Powered By Blogger

terça-feira, 28 de maio de 2013

VIIl CONGRESSO NACIONAL DE PSICOLOGIA, 30 DE MAIO A 02 DE JUNHO


Envolvimento da categoria no CNP é fundamental para pensar o futuro da profissão

"A gente se sente construindo nossa profissão" relata a psicóloga Sandra Maria de Vasconcelos Uchoa, ao contar sobre sua participação no VII Congresso Nacional da Psicologia. Sandra foi eleita delegada pelo CRP-17, em 2010, e contou que o envolvimento da categoria é fundamental para pensar o futuro da Psicologia. "Acho muito importante estar presente no CNP, pois é o momento de discussão democrática e deliberativa das direções da profissão nos próximos anos", disse.
A psicóloga Regina Célia Duarte, eleita como delegada pelo CRP-06 avaliou sua participação no VII CNP como uma oportunidade de crescimento profissional e diz que vai participar das etapas preparatórias do VIII CNP. "Foi um crescimento pessoal e também como psicóloga. Levei propostas na área de Psicologia Hospitalar e Social e foram nesses dois temas que mais participei dos debates", lembra.
Segundo o psicólogo Rogério Abílio, ter participado como delegado eleito pelo CRP-03 no VII CNP foi uma experiência única. "Foi naquele momento que tive a compreensão dos alinhamentos das ideias e ideais da profissão, assim como, as discussões regionais e setoriais em torno dos interesses da categoria. Um espaço de muito trabalho que gera intensos debates, reflexões, críticas e acima de tudo, se percebe que a democracia sempre é respeitada. Acredito que toda(o) profissional deveria lutar para garantir sua participação neste evento", incentiva.
O VII CNP contou com a participação de 162 delegados, 16 observadores e 7 convidados. Foram apreciadas 174 teses, resultantes da participação de mais de 11 mil psicólogas (os) ao longo de 303 eventos preparatórios, 156 pré-congressos e 17 congressos regionais ocorridos em todo o país.
Para participar como delegada (o) no VIII CNP é preciso ter sido eleito nos Congressos Regionais da Psicologia (Coreps), que são realizados em cada CRP e são compostos por delegadas (os) eleitos nos pré-congressos.
Entenda cada etapa do VIII CNP:
Eventos preparatórios: são realizados em diversas localidades e têm a tarefa de suscitar debates e levantar questões para a formulação de propostas. A principal característica dos eventos preparatórios deve ser a ampla mobilização e participação da categoria, que fortalece o caráter democrático na construção da profissão;
Pré-congressos: são instâncias que apreciam e aprovam as propostas do Regional. Ocorre apenas um por área geográfica. Nessa instância são eleitos os delegados para o Congresso Regional;
Congresso Regional (Corep): composto por delegados eleitos nos pré-congressos, o Corep é realizado em cada CRP e, nesta etapa, são apregreciadas as propostas vindas dos pré-congressos e eleitos os delegados para o Consso Nacional. De acordo com o Regimento Eleitoral, a data para a inscrição das chapas que concorrerão ao CRP será até o último dia dos Coreps.
Congresso Nacional: é a etapa final do processo de discussão e decisão sobre diretrizes para a gestão do Sistema Conselhos de Psicologia, onde participam os delegados nacionais, eleitos nos Coreps. O Congresso Nacional será no dia 30 de maio a 2 de junho de 2013, em Brasília (DF).De acordo com o Regimento Eleitoral, a data para inscrição das chapas que concorrerão ao CFP será até o último dia do CNP.

Fonte: Site oficial do CFP

Nenhum comentário: