Powered By Blogger

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Papa celebra missa em Aparecida na presença de milhares de fiéis

       Lúcia Müzell

 O papa Francisco é esperado no Santuário Nacional de Aparecida por volta das 10h, nesta quarta-feira. Ele vai do Rio de Janeiro para São José dos Campos em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e seguirá para Aparecida de carro, devido ao mau tempo. Milhares de fiéis viraram a noite em frente à basílica, para tentar garantir um lugar na missa que será celebrada pelo papa logo mais.

Está quase tudo pronto para a chegada do papa Francisco à Basílica de Nossa Senhora Aparecida, na manhãde quarta-feira (24).
Está quase tudo pronto para a chegada do papa Francisco à Basílica de Nossa Senhora Aparecida, na manhãde quarta-feira (24).
REUTERS/Edson Lopes Jr

                            

A visita à Aparecida do Norte foi um pedido pessoal do pontífice argentino. No total, 200 mil peregrinos devem lotar a cidade para ouvir o pontífice, mas apenas 15 mil conseguirão entrar no Santuário e assistir a missa.
Pelo menos dois motivos levaram o papa a incluir Aparecida em seu roteiro no Brasil, segundo o teólogo Fernando Carneiro de Andrade, da PUC-Rio. Em primeiro lugar, o fato de Nossa Senhora Aparecida ser a padroeira do país, uma santa de grande devoção popular. Em segundo lugar, a cidade sediou a última Conferência do Episcopado Latinoamericano, evento que deu continuidade a uma série de reuniões que marcam a igreja do continente. Na ocasião, o cardeal Jorge Bergoglio (nome do papa Francisco) presidiu a elaboração do documento final, lembra o teólogo, dando ao texto um acento profético que retoma a opção pelos pobres e pelas comunidades eclesiais de base.
Segurança em Aparecida   
andrew medichini
Papa Francisco, devoto de Nossa Senhora, aceitou convite para celebrar missa no templo de Aparecida
De acordo com o Exército, cinco mil homens farão a segurança do papa em Aparecida, entre Exército, Marinha, Aeronáutica, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal. Todo o esquema de segurança foi desenvolvido em conjunto com a Guarda Suíça do Vaticano, que acompanha os deslocamentos do papa. Ontem, batedores e carros simularam o trajeto que deverá ser seguido por Francisco a partir do momento em que descer no heliponto.
Ao final da missa, está previsto na programação que o papa fará uma bênção, em uma tribuna, aos peregrinos que estiverem na parte de fora da basílica. O pontífice vai almoçar no Seminário Bom Jesus e visita a arquidiocese antes de retornar ao Rio de Janeiro, por volta das 16h. O último compromisso do dia será um encontro com jovens dependentes químicos no Hospital de São Francisco, na capital fluminense.

Nenhum comentário: