Powered By Blogger

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Congresso Nacional de Psicologia 2013 CNP: grupos debatem propostas que serão apreciadas na plenária

31/05/2013 - 19:13, atualizado em 31/05/2013 - 19:15

CNP: grupos debatem propostas que serão apreciadas na plenária

Reunidos em grupo as (os) delegadas (os) analisaram as 

597 propostas vindas dos 23 Coreps

O segundo dia do VIII Congresso Nacional da Psicologia foi de muito trabalho para as (os) delegadas (os). Reunidos em grupo – nove ao todo, sendo três por eixo – eles analisaram as 597 propostas vindas dos 23 Congressos Regionais da Psicologia (Coreps).
O objetivo do trabalho em grupo é discutir as propostas para que o trabalho de votação na plenária, que será realizada neste final de semana, seja mais qualificado. “Da mesma forma como ocorreu no Regional, pelo menos no meu grupo, conseguimos dialogar e agregar ideias, resolvemos quase tudo no consenso. Acho que o ponto alto é essa habilidade que tivemos em agregar as ideias e as diferenças”, destacou Daniel Gabarra, delegado por Minas Gerais (CRP-04), que participou do Grupo 2 do eixo 1 – Democratização do Sistema Conselhos e Ampliação das formas de interação com a categoria.
Para a Tanise Fernandes, delegada por Mato Grosso do Sul (CRP-14), as discussões foram boas e importantes para aproximar os profissionais da região. “Foi bem interessante, pois é algo novo para mim que sou formada há pouco tempo. Foi bom para conhecer esse funcionamento político da categoria acerca das propostas de trabalho”, disse a delegada que participou do Grupo 2 do eixo 3 – Ampliação da Participação da Psicologia e sociedade nas Políticas Públicas.
Roberta Lacerda Matias Maciel, eleita delegada por Pernambuco (CRP-02), ressaltou que o debate foi bem diversificado, pois reuniu psicólogas (os) de diferentes áreas de atuação. “No meu grupo discutimos propostas voltadas para a área de trânsito, propondo esclarecer que o papel da nossa profissão não é só na atuação no Detran, mas também pensar na mobilidade urbana. Além disso, debatemos a parceria com outras instituições para fazer com que as ações sejam efetivadas e atendam às demandas que a sociedade espera da Psicologia”, assinalou a delegada que participou do Grupo 3 do eixo 2 – Contribuições éticas, políticas e técnicas nos processos de trabalho.
Após os grupos, começa o trabalho da Comissão de Síntese, composta por um representante de cada grupo e da mesa diretora, para compilar os trabalhos dos grupos. O resultado será levado para votação da plenária, neste sábado e domingo.

Fonte: https://www.facebook.com/conselhofederaldepsicologia





































quinta-feira, 30 de maio de 2013

ACOMPANHE AQUI NA TV PSI O VIII CONGRESSO NACIONAL DE PSICOLOGIA

Está acontecendo em Brasília-DF, de 30 de maio a 02 de junho, o VIII Congresso Nacional de Psicologia.

A TV PSI, estará divulgando notícias e informações sobre o evento!

Dentre os 235 delegados participantes podemos citar o  Professor e Psicólogo André Mandarino / Estácio FASE.

 

 Fonte: Conselho Federal de Psicologia

Abertos os trabalhos da etapa nacional do VIII CNP


Participação expressiva da categoria nos eventos preparatórios e pré-congressos, legitimam a voz das (os) 235 psicólogas (os) delegadas (os) do CNP


Começou nesta quinta-feira (30), o VIII Congresso Nacional da Psicologia. O evento, realizado em Brasília, reúne 235 delegadas (os), 19 estudantes e diversos convidados, entre instituições parceiras e movimentos sociais. A abertura do Congresso foi transmitida online a atingiu 130 pontos conectados.
A mesa de abertura do CNP foi composta pelo presidente do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Humberto Verona e pela Secretária Administrativa da União Latino-Americana de Entidades de Psicologia (Ulapsi), Diana Lesme. A ministra da Cultura e psicóloga Marta Suplicy e a Secretária Nacional de Assistência Social, Denise Colin, representando a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, enviaram vídeo de saudação às psicólogas e aos psicólogos.
Segundo Humberto Verona, a construção do Congresso foi um trabalho de muitos meses que culminou na etapa nacional, iniciada hoje. “Iniciamos agora o fechamento de uma longa estrada que percorremos juntos desde junho do ano passado, quando começamos a debater as ações futuras do Sistema Conselhos, ouvindo os profissionais das mais diversas áreas onde estão inseridos, levantando as demandas e propondo novas formas de fazer”, disse.
Verona destacou ainda que os próximos dias serão de muitas tarefas, de mais debates e de fechamento do projeto que vai reunir as diretrizes que irão nortear as próximas gestões dos Conselhos Regionais e do Federal.
Diana Lesme falou em nome da Ulapsi e disse que o CNP é uma oportunidade para repensar práticas e para fazer novas perguntas em busca de respostas inovadoras para a Psicologia.
A ministra Marta Suplicy ressaltou a importância deste momento de discussão, pois a Psicologia está no centro de alguns debates da sociedade brasileira, fundamentais para os direitos humanos.
Denise Colin agradeceu a intervenção profissional das (os) psicólogas (os) que atuam no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que, em conjunto com os assistentes sociais, tem introduzido uma nova dinâmica de proteção social.
Logo após, a Comissão Organizadora Nacional (Comorg) coordenou a mesa de abertura dos trabalhos, composta pelos integrantes da Comorg. “Somos aqui 235 psicólogas e psicólogos delegadas (os), com a responsabilidade de dar voz a toda a Psicologia brasileira, de buscar um avanço para a nossa profissão e para a sociedade que almejamos”, assinalou Aluízio Brito, coordenador da Comorg.
A conselheira do CFP, Monalisa Barros, integrante da Comorg, apresentou os dados do Congresso e demonstrou como a participação expressiva da categoria nos eventos preparatórios e pré-congressos, legitimam a voz das (os) 235 psicólogas (os) delegadas (os) do CNP.
As delegadas e os delegados presentes apreciaram o regimento interno e elegeram a mesa diretora que vai conduzir os trabalhos durante as plenárias.
Na sexta-feira (31), a partir das 8h, começam os trabalhos dos nove grupos (três em cada eixo), que irão discutir as propostas que posteriormente serão encaminhadas à plenária para votação.
Fonte: https://www.facebook.com/conselhofederaldepsicologia


























terça-feira, 28 de maio de 2013

VIIl CONGRESSO NACIONAL DE PSICOLOGIA, 30 DE MAIO A 02 DE JUNHO


Envolvimento da categoria no CNP é fundamental para pensar o futuro da profissão

"A gente se sente construindo nossa profissão" relata a psicóloga Sandra Maria de Vasconcelos Uchoa, ao contar sobre sua participação no VII Congresso Nacional da Psicologia. Sandra foi eleita delegada pelo CRP-17, em 2010, e contou que o envolvimento da categoria é fundamental para pensar o futuro da Psicologia. "Acho muito importante estar presente no CNP, pois é o momento de discussão democrática e deliberativa das direções da profissão nos próximos anos", disse.
A psicóloga Regina Célia Duarte, eleita como delegada pelo CRP-06 avaliou sua participação no VII CNP como uma oportunidade de crescimento profissional e diz que vai participar das etapas preparatórias do VIII CNP. "Foi um crescimento pessoal e também como psicóloga. Levei propostas na área de Psicologia Hospitalar e Social e foram nesses dois temas que mais participei dos debates", lembra.
Segundo o psicólogo Rogério Abílio, ter participado como delegado eleito pelo CRP-03 no VII CNP foi uma experiência única. "Foi naquele momento que tive a compreensão dos alinhamentos das ideias e ideais da profissão, assim como, as discussões regionais e setoriais em torno dos interesses da categoria. Um espaço de muito trabalho que gera intensos debates, reflexões, críticas e acima de tudo, se percebe que a democracia sempre é respeitada. Acredito que toda(o) profissional deveria lutar para garantir sua participação neste evento", incentiva.
O VII CNP contou com a participação de 162 delegados, 16 observadores e 7 convidados. Foram apreciadas 174 teses, resultantes da participação de mais de 11 mil psicólogas (os) ao longo de 303 eventos preparatórios, 156 pré-congressos e 17 congressos regionais ocorridos em todo o país.
Para participar como delegada (o) no VIII CNP é preciso ter sido eleito nos Congressos Regionais da Psicologia (Coreps), que são realizados em cada CRP e são compostos por delegadas (os) eleitos nos pré-congressos.
Entenda cada etapa do VIII CNP:
Eventos preparatórios: são realizados em diversas localidades e têm a tarefa de suscitar debates e levantar questões para a formulação de propostas. A principal característica dos eventos preparatórios deve ser a ampla mobilização e participação da categoria, que fortalece o caráter democrático na construção da profissão;
Pré-congressos: são instâncias que apreciam e aprovam as propostas do Regional. Ocorre apenas um por área geográfica. Nessa instância são eleitos os delegados para o Congresso Regional;
Congresso Regional (Corep): composto por delegados eleitos nos pré-congressos, o Corep é realizado em cada CRP e, nesta etapa, são apregreciadas as propostas vindas dos pré-congressos e eleitos os delegados para o Consso Nacional. De acordo com o Regimento Eleitoral, a data para a inscrição das chapas que concorrerão ao CRP será até o último dia dos Coreps.
Congresso Nacional: é a etapa final do processo de discussão e decisão sobre diretrizes para a gestão do Sistema Conselhos de Psicologia, onde participam os delegados nacionais, eleitos nos Coreps. O Congresso Nacional será no dia 30 de maio a 2 de junho de 2013, em Brasília (DF).De acordo com o Regimento Eleitoral, a data para inscrição das chapas que concorrerão ao CFP será até o último dia do CNP.

Fonte: Site oficial do CFP

Comemoração de aniversário de colegas acadêmicos de Psicologia

Feliz aniversário Paulo Moreira e Marina Freire, acadêmicos de Psicologia da Estácio Fase Aracaju!
Recebem cumprimentos da turma do 1° ano de Psicologia. Parabéns pra vocês!


ENTREVISTA COM O PROF. JOSÉ PAULO, SOBRE O CINE PSI. ELE COMENTA SOBRE O FILME: CISNE NEGRO

Aconteceu no dia 25 de maio, no auditório da Estácio FASE Sergipe, o CINE PSI, com a apresentação do filme Cisne Negro.
O Cine Psi, é um projeto da Estácio FASE Sergipe, idealizado pelo Psicólogo e Professor André Mandarino, hà 05 anos. É aberto ao público.
É apresentado a cada 02 meses, sempre no auditório da Estácio FASE. 
Após a exibição, os professores comentam e debatem o filme com os participantes.
Hoje, tivemos a participação dos  professores José Paulo Araújo e Rosilene Pimentel.  

Nossos parabéns a estes professores que, conduziram, comentaram com muita precisão o Filme Cisne Negro! 
A TV PSI parabeniza a Estácio FASE por essa iniciativa!!

sábado, 25 de maio de 2013

CONFIRA COBERTURA FOTOGRÁFICA EXCLUSIVA DO CINE PSI, EXIBIDO NO AUDITÓRIO DA ESTÁCIO FASE SERGIPE

Foi uma manhã muito proveitosa, para todos que estiveram no CINE PSI, no auditório da Estácio FASE, para assistir a exibição do Filme Cisne Negro. Este projeto existe hà 05 anos  e é aberto ao público!
Após a exibição do filme, os professores comentaram  e debateram o filme com os participantes.
Hoje, tivemos a participação dos  professores José Paulo Araújo e Rosilene Pimentel.
Parabéns a todos que participaram deste momento tão importante!
A TV PSI parabeniza a Estácio FASE, professores e ao idealizador André Mandarino pela iniciativa!!