Eduardo Gomes, Vice-Presidente do Conselho Estadual de Saúde e a Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Aracaju Roseane Patrício.
VEJA ENTREVISTA
TV PSI: Qual a opinião de vocês a respeito deste evento?
Eduardo Gomes:
Nós nos sentimos em nome do Conselho Estadual de Saúde, honrado em receber este convite porque é uma das etapas da conferencia municipal, que os movimentos sociais reunidos, diga-se de passagem, foram mais de 100 pessoas, reunidos para debater a política de saúde, os movimentos sociais querem discutir as políticas de saúde e nós endossamos o que o Conselho Municipal de Saúde propôs e nós do Conselho Estadual, estamos juntos para somarmos com eles.
TV PSI: Roseana o que é você me diz desse momento maravilhoso, após essa reunião, já que a 10° Conferência Municipal de Saúde vai acontecer dias 09 e 10?
Roseane: Eu agradeço ao Eduardo por ter atendido o nosso pedido e ter vindo participar, O momento hoje pra mim foi de fundamental importância, porque podemos observar vários fatos novos, mostra que as lideranças dos movimentos Sociais, e aqueles que são militantes da velha guarda também estão acompanhando as mudanças que vem tendo de acordo com a lei do SUS a nível nacional e a nível local.
A gente percebeu a unidade entre os usuário, e nossas propostas que vai ser levada para a Conferencias Estadual e Nacional. e aqui saiu uma determinação muito séria, que é defender o nosso próprio segmento que é o usuário e saber que nossas propostas que vai ser levadas para a Estadual e depois para a Nacional, vai ser uma proposta que reflete o dia a dia do usuário no posto na unidade de saúde, nos hospitais e o entendimento é acho muito importante esses momentos de articulação de várias entidades, e a gente nunca mais tinha visto tanta participação, tem LGBT, negros, igrejas não só pastoral, candomblé, espiritismo, tem vários segmentos hoje aqui, participando, mostrando que todo mundo com um só objetivo que é a construção da política de saúde do município de Aracaju e do estado, e que todos juntos com certeza, vamos atingir o objetivo e nosso papel e de usuário e não de gestor
TV PSI: Qual a sua perspectiva, para o evento da Conferência Municipal de saúde que irá acontecer na próxima quinta e sexta feira, 09 e 10 de julho?
Roseane:Nós temos uma programação ampla teremos alguns homenageados, a exemplo do Eduardo pelo trabalho relevante que fez pela saúde do município de Aracaju, Eduardo faz parte do momento que o conselho aprovou a criação do SAMU, esse conselho de saúde foi uma grande renovação na política de saúde no Brasil, o conselho foi referencia na criação do cartão sus tudo isso foi da época que Eduardo fez parte parte desse conselho a entidade continua participando por isso que Eduardo vai ser homenageado.
Várias outras autoridades vão ser homenageadas, usuários, gestor e trabalhadores, e que contribuíram de alguma forma pra que essa politica de saúde mudasse um pouco, mas, e o o mais importante é a participação do conselhos local é o exercício do controle social, eleição dos delegados para a conferencia estadual para o conselho municipal vai ser um marco muito importante para aqueles que estão participando da conferencia.
TV PSI: Você como Vice- Presidente do Conselho Estadual de Saúde, participou de varias conferencias nas cidades do interior de Sergipe, qual a sua perspectiva, já que na próxima quinta feira vai aqui em de Aracaju?
Eduardo: Nós ficamos felizes e tem um fato novo nisso, como diz as pessoas, nós, o controle social, a participação do povo, isso é fato e estou vendo esse exercício aqui, praticando, eu tenho vivido e viajando muito e estou notando que o numero de usuários ta diminuindo e aqui eu vi o inverso, aqui eu vi a massa formada com o usuário. É um fato novo, diferente, é por isso que muitas vezes a gestão tem medo, por que o povo quando quer se une, e juntos seremos fortes. Nó somos entidade e entidade nós somos povo, e o povo vai vencer!
TV PSI: E o SUS representa de fato o usuário?
Eduardo: É a maior sigla partidária do mundo chama-se SUS, Aqui não tem tendencia partidária, aqui tem política de saúde, que exercita na sua plenitude e é executada pela gestão mais com a contribuição dos movimentos sociais.
TV PSI: Como ativista do SUS a gente percebe que é um trabalho levado a sério!
TV PSI: Roseane para finalizar entrevista, qual o recado que você deixa para os usuários do SUS aqui de Aracaju?
Rosane: O recado que eu deixo é que cada um deve ser fiscalizador do sistema, independente de estar ou não no conselho municipal ou local. O direito a saúde é um direito de todos! Está na Constituição Brasileira está nas diretrizes do SUS, cada um tem que participar sim ativamente do seu posto, do hospital, das suas clínicas, que sejamos mais atuantes nas nossas ações, por que hoje, infelizmente a saúde de Aracaju está passando por um momento crítico, é uma falta de remédio muito grande, falta de exames, falta de cirurgias, e é essa população que é chamada de terceiro setor que e a população que é atendida é que precisa dar uma vira volta nesta situação que está ai no município de Aracaju.
TV PSI: E o seu recado Eduardo?
Eduardo:Eu endosso as palavras dela, por que se nós sairmos no meio de comunicação, sai das esquinas, sair daqueles cantos da fofoca e vim praticar saúde dento do conselho, ou dentro das conferencias, ai sim, é legitimo e é legal, as portas estão abertas, teve conferencia em 42 locais de saúde, veja grave isso, em 42 unidades de saúde, elegeu-se delegados, elegeu-se conselho local, veja a diferença! Mostre no Brasil qual é o Estado que tem isso? Sergipe mais uma vez dá show, dá exemplo!
TV PSI: Muito bem, muito obrigado, essa entrevista foi para a TV PSI e consequentemente para a Rede HumanizaSUS a gente vai publicar. E vai um recado ai para os usuários do SUS: Vamos a luta para um SUS que dá certo no Brasil!
Eduardo: E juntos seremos fortes.
Roseane: Com certeza!
Obrigado pela entrevista. A TV PSI estará sempre a disposição!
Nenhum comentário:
Postar um comentário