Powered By Blogger

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Especial TV PSI - Resumo da Biografia dos filósofos: Nietzsche, Heidegger, Kierkegaard, Sartre. Acadêmicos do 4° Período de Psicologia da Estácio FASE -

 Especial TV PSI para os Acadêmicos do 4° Período de Psicologia da Estácio FASE

Qual o Filósofo que você vai escolher para a apresentação do Seminário referente a matéria de Teoria e Sistemas Psicológicos III? 

 

1- Friedrich Nietzsche



Biografia de Friedrich Nietzsche:

Friedrich Wilhelm Nietzsche (1844-1900) foi um filósofo alemão de grande influência no ocidente.
Nietzsche nasceu em Weimar e foi órfão de pai aos cinco anos de idade. Viveu a sua infância na cidade de Naumburg. Durante essa fase, dedicou-se a ler a bíblia. Vindo de família protestante, era considerado bom aluno na escola.
Em 1864, foi estudar teologia e filosofia na Universidade de Bonn, mas abandonou o primeiro para se dedicar ao segundo depois de ler o livro de Schopenhauer, “O mundo como vontade e Representação”. Foi nomeado professor de filologia em 1869, mas deixou a vida acadêmica por um tempo entrando na vida militar, que só o abandonou depois de uma queda de cavalo.
Em 1872, publicou o seu primeiro trabalho, “O Nascimento da Tragédia pelo Espírito da Música”, onde contrasta os deuses Dionísio e Apolo. Em 1883, foi a vez de “Assim Falou Zaratustra”, sua obra mais conhecida, que mesclava um estilo bem peculiar entre a reflexão filosófica e a poesia. Nesse livro, ao criticar o pensamento tradicional, Nietzsche estabeleceu um novo padrão de valores. Para o filósofo, não existiam de forma inata no homem o bem e o mal, a verdade e a mentira, a beleza e o feio, mas sim o desejo do poder. Segundo o pensador, os valores tradicionais foram formatados pela cultura judaica-cristã, que pregava a humildade e a submissão.
O pensamento de Nietzsche influenciou as idéias de eugenismo - cujo teor era o rumo da sociedade guiada pelos mais fortes, que predominaram no início do século 20. Outras obras escritas pelo pensador foram “Além do Bem e do Mal” e “A Vontade de Poder”.

Nietzsche morreu louco no ano de 1900.


http://www.e-biografias.net



2- Martin Heidegger
 

Biografia de Martin Heidegger:

Martin Heidegger (1889-1976) foi um filósofo alemão da corrente existencialista. Foi considerado um dos maiores filósofos do século 20. Exerceu grande influência em intelectuais como Jean-Paul Sartre.
Martin Heidegger nasceu em Meßkirch, distrito de Baden. Quis inicialmente ser padre e cursou teologia na Universidade de Freiburg, onde foi aluno de Edmund Husserl, teórico e filósofo criador da fenomenologia.
A partir da influência que adquiriu do professor Husserl, escreveu o livro que marcaria a sua vida, o “Ser e Tempo”. Em 1933, ocupou a cátedra deixada pelo seu mestre.
Heidegger adotou postura a favor do nazismo quando Hitler assumiu o poder, enquanto já era reitor de Freiburg.

O nacionalismo político de Hitler fazia-se presente nas obras de Heidegger, que isolou-se na floresta negra para escrever o “Ser e o Tempo”,(1927) sua obra mais marcante.
A teoria de Heidegger baseia-se na ideia de que o homem é um ser que busca aquilo que não é. Seu projeto de vida pode ser eliminado pelas pressões da vida e pelo cotidiano, o que leva o homem a isolar-se de si mesmo.
Heidegger também trabalhou o conceito de angústia, a partir do qual o homem transcende suas dificuldades ou deixa-se dominar por elas. Assim, o homem seria um projeto inacabado.
Heidegger escreveu trabalhos importantes sobre a linguagem criadora e a poesia. Outras obras relevantes que escreveu: “Kant e o problemas da metafísica” (1929), “Introdução à Metafísica” (1953) e “ Que é Isto - A Filosofia?“ (1962).
Faleceu em Freiburg, 1976.



http://www.e-biografias.net





3- Soren Kierkegaard



Da Página 3 Pedagogia & Comunicação



Victor Eremita, Johannes de Silentio, Constantin Constantio, Hilarius Bogbinder, Anti-Climacus. Por trás desses pseudônimos curiosos escondeu-se o grande filósofo Soren Kierkegaard. Conhecido por levar uma vida solitária e isolada, Soren Kierkegaard foi um dos fundadores da filosofia existencialista.
Filho de um próspero comerciante e de uma empregada doméstica, Kierkegaard recebeu desde cedo formação religiosa luterana. Em 1830, ingressou no curso de teologia e filosofia da Universidade de Copenhague, interrompido com a morte de seu pai, em 1838.

Antes, em 1837, conheceu Regine Olsen, com quem viveu uma história fabulosa. Logo após tê-la pedido em casamento, Kierkegaard desistiu de casar-se. Para justificar o rompimento, elaborou um complexo conjunto de razões, que incluíam suas crises depressivas e um histórico familiar de infortúnios e desgraças. Com o pretenso objetivo de salvar a reputação de Regine, fez com que parecesse à sociedade ter sido ela a romper o noivado. Fugiu então para Berlim, na Alemanha, onde passou seis meses.
[creditofoto]
Descobriu mais tarde que Regine casara-se com o alto funcionário Johan Frederik Schlegel, mais tarde nomeado governador das Índias Dinamarquesas Ocidentais (atualmente território de Ilhas Virgens).

Em 1841, Soren Kierkegaard concluiu o curso universitário com uma tese sobre o filósofo grego Sócrates, intitulada "Sobre o Conceito de Ironia".

A partir daí, Kierkegaard tornou-se um filósofo e um escritor prolífico. Escreveu centenas de textos, a maioria ensaios, sobre variados assuntos, entre os quais ataques à filosofia de G. W. F. Hegel e escritos sobre ética, estética e política.

Entre seus primeiros escritos estão "Temor e Tremor", "A Repetição" e "A Alternativa". O pensamento de Soren Kierkegaard não foi sistematizado numa grande obra, mas disseminou-se num grande conjunto de prefácios, ensaios, sátiras, novelas, resenhas e sermões.

Em meados da década de 1850, Kierkegaard tornou-se um reformador religioso. Atacando a prática religiosa vigente, que sobrepunha o poder estatal ao poder religioso, advogou um cristianismo autêntico, baseado na fé e na conversão.

Em outubro de 1855, Kierkegaard sofreu uma queda na rua e foi hospitalizado, com paralisia nas pernas. Recusando-se a receber assistência religiosa, faleceu quarenta dias depois.


http://educacao.uol.com.br 

 

 4- Jean-Paul Sartre


Biografia de Jean-Paul Sartre:

Jean-Paul Sartre (1905-1980) foi filósofo e escritor francês. "O Ser e o Nada" foi o seu principal trabalho filosófico. Foi um dos maiores integrantes do pensamento existencialista na França, juntamente com Albert Camus e Simone de Beauvoir.
Jean-Paul Sartre (1905-1980) nasceu em Paris, França, no dia 21 de junho de 1905. Filho de Jean Baptiste Marie Eymard Sartre, oficial da Marinha Francesa e de Anne-Marie Sartre. Ficou órfão de pai com apenas 15 meses de idade. Sua mãe muda-se para a casa dos avós maternos. Teve uma boa formação literária. Ingressou aos 19 anos na Escola Normal Superior no curso de filosofia, onde conheceu Simone de Beauvoir, sua futura companheira.

Sartre escreveu um romance, "A Lenda da Verdade", que não foi bem aceito pela crítica. Com o fracasso, enveredou-se pela filosofia a fim de estudar a fenomenologia do filósofo Husserl na Alemanha e as teorias existencialistas de Karls Jaspers e Martin Heidegger. Posteriormente, Sartre estudaria as obras de Kierkegaard. A partir desses estudos, Sartre elaborou sua própria ideia do existencialismo.
Publicou livros importantes na França, romances, contos e ensaios como forma de disseminar seus preceitos existencialistas: "A Náusea", "A Imaginação", "O Muro", além da peça teatral "As Moscas", no qual usou da lenda grega para simbolizar o domínio alemão sobre a França na segunda guerra.
Seu trabalho filosófico principal foi "O Ser e o Nada", publicado em 1946, onde tenta caracterizar as estruturas fundamentais da existência humana descrevendo o choque entre a consciência e o mundo objetivo, de forma a destacar a característica que definia o ser humano, sua liberdade.
Sartre era um intelectual engajado com os movimentos sociais na França. Era filiado ao Partido Comunista francês e apoiou a invasão comunista na Hungria feita pelo ditador soviético Stálin, o que foi criticado posteriormente por intelectuais liberais, segundo esses, atitude contraditória com os ideais de liberdade que o filósofo pregava. Foi homenageado com o Prêmio Nobel de Literatura, mas se recusou a recebê-lo.
Jean-Paul Charles Aymard Sartre morreu em Paris, França, no dia 15 de abril de 1980. Seus restos mortais encontra-se no Cemitério de Montparnasse, onde também está sepultada sua companheira Simone de Beauvoir.

http://www.e-biografias.net