Powered By Blogger

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Parabéns espeial da TV PSI aos diretores da Estácio FASE pelo incentivo ao grupo seleto de professores premiados como "Destaque 2014" da instituição

Mantendo a cultura de valorizar por meritocracia, a Estácio a cada ano premia seu corpo decente com uma remuneração variável que reflete o reconhecimento que a instituição tem do trabalho prestado pelo professor. Neste contexto no dia 28 de abril de 2015, foi celebrado uma reunião festiva, com um grupo seleto de professores  de destaque da  Estácio FASE em 2014, onde houve a entrega de premiação aos docentes, que contou com a presença do Diretor Geral da Estácio FASE Paulo Rafael, e do Diretor Acadêmico Professor Antônio Santos Neto,  e homenageados, a exemplo do Professor João Paulo , coordenador do curso de Psicologia, a coordenadora Professora Betânia Costa, a exemplo de professores como Kátia, Eduardo, Zênia, Carla Rezende dentre outros. E em nome dos diretores e professores citados,queremos aplaudir a todos que fiseram parte deste grupo seleto de pessoas homenageadas.
E conversando com a Professora Kátia Geórgia, que por sinal, quero agradecer a colaboração para construção desta matéria, nos fornecendo as fotos e informações cobre a esta premiação, pude perceber a alegria e satisfação e orgulho da professora Kátia em ser uma das homenageadas e ela nos informou ainda que: "trata-se do reconhecimento ao professores referente ao bom desempenho ao longo do ano de 2014, envolvendo vários critérios dentre eles: assiduidade, nota do (ISA) Avaliação dos alunos, participação dos professores no PIQ- Programa de Remuneração Variável, cumprimento das atividades docentes como, lançamento de frequência, conteúdo e notas, participação do banco de questões e avaliação do diretor etc... na verdade é uma junção de valores que contribui para o prêmio, é um  reconhecimento por meritocracia, afirma a professora Kátia que desabafou: “Tem muito tempo que espero por isso, estou super feliz, Deus sabe a hora, a disputa é dura mas a minha vez chegou”! Afirmou categoricamente a bela professora Kátia, com ar de felicidade e orgulho. 
A TV PSI e a Colunista Social Marcia Meirellys, parabeniza a instituição Estácio FASE pelo merecido reconhecimento, deixando claro que aplaudimos a ideia, por levar consideração a valorização do corpo docente, reconhecendo a dedicação e empenho! Aplausos!!!   













  




 



quarta-feira, 29 de abril de 2015

Dica TV PSI: Maioridade Penal, o que a Psicologia tem a dizer?

Confira artigos e discussões da Psicologia sobre a redução da Maioridade Penal no site do CFP. Nesta segunda, publicamos mais dois artigos:
Maioridade penal: um esboço psíquico. Revista Psique. Autores: Felipe Viégas Tameirão; Eduardo Lucas Andrade
Adolescência e maioridade penal: reflexões a partir da psicologia e do direito. Autores: Cândida Alves; Regina Pedroza; Aline Pinho; Luara Presotti; Felipe Silva

Dica TV PSI: CFP realiza debate onlines obre participação da Psicologia na assistência social


Conselho promove, na próxima segunda-feira (4/5), o debate online “A participação da Psicologia na formulação da política de assistência social e no controle social na perspectiva dos usuários e psicólogos”.
Participam da atividade o técnico em Assistência Social da Secretaria da Assistência Social e Transferência de Renda (Sedest) e integrante da Comissão Nacional de Psicologia na Assistência Social do CFP (Conpas), Leovane Gregório, o coordenador Estadual do Cadastro Único e Programa Bolsa Família da Secretaria Estadual da Assistência Social e Cidadania (Sasc), Roberto Oliveira Alves, e Samuel Rodrigues, coordenador do Fórum Nacional da População de Rua.
Saiba mais e participe! http://bit.ly/1ODPIBm

TV PSI, na campanha contra a Terceirização!! Assista vídeo no UOL com a participação de Wagner Moura e Camila Pitanga falando contra a terceirização


4.554.230 visualizações
UOL Notícias carregou um novo vídeo.
Viu Wagner Moura e Camila Pitanga falando contra a terceirização? Vídeos de 2013 com atores criticando projeto de lei voltam a ser divulgados após aprovação na Câmarahttp://bit.ly/1FGjbDf
https://www.facebook.com/UOLNoticias/videos/1087352284612920/?pnref=story

terça-feira, 28 de abril de 2015

TV PSI: Lamentável a morte do grande artista e apresentador Antônio Abujamra, muito triste saber que não veremos mais novas e admiráveis entrevistas com este grande profissional... Á partir de hoje, apenas reprise!

Morre, aos 82 anos, o artista Antônio Abujamra

O corpo do artista foi encontrado pelo filho na casa em que ele morava, em São Paulo, nesta manhã

Matéria do Diário de São Paulo


Abujamra apresentava, atualmente, o programa "Provocações", da TV Cultura / Divulgação

Por: Débora Laís/Marco Tucci
portalweb@diariosp.com.br
Morreu, na manhã desta terça-feira (28), aos 82 anos, Antônio Abujamra. O corpo do ator, diretor de teatro e apresentador foi encontrado pelo filho na casa em que o artista morava, em São Paulo. Ainda não há informações sobre a causa da morte.
Desde 2000, Abujamra estava à frente do programa “Provocações”, da TV Cultura. Veja abaixo a última entrevista do apresentador, com o humorista Eduardo Sterblitch, exibida na última terça-feira (21).
Abujamra era conhecido por sua irreverência, suas encenações e por seu humor crítico em relação aos tabus sociais. Ele também foi um dos principais diretores da antiga TV Tupi. 
Sua última interpretação em novelas ocorreu em 2011, em “Corações Feridos”, do SBT, e no cinema foi em 2012, em “Brichos 2 – A Floresta é Nossa”. 
Seu primeiro trabalho na TV foi em 1968, como diretor de “O Estranho Mundo de Zé do Caixão”, na Tupi. 
Abujamra deixa três filhos - Alexandre, o músico André e a atriz Clarisse - e dois netos.
Antônio Abujamra apresentava o programa "Provocações" há 14 anos / Reprodução/TV Cultura

Biografia/ Antônio Abujamra nasceu em 15 de setembro de 1932, na cidade de Ourinhos, no interior de São Paulo. Atuou em mais de 14 novelas e 19 filmes de cinema. Além disso, dirigiu diversos programas de TV e peças de teatro.
Foi premiado várias vezes durante os seus mais de 50 anos de carreira, recebendo o primeiro reconhecimento, o Prêmio Juscelino Kubitschek de Oliveira, pela direção de “A Cantora Careca”, em 1959, logo no início de seus trabalhos.
Após, ganhou os prêmios de melhor ator na peça teatral “O Contrabaixo”, de Patrick Suskind (1987/1995) e o Kikito, no Festival de Gramado, como melhor ator no filme “Festa” (1989). Abujamra também foi premiado com o Troféu APCA, pela atuação na novela “Que Rei Sou Eu?” (1989) e ganhou o Lifetime Achievement, como diretor, no XI Festival Internacional de Teatro Hispânico, em Miami (1998).

Dica TV PSI: Excelente Encontro de Psicanálise - Psicanálise e Música que acontecerá no dia 23 de maio de 2015


Visite o site: http://www.psicanalisearacaju.org.br/

Confira a Programação do evento:

Encontros de Psicanálise apresenta:  

Psicanálise e Música

Data: 23 de maio de 2015

Horário: 15:00

Comentários:
Saulo Ferreira
Músico e professor, graduado pela Universidade Federal de Sergipe, mestrando em educação musical pela Universidade Federal da Bahia.

Erik Dória
Músico, Psicólogo (CRP 19/2414) e postulante à Formação Psicanalítica IPA.

Rodrigo Goulart
Psicólogo CRP 19/2689, Coordenador da mesa e do projeto e postulante à Formação Psicanalítica IPA.

Local: Auditório do Centro Médico Luiz Cunha

Inscrições:
Estudante- R$ 20,00 (os estudantes devem apresentar comprovante da instituição de ensino)

Profissional- R$ 40,00

Acesse aqui o cartaz em PDF

Dicas de filme TV PSI: O "Pequeno Albert" de Watson (legendado)


Vídeo mostrado em sala de aula pelo professor José Paulo em 27/04/2015, na Estácio FASE

Dicasde filme TV PSI: o filme que descreve as realizações da vida de B. F. Skinner e o conceito básico de resposta operante. B. F. Skiner

Estude na TV PSI: Estudo Dirigido da Matéria de Teoria e Sistema Psicológico I

                    

Questionário

1- Quais os princípios que fundamenta o Behaviorismo Clássico?
O Behaviorismo Clássico adota os princípios do realismo, que postula que a ciêcia deve descobrir a verdade das coisas.
2- O que é Determinismo?
É a noção que o comportamento é determinado unicamente pela hereditariedade e do ambiente.
3- Qual a diferença entre determinismo e livre arbítrio?
O livre arbítrio é a capacidade de escolha, além da hereditariedade e do ambiente.
4- O que é Reflexo?
É a relação de estímulo (mudança de ambiente), resposta (mudança no organismo).
5- O que é Estímulo?
É a mudança de uma parte do ambiente.
6- O que é Estímulo Incondicionado?
É um estímulo que elicia uma resposta incondicionada.
7- O que é Estímulo Neutro?
Estímulo que ainda não elicia  a resposta que será condicionada.
Ex.:  Som do motor da broca do dentista antes do tratamento.     
8- O que é Estímulo Condicionado?
Estímulo que elicia a resposta por uma história de condicionamento. É o estímulo neutro após o emparelhamento.
Ex.:O som do rotor após o tratamento doloroso.
9- O que é Resposta?
Qualquer alteração do organismo produzido por uma alteração no ambiente (estímulo).
Ex.: Saliva produzida pela colocação de comida na boca.
10- O que é Resposta Incondicionada?
É a resposta reflexa eliciada pelo estímulo incondicionado. Essa eliciação por esse estímulonão dependem de uma história de aprendizagem.
Ex.: É a sensação produzida pelo atrito da broca com o dente, assim como reações fisiológicas decorrente desse atrito.
11- O que é resposta Condicionada?
É praticamente a mesma resposta produzida no Reflexo incondicionado, entretanto é eliciada pelo estímulo condicionado.
Ex.: São as mesmas sensações e alterações fisiológicas, agora produzida pelo barulho do rotor.
12-O que é Condicionamento Clássico?
É uma forma de aprendizagem em que um estímulo previamente neutro passa, após o emparelhamento com um estímulo incondicionado, eliciar uma reposta reflexa. 
13- Explique a experiência de Pavlov.
Pavlov estudou o reflexo salivar para isso utilizou como cobaia um cão. A princípio ele apresentava comida e percebia que esta provocava a resposta salivar, no cão. Após um tempo ele passou a apresentar a comida junto com um som  de uma sineta. Depois ele retirou a comida deixando apenas o som da sineta percebendo que este era suficiente para provocar salivação no animal.
14- O que é ensaio e erro e tentativa de erro?
As tentativas levam a consequente acerto.
15- O que é Lei do Efeito?
Resultado do ato. Todo ato pode ser evitado a depender da consequencia: Efeito é a resposta do ato.
16- O que é Comportamento Operante? Dê exemplo.
Comportamento Operante é toda ação voluntária ( que está  sob o domínio de que o executa). 
Ex.: É 100% aprendido.
17- O que é Reforço Positivo e Negativo?
Reforço Positivo é  toda consequência específica que aumenta a probabilidades futura da ação que a percebeu.
18-  O que é Punição Positiva e Negativa?
Punição Positiva- É uma contingência em que um comportamento produz a apresentação de um estímulo que produz sua probabilidade de ocorrência futura. 
Ex.: Uma pessoa  alérgica a camarão passa mal ao comê-lo. A partir desse dia, não come mais camarão. Comportamento positivamente punido.
Punição Negativa- A consequência de um comportamento é a retirada de reforçadores (de outros comportamento). essa consequência tornará o comportamento menos provável no futuro.
Ex.: Uma pessoa que acessa sites não confiáveis pela internet pode ter seu computador infectado por vírus, de forma que ele deixa de funcionar. Houve uma diminuição  da frequência do comportamento, concluindo que houve uma punição negativa.
19- O que é modelagem?
Os comportamentos novos que aprendemos surgem a partir de comportamentos que já existem em nosso repertório comportamental.
Ex.: De quando começamos a aprender a falar.
20-  O que é generalização?  
 É agir da mesma maneira para comportamento semelhante.

21- O que é Discriminação? Teoria Comportamental. 
É agir de maneiras diferentes para estímulos diferentes.
22- O que é comportamento Verbal?
É um tipo de comportamento operante que  que pertence a categoria mais ampla chamada de comunicação.
23- O que é verbalização ou fala?
24- O que é linguagem para a teoria comportamental?           Linguagem é todo comportamento operante que estabelece uma comunicação entre pessoas, não apenas verbalização mais também com gestos ou simbolos.
25- O que é Controle de Estímulo? 

Se refere a influencia dos estímulos antecedentes sobre o que  o organismo faz, ou seja, o efeito que um determinado contexto  tem sobre um comportamento.

Bons estudos!!

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Acadêmicas de enfermagem da Estácio FASE, fazem a campanha para o projeto “Higiene e Saúde”

As Anjinhas Fafá ( fátima), Anjinha Cerejinha (Chintia) e a Anjinha Dedé (Viviane), acadêmicas de Enfermagem da Estácio FASE Aracaju-SE, visitaram as salas de aula para divulgar a campanha “Higiene e Saúde”. Evestivera na turma de Psicologia, na aula do prof. José Paulo, aproveitamos e registramos para o TV PSI, e na ocasião elas falaram da campanha e pediram a doação de matérial de higiene pessoal para montar kits e sugeriram que, quem quiser ajudar a campanha pode colaborar com qualquer ítem de higiene pessoal, tipo: shampoo, condicionador, sabonete, toalha, escova de dente, pasta de dente, etc... Com a arrecadação, serão produzidos kits de doação para o projeto beneficente "Higiene e Saúde" e vai ajudar as crianças do projeto.  
Na biblioteca da FASE encontra-se uma caixa de coleta de doações. Participe você também!
Parabéns especial da TV PSI pela iniciativa!
Assista vídeo da campanha:



Dúvidas, sugestões, comentários e complementações, por favor, escreva abaixo!

Dica TV PSI: 5 motivos incríveis para estudar filosofia! Conteúdo do Blog Esa Filosofia

SobreContacto   http://esafilosofia.blogspot.com.br/
Bem-Vindo à Esa Filosofia. Aqui poderá encontrar toda a informação, dicas, textos de reflexão, ensinamentos diários, artigos científicos, que o vão ajudar a criar e a melhorar a sua consciência, forma de pensar, a sua visão do mundo, entre muitas outras coisas. Semanalmente levaremos até si artigos de grande qualidade sobre assuntos que por vezes ouvimos ou lidamos diariamente sem perceber bem o porquê do mesmo. Participe e Comente!



5 motivos incríveis para estudar filosofia!
Categories: 

Depois de termos abordado e explicado o que é a filosofia, pareceu-nos correcto falar sobre um dos pontos fulcrais de toda a aprendizagem da área da Filosofia, mais concretamente os principais motivos que nos levam a estudar esta área do conhecimento.

Infelizmente, a grande maioria das pessoas que começa a estudar filosofia desiste muito facilmente por considerarem a disciplina difícil ou muito cansativa. No entanto, se analisarmos as razões que nos levam a estudar e tentar perceber esta antiga disciplina, será mais fácil e menos duro fazê-lo. Por isso mesmo, vamos indicar-lhe as razões que consideramos fundamentais para que o estudo da filosofia seja feito com gosto e puro prazer




1. APRENDER A ARGUMENTAR

Segundo o senso comum, argumentar é vencer alguém, forçá-lo a aceitar a nossa verdade. Esta definição é errada! Seja na escola, na política, no trabalho ou numa simples conversa, saber argumentar é, primeiramente, saber  compreender o raciocínio do outro. Argumentar é também conseguir o que desejamos, mas de uma forma construtiva e num sistema de conversa, onde devemos sempre ouvir o que o outro tem para dizer. O principal objectivo da argumentação é passar a nossa verdade para a verdade do outro.

Usamos a argumentação no nosso quotidiano, para propor um aumento de salário, para apresentar uma opinião  ou um projecto inovador, para justificar uma decisão que tomamos e até para pedir um aumento da mesada.

A importância da argumentação é imensa. Vejamos: um empresário ambiciona construir uma parceria com uma empresa de maior reconhecimento que lhe poderá trazer grandes vantagens ao seu negócio.  Será com toda a certeza necessário defender um produto, um serviço ou uma política da sua empresa na tentativa de a sua proposta de parceria ser aceite. O empresário obterá mais sucesso se souber responder às questões que lhe forem colocadas, de forma clara e inequívoca. Ou seja, terá mais hipóteses se os seus argumentos forem mais convincentes. 

A reter: Com a filosofia aumentamos consideravelmente a nossa capacidade de argumentação.


2. SER ABERTO A NOVAS IDEIAS

Estima-se, actualmente, que a população humana seja superior a 6,8 biliões de pessoas. Embora os nossos cérebros funcionem todos da mesma maneira, através de sinapses, cada indivíduo pensa de uma forma completamente diferente. Assim, este elevado número de indivíduos traduz-se, portanto, em uma enormidade de diferentes formas de pensamento que consequentemente nos proporcionam as ideias e soluções para os problemas que se nos impõem.

Para ser filósofo é necessário uma atitude de investigaçãonão desprezando a realidade, pois os filósofos  procuram resolver os problemas que surgem da experiência. Isto acontece porque, se o filósofo não for além dos conceitos que foram estereotipados pela população e dos preconceitos presentes na sua sociedade, então ele não conseguirá ser aberto a novas ideias ou novas formas de pensamento. Você, tal como um filósofo, necessita de ser uma pessoa que seja aberta a novas verdades, ideias e formas de pensar pois isso vai proporcionar-lhe aumentar significativamente as suas oportunidades de negócio, conseguir uma melhor estratégia de estudo ou encontrar diversas soluções para os seus problemas. 

A reter: É essencial que pense por si mesmo e aprenda a tomar posição. Nós desejamos contribuir para não "fabricar cidadãos bem pensantes", mas estimular o desenvolvimento de livres pensadores.    





3. DESENVOLVER A CAPACIDADE CRÍTICA


Quando se estuda filosofia, independentemente do tema ou assunto, as suas capacidades críticas de raciocínio vão sendo treinadas sem que você sequer dê por isso! Vejamos: Imagine que é dada a mesma questão filosófica a todos os alunos de uma turma. Os alunos terão que trabalhar essa questão com o objectivo de encontrarem uma resposta que responda ao problema inicial. Provavelmente um bom aluno que pense com rigor e seriedade no assunto, não se contentará com uma perspectiva mais comum ou vulgar que os restantes colegas. Ele irá realizar uma análise muito mais detalhada ao longo de todo o seu raciocínio, em busca de uma resposta que satisfaça a questão dada. 

Isto acontece porque, ao analisar cada vez mais questões filosóficas ou enigmas lógicos, o nosso cérebro vai progressivamente aumentando a sua capacidade crítica. Ou seja, ao longo de algum tempo cada indivíduo será bem capaz de encontrar verdades e respostas mais eficazes aos problemas ao invés de se contentar apenas com uma simples solução. 

A reter: Se quiser atingir estes resultados mentalize-se para exigir mais de si e tente focalizar mais atenção à questão/problema. 

4. A FILOSOFIA É ÚTIL EM TODOS OS EMPREGOS

Como todos sabemos, a constante prática de exercício físico é indispensável para ter uma boa saúde. Por exemplo, melhora significativamente as nossas capacidades respiratórias, motoras e muitos outros pontos essenciais para a saúde do corpo humano. Tal como na prática de exercício físico, a Filosofia também se torna numa ferramenta essencial a qualquer trabalhador que queira desenvolver as suas capacidades ealcançar o sucesso na sua área profissional.

Ao estudar e dominar esta área do conhecimento você pode se tornar num melhor orador para grandes públicos que possam, eventualmente, lançar-lhe questões que não tinha nos seus planos. Este exemplo é perfeitamente aceitável, assim como tantos outros. 

A reter: A Filosofia é importante e muito útil em qualquer profissão.


5. A FILOSOFIA DESENVOLVE  O RACIOCÍNIO LÓGICO

Com a ajuda da Filosofia (nomeadamente da Lógica) aprendemos a argumentar correctamente, de forma a podermos expressar e justificar as nossas opiniões, bem como provocar a livre adesão dos nossos interlocutores.  Através do desenvolvimento de um raciocínio lógico é possível a organização coerente dos pensamentos e a avaliar a validade dos argumentos que nos são apresentados, contribuindo assim paradesenvolver a autonomia do espírito crítico.

Vivemos em sociedade, precisamos de comunicar, expor as nossas ideias e defender os nossos pontos de vista.  Se o fizermos com rigor e clareza, tudo se torna mais fácil e conseguimos fazer com que as nossas ideias sejam melhor compreendidas e aceites intelectualmente pelos nossos interlocutores. 

E VOCÊ, O QUE O MOTIVA ESTUDAR FILOSOFIA?

Até Já!