Powered By Blogger

sábado, 28 de maio de 2016

Blog TV PSI parabeniza o psicólogo e professor universitário José Paulo, pela brilhante participação na 22 Conferência Mundial em Promoção de Saúde.

Queremos parabenizar o Psicólogo e professor universitário José Paulo pela brilhante participação noa 22 Conferência Mundial em Promoção de Saúde. 
Segundo ele "o Congresso foi perfeito! Um dos melhores que participei" 
Em seu facebook, não escondeu a alegria e satisfação de ter apresentado um  trabalho em um congresso de porte mundial. 
Ainda acrescentou na rede social que "o evento foi Show de bola. Brasil mostrou que tem competência para eventos desse porte, sem deixar nada a desejar. Eu fiz parte disso. Que benção!!!"  Prof. José Paulo.

Parabéns Professor José Paulo! Parabéns  a faculdade Estácio FASE por ter sido bem representada neste evento. Orgulhosos estamos nós, alunos de Psicologia desta instituição pelo brilhantismo e competência do nosso nobre e querido professor!
Nós do Blog TV PSI, aplaudimos a sua participação!!














Você sabe o que é Coaching? A convite da Profa. Dra. Milena Aragão, dois profissionais coach, se apresentaram na turma de Psicologia da Estácio Fase. O Blog TV PSI registrou. Confira

Por: Marcia Meirellys

Você sabe o que é Coaching?  

"Coaching é um processo de desenvolvimento pessoal e profissional, que trabalha e potencializa as competências e habilidades do coachee (cliente), proporcionando benefícios humanos e lidando  com emoções, a fim de conquistar um objetivo."

E foi assim que aconteceu na última quarta-feira na faculdade Estácio FASE, uma palestra sobre Coaching, com os  profissionais Zuleide Ferreira, Coach e Psicóloga e ex- aluna da Estácio Fase e Alberto Barreto, Coach, advogado. 
A Prof. Dra. Milena Aragão, que ministra a matéria  de Psicologia Organizacional e do Trabalho, teve a brilhante ideia de levar ao conhecimento dos alunos de psicologia essa ferramente tão eficaz nos dias de hoje.
Na minha concepção tivemos um momento rico e produtivo, levando em consideração que coaching é a "febre" do momento, porque comprovadamente tem um resultado satisfatório por exemplo: o coaching proporciona as pessoas a conhecer e atingir seu potencial máximo e alcançar suas metas de forma objetiva e, principalmente assertiva, com excelentes ferramentas e técnicas que visam facilitar o alcance de resultados extraordinários, utilizados por um profissional denominado coach, devidamente habilitado.
Vale ressaltar que é realizado através de chamadas de sessões´é totalmente confidencial e confiável e o Coach tem a função estimular, apoiar e despertar em seu cliente seu potencial.

E ai, gostaram de saber o que é coaching? 
O Blog TV PSI recomenda para os nossos leitores e visitantes dois profissionais de coach:  Zuleide Ferreira e Alberto Barreto. 

Abraço a todos e até a próxima.

Confira as fotos:















domingo, 15 de maio de 2016

S.O.S Zika e microcefalia: " Primeiros registros oficiais de Zika no Brasil completam um ano"

Primeiros registros oficiais de Zika no Brasil completam um ano

A doença, inicialmente tida como uma enfermidade leve, foi tratada como emergência internacional meses mais tarde

Reuters
Brasil Saúde 18:19 - 07/05/16 POR Notícias ao Minuto
No início do ano passado, o Nordeste brasileiro se deparava com o aumento de casos de uma doença não identificada, caracterizada por um quadro de febre leve, conjuntivite, erupção cutânea e dores nas articulações que duravam até sete dias. As suspeitas médicas de dengue e chigungunya, febre viral que foi registrada pela primeira vez no continente americano nas Antilhas, em 2013, não se confirmavam.
PUB
No final de abril, um teste preliminar do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Bahia (UFBA) identificou a presença do vírus Zika no material biológico coletado dos pacientes. O primeiro caso de zika no Brasil foi anunciado há exatamente um ano, no dia 7 de maio.
O reconhecimento oficial das autoridades de saúde brasileiras, no entanto, foi feito apenas no dia 14, após o Instituto Evandro Chagas, uma das entidades de referência na área, ter analisado as amostras e confirmado o resultado.
A doença, inicialmente tida como uma enfermidade leve, foi tratada como emergência internacional meses mais tarde diante das primeiras evidências de sua ligação com o aumento de casos de microcefalia no país.
Estimativa divulgada no final de janeiro deste ano pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), braço da Organização Mundial da Saúde (OMS) nas Américas, aponta que entre três e quatro milhões de pessoas devem contrair o vírus Zika em 2016 no continente americano. Um milhão e meio desses casos deve ocorrer no Brasil. O cálculo considera o número de infectados por dengue, doença transmitida pelo mesmo vetor, o mosquito Aedes aegypti, em 2015, e a falta de imunidade da população ao vírus.
Mas, segundo especialistas, o real status da evolução da doença no país é muito difícil de saber. Segundo a Opas, a dificuldade na obtenção de números confiáveis de casos de infecção pelo vírus zika se deve a várias razões, como o fato de o vírus ser detectável somente por alguns dias no sangue das pessoas infectadas, assim como os próprios exames laboratoriais não conseguirem com facilidade distinguir os casos de zika de doenças como dengue e chikungunya, que têm sintomas muito semelhantes.
Além disso, apenas uma em cada quatro pessoas infectadas são sintomáticas. Isso significa que somente uma pequena parcela de pessoas desenvolvem os sintomas da infecção causada pelo vírus e procura os serviços de saúde, prejudicando a contagem dos casos da doença.
Para piorar o quadro de acompanhamento da epidemia, a obrigatoriedade de notificação de casos suspeitos de zika só foi instituída no Brasil em 18 de fevereiro deste ano, em razão da doença, até então, ser considerada uma enfermidade leve e, em geral, sem maiores complicações.
De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde, 91.387 casos prováveis de zika foram registrados no país desde o início do surto no ano passado. Desses, 31.616 já foram confirmados. O documento aponta que, proporcionalmente, a região Centro-Oeste apresenta a maior incidência da doença, com 113,4 casos para cada 100 mil habitantes, enquanto que o Nordeste lidera em número absoluto de casos de zika, com 31.659 registros. Já entre as unidades da federação, destacam-se Mato Grosso (491,7 casos/100 mil hab.), Tocantins (190,9 casos/100 mil hab.), Bahia (164,8 casos/100 mil hab.) e Rio de Janeiro (156,7 casos/100 mil hab.).
A epidemia não ficou restrita ao Brasil. De acordo com dados da OMS, até 4 de maio, 57 países e territórios (confira o mapa) informaram transmissão do vírus zika através de mosquitos. Em 44 desses países, este é o primeiro surto documentado do vírus. A maioria dos países afetados encontra-se nas Américas.
Ainda segundo o órgão da ONU, nove países (Argentina, Canadá, Chile, Estados Unidos, França, Itália, Nova Zelândia, Peru e Portugal) relataram evidências de transmissão do zika entre pessoas por via sexual.
A detecção, por pesquisadores brasileiros, da relação da doença com o número crescente de bebês com microcefalia levou a OMS a declarar a epidemia de zika como "emergência de saúde pública de preocupação internacional” . A microcefalia é uma anomalia que implica na redução da circunferência craniana do bebê ao nascer ou nos primeiros anos de vida e que pode provocar danos cerebrais,
A descoberta brasileira foi vista inicialmente com muita desconfiança por vários cientistas internacionais, mas recentemente foi confirmada pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças Transmissíveis (CDC) dos Estados Unidos.
Seis países confirmaram casos de microcefalia ou de má formação fetal potencialmente associadas ao zika, ou sugerindo infecção congênita, de acordo com a OMS. São eles: Brasil, Colômbia, Cabo Verde, Polinésia Francesa, Martinica e Panamá. A Espanha também relatou na última quinta-feira (5) a comprovação do primeiro caso de microcefalia relacionada ao vírus Zika na Europa.
O país com maior número de casos relatados é o Brasil, com 1.271 casos confirmados de microcefalia e outras alterações do sistema nervoso, sugestivos de infecção congênita, de acordo com o último boletim divulgado pelo Ministério da Saúde. O informe relata ainda 267 óbitos possivelmente em decorrência de microcefalia durante a gestação (aborto ou natimorto) ou após o parto.
Além da microcefalia, outra complicação associada à zika é a síndrome de Guillain-Barré, uma doença neurológica rara, de origem autoimune, que provoca fraqueza muscular generalizada e que, em casos mais graves, pode até paralisar a musculatura respiratória, impedindo o paciente de respirar, levando-o à morte. Segundo a OMS, no contexto da circulação do vírus zika, 13 países e territórios em todo o mundo relataram um aumento da incidência da síndrome de Guillain-Barré, entre eles o Brasil e a Colômbia.
Assim como a zika, a síndrome não é de notificação obrigatória, e, por isso, não há dados nacionais confiáveis sobre os registros da doença. O número de atendimentos ambulatoriais relacionados à Guillan-Barré, entretanto, segundo reportagem da Agência Brasil, cresceu 8% de 2014 para 2015.
Embora o quadro diante da luta contra o vírus zika não seja nada animador diante da grande proliferação dos mosquitos transmissores da doença, da família Aedes, muitos progressos foram feitos no combate à doença. Confira seis deles:
1. Recentemente, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) constatou que a bactéria Wolbachia reduz a transmissão do vírus zika através do mosquito Aedes aegypti.
2. Um outro estudo, feito por cientistas do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (Idor) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), liderados pelo neurocientista das duas instituições Stevens Rehen e com apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e da Academia Brasileira de Ciências revela como o vírus zika age nos tecidos cerebrais levando a malformações neurológicas em bebês, entre elas a microcefalia. O trabalho, publicado na revista científica Science, pode ajudar a encontrar medicamentos que reduzam os danos causados pelo vírus na infecção de grávidas.
3. Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) conseguiram fazer o sequenciamento do genoma do vírus zika e encontraram mais evidências de que a doença está relacionada a casos de microcefalia. O anúncio, feito em fevereiro deste ano,  é do Laboratório de Virologia Molecular, que analisou o vírus encontrado no líquido amniótico de grávidas de Campina Grande, na Paraíba. Com sequenciamento do genoma, eles identificaram a ordem completa das informações genéticas do vírus, um passo fundamental para entender como o zika age no corpo, desenvolver vacinas e exames contra a doença.
4. Uma parceria firmada entre o Instituto Evandro Chagas, no Brasil, e a Universidade do Texas, nos Estados Unidos, deve acelerar o processo de estudos e elaboração da vacina contra o vírus zika. A vacina contra o vírus zika poderá estar desenvolvida e pronta para ser testada em humanos em um ano, segundo informações divulgadas pelo Ministério da Saúde em fevereiro deste ano.
5. O Instituto Butantan, em São Paulo, está estudando uma vacina e um soro contra o vírus zika. Dois tipos de vacina contra o vírus zika estão sendo estudados. O primeiro deles consistiria em transformar a vacina tetravalente contra a dengue (tetravalente porque combate os quatro tipos de vírus da dengue) em uma vacina pentavalente, incluindo o vírus zika. O segundo seria uma vacina específica ou isolada contra a doença.
6. O Instituto Vital Brazil, vinculado ao governo do Rio de Janeiro, está pesquisando um fitoterápico contra o vírus zika. O estudo está na fase laboratorial, in vitro, quando o produto é testado em cultivo celular. Os pesquisadores já testaram a ação do produto em vírus da dengue tipo 2 e do mayaro vírus - do mesmo grupo da chikungunya. Agora, estão sendo testados os tipos 1, 3 e 4 da dengue, além da chikungunya e do vírus zika.
Com informações da Agência Brasil.


zika virus e microcefalia
Atualização diária 8 de maio de 2016


NOTÍCIAS


DM.com.br
DM.com.br
Autoridades de saúde da Espanha informaram nesta sexta-feira (6) que foi identificado o primeiro caso de um feto com microcefalia no país.
Primeiro caso de microcefalia relacionada com Zika em Espanha - Notícias ao Minuto (liberação de imprensa)
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante



Paraíba Online
Conexão Penedo
Um ano depois que o Zika começou a circular no país, as dúvidas sobre o vírus continuam maiores que as certezas e pesquisadores apontam que os ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante



Globo.com
Globo.com
“Aos três meses eu descobri que estava com zika, mas até então eu não estava sabendo da microcefalia aliada à doença. Eu nem conhecia isso.
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante



Estado de Minas
Estado de Minas
Na audiência, Cerbino Neto ressaltou que o vírus Zika se espalhou mais ... são infectadas pelo vírus, podem gerar crianças com microcefalia, uma ...
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante



ONU (liberação de imprensa) (Inscrição)
ONU (liberação de imprensa) (Inscrição)
ONU cria fundo de resposta para financiar combate ao vírus zika e ... casos de microcefalia e outras complicações neurológicas associados ao zika.
Google Plus Facebook Twitter Sinalizar como irrelevante



Notícias ao Minuto Brasil (liberação de imprensa)
Notícias ao Minuto Brasil (liberação de imprensa)
A Espanha também relatou na última quinta-feira (5) a comprovação do primeiro caso de microcefalia relacionada ao vírus Zika na Europa.





NOTÍCIAS 

















sexta-feira, 13 de maio de 2016

S.O.S Zika e microcefalia: "Vírus Zika chega a Espanha"

Vírus Zika chega a Espanha

Responsáveis de saúde espanhóis anunciaram esta quinta-feira que detetaram o primeiro caso conhecido de microcefalia no feto de uma mulher grávida infetada com o vírus Zika.
"Uma mulher grávida estava infetada com Zika e dengue e o feto mostrava várias malformações", anunciou em comunicado a autoridade para a saúde da região da Catalunha.
De acordo com as autoridades espanholas, todos os casos de infeção (onde se incluem 13 mulheres grávidas) são "casos importados", detetados em pessoas que "ou são ou estiveram em países afetados" da América Latina, noticia a TSF, adiantando que “este é o primeiro caso de microcefalia relacionada com o Zika em Espanha”.
Infeções tiveram início em 2015
Recorde-se que as infeções provocados pelo vírus Zika tiveram início em 2105, no Brasil, onde 1,5 milhões de infeções foram registadas e, a partir daí, a epidemia atingiu outros países situados no continente americano.
Para a comunidade científica, o Zika pode ser responsável pelo aumento do número de nascimentos de bebés com microcefalia, uma malformação em que as crianças nascem com a cabeça demasiado pequena podendo igualmente provocar danos cerebrais.

Artigos relacionados: 

Microcefalia
Atualização diária  8 de maio de 2016
NOTÍCIAS
EBC
EBC
Um ano depois que o Zika começou a circular no país, as dúvidas sobre o vírus continuam maiores que as certezas e pesquisadores apontam que os ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Globo.com
Globo.com
A mudança drástica de rotina e o amor pelos filhos são fatores comuns entre as mães de bebês com microcefalia atendidos no ambulatório ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Globo.com
Globo.com
“Aos três meses eu descobri que estava com zika, mas até então eu não estava sabendo da microcefalia aliada à doença. Eu nem conhecia isso.
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
DM.com.br
DM.com.br
Autoridades de saúde da Espanha informaram nesta sexta-feira (6) que foi identificado o primeiro caso de um feto commicrocefalia no país.
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Portal Maxpress
“São mais de três mil casos de microcefalia registrados até o momento e esse número aumenta a cada dia. Nunca houve situação parecida no país ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
PBAgora - A Paraíba o tempo todo
PBAgora - A Paraíba o tempo todo
Equipes da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Organização Panamericana de Saúde (Opas) estiveram em João Pessoa, nesta quinta (5) e ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
VEJA.com
EBC
Em 28 de novembro, o Ministério da Saúde confirmou que, quando gestantes são infectadas pelo vírus, podem gerar crianças com microcefalia, uma ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
ONU (liberação de imprensa) (Inscrição)
ONU (liberação de imprensa) (Inscrição)
A epidemia em alguns locais veio acompanhada de um aumento nas ocorrências de microcefalia e outras malformações congênitas e da síndrome ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Correio da Bahia
Correio da Bahia
De acordo com os autores do artigo, a morte das células-tronco cerebrais após a infecção é associada aos casos de microcefaliacausados pelo vírus ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Esquerda
Esquerda
Responsáveis de saúde espanhóis anunciaram esta quinta-feira que detetaram o primeiro caso conhecido de microcefalia no feto de uma mulher ...