Powered By Blogger

terça-feira, 24 de outubro de 2017

Parabéns a professora Dra. Milena Aragão pela “Sessão Especial” na aula de Psicologia da Observação, com a presença de duas fundadoras da UNIDAS-Associação de Travestis Unidos na Luta pela cidadania, presidente Jéssica Taylor e Eliane


   Por: Marcia Meirellys

Como blogueira, admito que já estava com saudades de postar no blog TV PSI estava sentindo falta, fui voltando aos poucos, primeiro com postagens da MMM-SE Marcha Mundial das Mulheres de Sergipe a qual eu estou coordenadora e comunicadora, agora fazendo essa matéria sobre a "aula show" de ontem. Tenho orgulho de dizer que sou acadêmica de psicologia na Estácio de Sergipe, desde o primeiro semestre de 2013, e falo com firmeza que estudo em uma das melhores faculdades de Sergipe, fico feliz por poder usufruir de conhecimentos, através de excelentes professores a exemplo da professora Dra. Milena Aragão, ela é uma docente incrível! Eu amo filosofia, ciência, pesquisa e leitura, mas foi com ela que apendi literalmente a “sair da caixinha”.
Ontem, tivemos uma aula educativa e muito produtiva. Com o intuito de proporcionar conhecimentos “fora da caixinha, ela convidou duas palestrantes e  a aula de Observação em Psicologia teve uma “Sessão Especial”, com a presença de duas fundadoras da UNIDAS-Associação de Travestis Unidos na Luta pela cidadania, Jéssica Taylor é presidente e Eliane. A UNIDAS é  uma organização sem fins lucrativos que existe há 19 anos e tem como principal função lutar pela garantia dos direitos dos transexuais e travestis.
    A professora Dra. Milena, anfitriã conduziu as palestrantes em uma roda de conversa de uma forma democrática e acolhedora, dando oportunidade também aos alunos de se manifestarem e participarem do debate. Inicialmente, Milena deu a palavra, e Eliane começou a sua participação esclarecendo como foi fundada a Associação e a grande importância da fundação da criação da UNIDAS para o acolhimento aos travestis de Sergipe.
    A presidente da UNIDAS, Jessica Taylor, contou a sua trajetória de vida e emocionou a todos ao relatar, que com apenas 11 anos foi vítima da falta de acolhimento e compreensão dos pais em relação a sua preferência sexual. Falou das suas dificuldades e teve que se prostituir para sobreviver. “Todo esse sofrimento e experiência de vida, me deu coragem, determinação e iluminação na criação da UNIDAS, juntamente com Eliane, hoje posso acolher os travestis e LGBTs de Aracaju e de Sergipe. Eu vim do interior e sei o quanto é difícil”, relatou Jessica Taylor.
Após algumas perguntas, Eliane explicou as dimensões da compreensão das denominações e comentou, das performances artísticas das drag queen travestis, mulheres transexuais e etc... e explicou que é um sentimento que a pessoa tem, e é como ela gosta de estar nesta “identidade sexual”. Comentou sobre “ideologia de gênero” e disse claramente que toda essa discussão atualmente foi criada por grupos que não concordam com a “identidade de gênero”, e se diz está admirada com a grande proporção que essa discussão tomou e relatou que as entidades religiosas e a falta de conhecimento das pessoas.
     A fundadora da UNIDAS, Eliane lembrou que na cidade de Lagarto, tem o Ambulatório Trans, que acolhe a população transexual de forma humanizada com atendimento médico e psicossocial e explicou que se a pessoa quiser fazer cirurgia, também é possível e há uma preparação para isso, são dois anos de tratamento, após o procedimento existem hospitais parceiros no Brasil para dar suporte, neste contexto. 
Inclusive esta blogueira esteve como delegada na Conferência Estadual de Saúde e fui testemunha da menção honrosa que o CNS da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), concedeu ao referido “Laboratório de Inovação”, Ambulatório Trans, em Lagarto-SE.
     Jessica relatou em tom de desabafo, sobre o “olhar de doença”,  e e disse: “o sexo é visto pela sociedade apenas como “homem e mulher”, a sociedade coloca a gente na “caixinha” e rotula as pessoas. Cabe a nós  e aos profissionais debater mais sobre isso, por que a sociedade deveria respeitar as pessoas como elas são! Todos os dias me deparo com a trasfobia e muita perseguição, mas estamos aqui com a UNIDAS para combater lutar e tentar diminuir esse tipo de violência, as pessoas tem que aprender a respeitar”.
     Pra finalizar, Jessica falou das boas experiências profissionais que teve na sua trajetória de vida, disse que foi uma excelente babá. É casada há 20 anos e recentemente realizou o sonho de casar vestida de noiva. Uma aluna perguntou: E hoje você se arrepende do que aconteceu com você?  Jessica respondeu enfaticamente: “Não me arrependo de nada! Passaria por tudo de novo! Lembro que sofri muito preconceito em sala de aula e que hoje eu sei me defender. Eu me orgulho de hoje poder está aqui falando para os alunos de psicologia e foi graças a minha experiência de vida que estou aqui!” Jessica foi aplaudida por todos os presente.


     Foi incrível! Nós do Blog TV PSI agradecemos a professora Dra. Milena Aragão e as palestrantes Jessica e Eliane por essa grande oportunidade! 



























Nenhum comentário: