Desenvolvido para dispositivos móveis, que possuem o sistema operacional iOS oProjeto Ludwing é um app que funciona em conjunto com uma pulseira confortavelmente vestível capaz de tornar a música acessível para portadores de deficiência auditiva. Criado por desenvolvedores de Campinas (SP) ele foi um dos destaques do WWDC (conferência de desenvolvedores da Apple), que aconteceu em San Francisco (Califórnia).
raphael-silva-23-e-um-dos-desenvolvedores-do-ludwig-app-quer-ajudar-surdos-a-sentirem-musica-1434406355062_615x300
As ondas sonoras são vibrações que, ao atingirem os tímpanos, se transformam em impulsos elétricos graças aos nervos auditivos. Esses impulsos são interpretados pelo cérebro como vozes, notas, o que for. Um deficiente auditivo não interpreta as ondas sonoras, muitas vezes por problemas nesse nervo. Mas ele sente a vibração da mesma forma que os não portadores da deficiência.
Estudos sugerem que a experiência que os deficientes auditivos têm quando ‘sentem’ a música é similar à experiência de ouvir música para outras pessoas sem essa condição e é esse o papel da pulseira que acompanha o app, levar a essas vibrações aos usuários. A percepção desse tipo de estímulo pelos deficientes auditivos é tão real quanto seu equivalente sonoro, por serem ambos processados na mesma região do cérebro.
app-ludwig-ajuda-pessoas-surdas-a-sentirem-musica-com-uma-pulseira-que-emite-vibracoes-1434401621152_615x300
Além de permitir que deficientes auditivos escutem a música, a ferramenta ainda possibilitará que eles aprendam a tocar melodias inteiras, por meio de lições que também utilizam o tato.
Via Tecmundo