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segunda-feira, 16 de novembro de 2015

INES- Sucesso retumbante, foi o XIV Congresso Internacional e XX Seminário Nacional “Experiências Surdas: Políticas e Práticas”. Parabéns a todos do INES e da TV INES pelo sucesso!



SEJA BEM VINDO A TV PSI!  VOLTE SEMPRE!!
Obs.: As fotos de cobertura da TV PSI, podem ser copiadas, compartilhadas, desde que citada a fonte: http://tvpsi.blogspot.com.br/


Por: Marcia Meirellys


Esta blogueira esteve participando nos dias 27 a 30 de outubro do XIV Congresso Internacional e XX Seminário Nacional “Experiências Surdas: Políticas e Práticas”, realizada pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Fizemos um registro simbólico do evento, que aconteceu em Copacabana, no Rio Othon Palace, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Mais de mil pessoas participaram do evento mais esperado do ano. Vale ressaltar que foi tudo super organizado, bem arquitetado, "como manda o figurino". Parabéns ao diretor Marcelo Cavalcante e equipe! 
Pra mim foi tudo muito gratificante. Voltei para Aracaju-Sergipe "de alma renovada". Como acadêmica de Psicologia e estudante do curso de LIBRAS do CAS-SE, sinto-me honrada. Tenho comigo um sonho... um desejo enorme de um dia poder estudar no "Templo sagrado dos Surdos do Brasil- INES". Quero me formar em pedagogia bilíngue, fazer pesquisa e ser professora...é meta para a minha vida, trabalhar com a comunidade surda, tenho um amor muito grande pela Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e pelos surdos, e tenho um encanto natural pelo INES.  É inexplicável! Adoro também o Rio de Janeiro. A história do INES me encanta!!
Uma das coisas bacanas que aconteceram no congresso, além de adquirir conhecimentos, foi conhecer pessoas maravilhosas do INES, da TV INES, que esbanjaram simpatia e muita competência. Conheci também, congressistas e participantes, que não esconderam a grande satisfação, assim como eu, de poder participar do evento, a exemplo do palestrante Franclin  
Nascimento, presidente da ANEI Brasil-Associação Nacional de Educadores Inclusivosa participante, Magali dos Santos, Ana Paula Machado e Ana Paula do CAS-Sergipe, dentre outros, inclusive mando um abraço pra todos vocês.
Temo citar nomes e esquecer de alguém, mas, quero agradecer aqui a gentileza do simpático diretor do  INES, Marcelo Cavalcante, obrigado pelo convite para conhecer o Instituto Nacional de Surdos (INES), o mesmo convite foi feito pela querida Edna Gomes. Claro que não vejo a hora de ir outra vez ao Rio de Janeiro, e conforme conversamos, gostaria de fazer um registro e reportagem do INES, para o blog TV PSI. Torço para que esse desejo seja logo concretizado. 
Mando um grande abraço pra todos vocês: diretor do INES Marcelo Cavalcante, Edna Gomes, Gabriela Rizo, Paulo do Nascimento César Augusto, Gilsilene Gonçalves, Solange Maria Rocha,  Presidente a Associação de Pais (APINES) Antônio Carvalho, Suzana, Samuel, Nila. Em nome de todos vocês abraço a todos  que conheci. E em nome da Tathiana Targine, (TV INES) e do  professor Heveraldo Ferreira, quero abraçar a todos da TV INES. Deixo claro que, mesmo que o nome não esteja aqui citado, acredite, nunca mais vou esquecer de todos vocês! 
Parabéns a todos que fazem "o templo sagrado"  INES" acontecer! Parabéns pra vocês que fazem o sucesso da admirável TV INES. Parabéns pelos 2 anos de plena ascensão ! Uma TV que mais tem calor humano no Brasil. 
Quero relatar que ADOREI CONHECER TODOS VOCÊS!   


Click e assista



SUCESSO TOTAL, FOI A MARCA, DO XIV CONGRESSO INTERNACIONAL E XX SEMINÁRIO NACIONAL DO INES. "EXPERIÊNCIAS SURDAS: POLÍTICAS E PRÁTICAS" 2015

Estiveram presentes na abertura, o Secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antônio José Ferreira,  que ministrou a primeira conferência do encontro, “A Libras como direito”. Na mesa de abertura marcaram presença  representantes  da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência; Ministério da Educação; Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão; Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro; Secretaria Municipal de Educação e do Instituto Municipal Helena Antipoff e o anfitrião do congresso, o diretor geral do INES, Marcelo Cavalcanti.
Como trata-se de um evento internacional, vários participantes de outros países marcaram presença, a exemplo Peter Paul, dos Estados Unidos, da Universidade Estadual de Ohio, e Maribel Gárate, da Universidade Gallaudet, referência mundial no ensino superior para surdos, além de Joel Barish, fundador do DeafNation, que tem feito coberturas jornalísticas sobre manifestações pelos direitos das pessoas surdas e outros temas de relevância para a comunidade.
Além dos ilustres participantes citados logo acima, abrilhantaram o evento, o presidentes da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS) e da Federação Desportiva de Surdos do Estado do Rio de Janeiro (FDSERJ), os temas abordados foram: o desempenho de atletas e a realização das surdolimpíadas. O primeiro dia do congresso também contou com palestras do coletivo Corpo Sinalizante, de arte-educadores do Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo, do repositório online de produções culturais CulturaSurda.net.
Um dos destaques também  foi  a participação do o primeiro piloto surdo do Brasil, João Paulo Marinho,  mais conhecido com João Avião, um surdo que quebrou a barreira do impossível.

Durante todos os dias do evento,  grupos de trabalho (GTs)  foram formados durante o evento, que se reuniram para discutir vários assuntos , com temas sempre relacionados à área de surdez, esses grupos apresentaram suas conclusões no último dia do encontro, 30 de outubro, onde todos os participantes se reuniram no auditório para as apresentações.  Essas atividades deram-se início na tarde do primeiro dia do evento, coordenado por profissionais do INES, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).  Posso afirmar que os GTs foi um sucesso!

CONFIRAM FOTOS  EXCLUSIVAS DO BLOG TV PSI, DO  XIV CONGRESSO INTERNACIONAL E XX SEMINÁRIO NACIONAL DO INES. "EXPERIÊNCIAS SURDAS: POLÍTICAS E PRÁTICAS" 2015

PARABÉNS PELA ORGANIZAÇÃO! EVENTO NOTA 10 !!


Diretor do  INES, Marcelo Cavalcante


Gabriela Rizo - INES
Edna Gomes-INES
Paulo do Nascimento- INES

 César Augusto- INES

Solange Maria  da Rocha - INES

Professor e apresentador, Heveraldo Ferreira - TV INES

Edna Gomes-INES e Franclin Nascimento -IFB

 APINES - Antônio Carvalho, Suzana, Samuel, Nila


Tathiana Targine - TV INES














 















A TV INES, FEZ UMA BRILHANTE COBERTURA DO EVENTO! OUTRO PONTO SUPER POSITIVO, FOI O ESTANDE. SUPER DIVERTIDO. COM BRINCADEIRAS E DISTRIBUIÇÃO DE BRINDES. O PÚBLICO ADOROU!! PARABÉNS A TODOS VOCÊS!










 



















































 













































 

























 
PARABÉNS A VOCÊS DA TÉCNICA. DERAM UM SHOW DE COMPETÊNCIA!




 PARABÉNS A TODOS, PELO EXCELENTE TRABALHO! 







Vamos dar uma conferida como foi a programação do  XIV Congresso Internacional e XX Seminário Nacional “Experiências Surdas: Políticas e Práticas" ? 


Conversei com Mônica Mendes, Jornalista do INES, e ela concordou que publicássemos as matérias do site oficial na TV PSI. Obrigado Mônica, parabéns pelo trabalho. 
Confiram:

Leiam depoimentos importantes do diretor do INES e integrantes, da organização do evento, retirado da matéria de abertura:

O diretor geral do INES, Marcelo Cavalcanti, anunciou algumas das novidades desta edição: as cabines com intérpretes; a exposição da Fundação Portinari no saguão de entrada, com recurso de QR code que apresenta as obras de arte; o batismo do sinal do congresso, que inspirou a logo do evento; a programação cultural e os grupos de trabalho (GT). Segundo o diretor, a marca do congresso deste ano é a troca  – de experiências, conhecimentos e ideias. “Isso acontece principalmente através dos GT, que reúnem surdos e profissionais da área de vários países”, afirmou.” Marcelo Cavalcante

“Gabriela Rizo, diretora do Departamento de Desenvolvimento Humano, Científico e Tecnológico (DDHCT) do INES, enfatizou que um dos objetivos do evento é veicular saberes e estudos sobre educação e surdez, possibilitando criar novos objetos e políticas em torno do tema e do protagonismo surdo. “Este é um encontro da diversidade. Aqui, somos iguais”, acrescentou.”  Gabriela Rizo


“Chefe de gabinete do INES, Paulo Nascimento, lembrou a importância da presença de representantes de instituições estrangeiras, agregando conhecimentos e trazendo ao Brasil seus aprendizados na área. “Antigamente tínhamos apenas um seminário, que virou um congresso internacional. Este novo modelo é um grande ganho não só para a educação de surdos, mas a educação como um todo”, completou.”  Paulo Nascimento


“Para Luiz Carlos Souza, professor do INES que coordena um grupo de trabalho sobre material didático-pedagógico, a criação dos GT tem muito a contribuir para o debate e a implementação de novas práticas: “É uma proposta nova e diferenciada, em que cada um vai trazer experiências de temas pertinentes todos os dias”, disse ele, em Libras.”  Luiz Carlos Souza

“Jeanie Liza Macedo, que participa do evento há 12 anos, também aprova as mudanças recentes: “Nos últimos anos têm vindo mais convidados de outros países. Além disso, agora há mais foco no ensino infantil e oportunidades para se debater experiências”, destacou ela, que é professora de Libras da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e comemorou a criação de um sinal para o congresso.”  Jeanie Liza Macedo



XIV Congresso Internacional e XX Seminário Nacional do INES: conferência da Unicef é destaque do segundo dia
· 28 DE OCTOBER DE 2015

Rosângela Berman Bieler e Luciana Phebo abordaram o trabalho da Unicef

O segundo dia do XIV Congresso Internacional e XX Seminário Nacional “Experiências Surdas: Políticas e Práticas”, promovido pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) no Rio de Janeiro, teve como destaque o debate sobre a construção da igualdade na educação. Nesta quarta-feira, dia 28, representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) ministraram uma palestra sobre o tema. Rosângela Berman Bieler, conselheira sênior sobre crianças com deficiência, destacou os esforços das Nações Unidas para garantir uma educação inclusiva de qualidade em todo o mundo.
– Acompanhe pela TV INES a cobertura em vídeo do Congresso: www.tvines.com.br
– Para saber quais atividades e palestras serão transmitidas online, confira a programação aqui
Segundo Rosângela, o papel da Unicef é dialogar, monitorar e orientar os ministérios de educação e o poder legislativo dos 191 países em que atua, a fim de propor e cobrar medidas como o investimento em tecnologias de apoio e a criação de materiais didáticos em formatos acessíveis a todos os alunos, por exemplo. “Educação inclusiva não é simplesmente inserir o aluno com deficiência na sala de aula; é adequar todo o currículo àquele aluno. E no caso dos surdos, a língua de sinais tem que estar contemplada”, afirmou.
Rosângela reforçou que a diversidade humana precisa ser respeitada: “Não há um modelo que agrade a todo mundo. Deveria haver opções para que cada um siga seus desejos como quiser”, concluiu. Na conferência, que aconteceu no fim da tarde, Luciana

Phebo, chefe nacional da Plataforma dos Centros Urbanos da Unicef, ainda lembrou da necessidade do protagonismo juvenil: “Precisamos da participação dos jovens com deficiência, pela garantia de seus direitos – à educação, ao esporte etc – e para se engajarem nas demais causas de crianças e adolescentes”.


Isabel Portella e Camila Alves (sentadas), após palestra

Durante o dia, a programação do evento incluiu a troca de experiências sobre publicações voltadas para surdos ou para a área da surdez e a acessibilidade em espaços e projetos culturais. “Temos leis suficientes no Brasil para tornar museus e outros ambientes culturais mais acessíveis a todos; a questão é como colocá-las em prática. Na Rede de Acessibilidade em Museus (RAM), compartilhamos iniciativas, discutimos soluções e definimos bases a fim de acessibilizar esses locais”, falou Isabel Portella, coordenadora da RAM, curadora e pesquisadora do Museu da República, em entrevista.
Isabel acredita que ainda há obstáculos entre o público surdo e os espaços culturais tradicionais: “É preciso chegar até esse público e trazê-lo. Nem sempre eles se sentem interessados em ir a exposições porque acham que não serão bem recebidos ou inseridos. Deve-se estabelecer essa ligação”. Para Camila Alves, arte-educadora do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), a presença de profissionais surdos ou bilíngues é uma forma de atrair o público. “Damos prioridade a ter esses profissionais na nossa equipe, que hoje conta com dois educadores bilíngues”, disse. 


Palestra de Joel Barish lotou a sala



O congresso também apresentou trajetórias em direitos humanos, redes familiares e conexões mundiais. As palestras de Joel Barish, fundador da DeafNation, e David de Keyzer, coordenador do festival europeu de arte e cultura surda Clin d’Oeil, foram as mais disputadas. “Em nossas viagens pelo mundo, já fomos a 81 países, registrando encontros com surdos em pelo menos 33 deles. Pesquisamos sobre esses lugares, como os surdos vivem ali, conhecemos suas culturas e propagamos os pontos positivos”, contou Joel. “Tendo os mesmos objetivos, é mais fácil unir forças, nos juntarmos para criar e expandir nossos ideais”, indicou David aos surdos que desejam empreender projetos semelhantes.
Em outra palestra, Roger Prestes, da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis), falou sobre direitos humanos e legislação ao lado de Kasper Bergmann, da World Federation of Deaf. “Precisamos acompanhar as políticas públicas. A luta individualizada é desvalorizada. Juntos somos mais fortes”, afirmou Roger, citando, ainda, os movimentos de negros e mulheres surdas e o Fórum Regional dos Direitos Humanos Surdos, que procura formar líderes e propor políticas públicas aos órgãos competentes.
Estande de livraria oferece descontos em obras

Estandes
Nos espaços de convivência do congresso, quatro estandes estão chamando a atenção dos participantes. Um deles é o da TV INES, que está fazendo a cobertura do evento. A Divisão de Qualificação e Encaminhamento Profissional (Diepro) do INES também montou um estande para vender os produtos confeccionados por alunos dos cursos profissionalizantes oferecidos no instituto. No segundo andar do hotel, estão a loja Libras Mundo e o espaço da editora Wak, com livros sobre educação e surdez, inclusive de professores do INES, vendidos com desconto.
– Clique aqui para ver mais informações sobre o XIV Congresso Internacional e XX Seminário Nacional “Experiências Surdas: Políticas e Práticas”


XIV Congresso Internacional e XX Seminário Nacional do INES: terceiro dia levantou questões sobre a situação dos surdos no mundo
· 29 DE OCTOBER DE 2015
Kasper Bergmann mostrou dados sobre surdos no mundo



A situação atual das comunidades surdas no mundo foi tema da última conferência do XIV Congresso Internacional e XX Seminário Nacional “Experiências Surdas: Políticas e Práticas”, promovido pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) no Rio de Janeiro. Nesta quinta-feira, dia 29 de outubro, terceiro dia do evento, Kasper Bergmann, da World Federation of the Deaf (Federação Mundial de Surdos – WFD), veio de Copenhague, na Dinamarca, para explicar a atuação da entidade e responder a perguntas da plateia.
A WFD trabalha em parceria com as Nações Unidas e outras instituições pela garantia dos direitos das pessoas surdas em diversos países. “Ainda existe desigualdade em relação aos ouvintes e há a necessidade de equiparação, inclusive em termos de remuneração salarial e acesso a serviços de interpretação e a educação bilíngue”, disse Kasper, em língua de sinais. Na conferência, ele apresentou resultados de pesquisas sobre a inclusão social de surdos em todo o mundo e elogiou o trabalho do INES e a iniciativa da TV INES. O mediador foi Roger Prestes, da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis). Os dois já haviam compartilhado suas trajetórias em direitos humanos durante o congresso.



Manhã foi reservada para os grupos de trabalho (GT)


Ao longo do dia, os grupos de trabalho (GT) continuaram suas atividades e o público presente teve a oportunidade de assistir a mais debates e apresentações sobre temas pertinentes ao campo da surdez e ao protagonismo surdo. José Ednilson Junior, da World Association of Sign Language Interpreters (WASLi), e Neiva de Aquino Albres, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mostraram experiências na área de tradução e interpretação, como a realização de encontros internacionais e os acordos com universidades para a criação de publicações específicas para profissionais da área. José Ednilson destacou que a presença das cabines de intérpretes nesta edição do congresso foi um diferencial: “Essa dinâmica facilita o trabalho dos tradutores e intérpretes”.
Véronique Dufour, da Prefeitura de Paris, falou sobre PMI

Em questões sobre acesso à saúde, doutores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) falaram sobre a disponibilidade de tratamentos e implantes cocleares na rede pública – e Guilherme Chazan, do INES, aproveitou para contar sua história como surdo implantado. A palestrante convidada Véronique Dufour mostrou como funciona o Centro de Proteção Maternal e Infantil da Prefeitura de Paris, na França. Ela ressaltou que, ainda que o Brasil, historicamente, tenha seguido o modelo francês de educação de surdos, nos últimos anos alguns avanços aconteceram mais rapidamente aqui do que lá. “O reconhecimento da língua de sinais e a obrigatoriedade do teste da orelhinha em recém-nascidos demoraram mais a se tornar uma realidade na França”, exemplifica, em entrevista ao portal INES.








Maribel Gárate e Marcelo Cavalcanti, diretor do INES

Maribel Gárate, da Universidade Gallaudet, referência mundial no ensino superior para surdos, ministrou mais uma palestra no congresso, desta vez sobre a presença dos surdos nas universidades, ao lado de Rodrigo Rosso, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Para uma sala lotada, a professora contou como funciona o acesso e permanência dos alunos surdos na Gallaudet, nos Estados Unidos, os serviços de apoio na assistência estudantil e os problemas enfrentados, às vezes semelhantes aos que existem no Brasil: “O sistema de ensino não é perfeito, principalmente com relação ao ingresso de estudantes, que às vezes não tiveram uma boa formação anterior e precisam prestar exames de proficiência”.

Maribel destacou a importância da valorização da cultura surda e da formação e avaliação de professores. Segundo ela, embora contem com intérpretes na universidade norte-americana, a intenção é que todos os docentes sejam bilíngues. “Temos aproximadamente 900 professores – metade é de surdos. Quando ingressam na faculdade, eles são avaliados e há orientações periódicas para que melhorem a fluência em ASL (língua americana de sinais). Se no período de até seis anos não houver domínio da língua, são dispensados do programa”, explicou.




A construção do ser negro surdo foi um dos temas da tarde
O penúltimo dia do evento ainda levantou discussões sobre a construção da identidade do negro surdo, além de apresentar trajetórias de atletas com surdez e experiências em festivais culturais. Estiveram presentes e assistiram às palestras do congresso representantes da Associação de Pais do INES (Apines) e de Centros de Capacitação de Profissionais de Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS), como o do Maranhão, sede do último Seminário sobre Educação e Surdez do INES com o CAS.

– Clique aqui para ver mais informações sobre o XIV Congresso Internacional e XX Seminário Nacional “Experiências Surdas: Políticas e Práticas”

As fotos a seguir foram copiadas do site e facebook oficial do INES:
site do INES: http://www.ines.gov.br/
https://www.facebook.com/InstitutoNacionaldeEducacaodeSurdos/ 
Cerimônia de abertura do XIV Congresso Internacional e XX Seminário Nacional do INES. ‪#‎CongressoINES

Na mesa de abertura, também se pronunciaram representantes do Ministério da Educação; da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão; da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência; da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro; da Secretaria Municipal de Educação e do Instituto Municipal Helena Antipoff, além do diretor geral do INES, Marcelo Cavalcanti. Foi apresentada ao público uma versão comemorativa do hino nacional em Língua Brasileira de Sinais (Libras), em vídeo, interpretada pelo professor Bruno Ramos, do INES.

O professor Luiz Carlos Souza e Heveraldo Ferreira, apresentador da TV INES
João Paulo Marinho é o primeiro piloto de avião surdo do país
Maribel Gárate, da Gallaudet University, ministrou palestra


Joel Barish, do DeafNation, veio dos Estados Unidos e

 também participou do primeiro dia do ‪#‎CongressoINES






"Unicef: a Construção da Igualdade na 


Educação"

Rosângela Berman Bieler e Luciana Phebo abordaram o trabalho da Unicef

Isabel Portella e Camila Alves (sentadas), após palestra
Palestra de Joel Barish lotou a sala

 Estande de livraria oferece descontos em obras




‪#‎CongressoINES: Experiências em Tradução e Interpretação, questões sobre acesso a saúde, e trajetórias dos negros surdos na sociedade e dos surdos no ensino superior


 Diretores do INES com Maribel Gárate, da Universidade Gallaudet, e Joel Barish, do DeafNation. ‪#‎CongressoINES‬


          


Véronique Dufour, da Prefeitura de Paris, falou sobre PMI

  Maribel Gárate e Marcelo Cavalcanti, diretor do INES
 Kasper Bergmann mostrou dados sobre surdos no mundo
Manhã foi reservada para os grupos de trabalho (GT)



A seguir, reprodução do vídeo oficial e de textos da abertura do evento. Confira:

Vídeo de Boas Vindas da abertura do  XIV Congresso Internacional e XX Seminário Nacional “Experiências Surdas: Políticas e Práticas”

Entrevistado: Marcelo Cavalcante, Diretor do INES

MM: Marcelo, durante o congresso, o INES confirma seu papel de promotor de espaço de discussão sobre políticas e práticas, na educação de surdo do país. O que essa edição do evento traz de relevante para a comunidade?
 MC - “O Congresso traz a troca de experiência através de grupos de trabalho,  que vão reunir surdos e profissionais de outros países,  justamente para essa troca de experiência. Eu acho que a comunidade surda e a comunidade de ouvintes e profissionais que trabalham na área vão ganhar muito em relação a isso.”   Marcelo Cavalcante, Diretor do INES

Intérprete do INES:  Jardel dos Santos
Mônica Mendes: Jornalista do INES


Entrevistado: Paulo do Nascimento, Chefe de gabinete do INES

“É de suma importância,  esse XIV Congresso Internacional do INES, para levar a cabo essa pergunta. Hoje nós estamos aqui, 
representantes de vários países que vão discutir a educação de surdos de qualidade. Um evento que antes começou apenas com um seminário, há uns 14 anos passados, e hoje chegamos ao nível de um congresso internacional, com um novo modelo, com grupos de trabalho, eu acho que nesse aspecto é um grande ganho, para não só a educação de surdos, como para educação como um todo, no momento onde nós vamos discutir várias faces da educação para pessoas surdas.” Paulo do Nascimento

Intérprete do INES: Jardel dos Santos



Entrevistada: Gabriela Rizo, Diretora do DDHCT/INES


















“O que eu penso é que primeiramente o INES, ele tem esse encontro como encontro adicional, como instituição, cujo o objeto é a surdez, é tá veiculando saberes e estudos sobre os surdos, eu acho que é um encontro , na verdade como qualquer outro, a grande importância dele, você me fala da comunidade surda, dos surdos, é exatamente um encontro da adversidade, e que se torne igual, porque os encontros e os ouvintes também são assim, a gente tem um monte de gente numa comunidade se encontrando a única diferença é que aqui estamos falando em outras línguas, aqui estamos sendo bilíngues,  e voltados para o objeto que é importante pra todos. É um encontro, que representa a igualdade do surdo, estamos aqui em igual posição como tantos outros eventos que existem no país mais que se revela na quantidade de pessoas que tem aqui falando LIBRAS, e na possibilidade da gente criar novos objetos, criar novos eventos em torno da surdez e do protagonismo surdo à cerca de si mesmo, e daquilo que deseja estudar o  que  deseja fazer experiência da sua vida.”  Gabriela Rizo
Aline Campos: Intérprete do INES
Mônica Mendes: Jornalista do INES


Entrevistado: Luiz Carlos, Professor do INES



"Bem eu não lembro exatamente quantas vezes participei do congresso do INES, mas, sei que foram muitos.  Os grupos e os GTs  é uma proposta diferenciada e nova,  a qual eu tenho o objetivo de trazer discussões sobre cada tema, temas pertinentes ao nosso Brasil, cada um vai trazer a sua experiência,  a gente vai fazer essa troca de experiência a cada dia, percebendo o que vai ser falado em cada GT, começando na sexta feira e terminando na sexta feira, onde a gente vai concluir colher essas experiência, vai ser legal e muito boa.”  Luiz Carlos

Intérprete do INES: Aline Campos


Entrevistada: Jeane Ferraz, Professora da UFFRJ

“Bom, eu participo do congresso do INES há 14 anos, eu participo aqui.  Em todos esses anos eu conheço bastante o congresso , mas, esses últimos dois anos eu tenho percebido que tem mais convidados,  pessoas de outros países, pessoas que falam da educação com foco no ensino infantil, é muito importante, e também agora parece que é diferente, porque o congresso agora tem sinal,  e é uma experiência, unicamente surda e também é a primeira vez que tem grupos de trabalho, nunca teve grupos de trabalho, então esses grupos de trabalho são legais, eu vou conhecer isso hoje,  porque eu cheguei agora e a gente viu uma movimentação, antigamente a gente estava sempre no auditório, agora a gente tá se dividindo em grupos pra debater mesmo, de terça a sexta, então é bem interessante, eu vou ver como é que vai ficar,  eu acredito que vai dar certo sim! O trabalho vai ser maravilhoso, eu espero.” Jeane Ferraz

Intérprete do INES: Aline Campos

Assista vídeo oficial do evento:















XIV Congresso Internacional e XX Seminário Nacional “Experiências Surdas: Políticas e Práticas”  


As fotos a seguir é reprodução de prints do vídeo acima:








 

 

 
 











 





 
















As fotos a seguir foram copiadas do site e facebook oficial do INES:
site do INES: http://www.ines.gov.br/
https://www.facebook.com/InstitutoNacionaldeEducacao
 













 

 

 

 
 
 


 


 







 


 








 

 
 


 

OBRIGADO A TODOS PELA VISITA. VOLTE SEMPRE! 
Marcia Meirellys





































































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